Sporting vence e está a 3 pontos do Sp. Braga

No jogo que colocou um ponto final na 28ª jornada do campeonato, o Sporting recebeu no Estádio de Alvalade a Académica, e acabou por ganhar pela magra vantagem de 2-1. Com esta vitória, os leões estão agora apenas a 3 pontos do Sp. Braga, actual terceiro classificado na Liga ZON Sagres, e colocam os estudantes numa situação muito delicada, isto porque a equipa de Pedro Emanuel desce para os lugares de despromoção.

Não foi uma exibição de "encher o olho", no entanto, foi o q.b. para que o Sporting conquistasse os 3 pontos e mantivesse acesa a luta com os minhotos pela conquista do 3º lugar, atrás de Benfica e FC Porto. Na escolha do onze inicial, Sá Pinto surpreendeu e colocou Matías Fernandez em detrimento do jovem português André Martins, que era até o momento o elemento em melhor posição para assegurar o lugar no jogo desta noite.

O Sporting ainda se adiantou no marcador, por intermédio de André Carrilo, mas Anderson Polga, num lance de azar, mas de grande qualidade, acabou por restabelecer a igualdade na partida e deixar os estudantes mais calmos. No entanto, e para grande felicidade dos adeptos leoninos, durante o decorrer do segundo tempo Ricky Van Wolfswinkel, depois de remate à trave de Carrilo, fez o golo da vitória e entregou os três pontos à sua equipa, que continua na luta pelo 3º lugar.

Ibrahimovic poderá ser o primeiro reforço da equipa merengue

 Segundo noticiou o jornal espanhol El Confidencial, o sueco Zlatan Ibrahimovic poderá representar a equipa do Real Madrid na próxima temporada, segundo afirma o mesmo jornal, José Mourinho terá telefonado ao internacional Sueco há cerca de cinco semanas e terá perguntado “Queres vir para o Real Madrid? Se é assim, prepara-te. Vou Tenta-lo”, ao que tudo indica o avançado do AC Milan estará mesmo interessado em voltar a jogar em Espanha, depois de ter representado o Barcelona, no entanto sem grande sucesso, desta vez irá representar os Merengues, aos comandos de José Mourinho.

A equipa italiana não deixará sair o avançado Sueco tão facilmente, já que só deixará sair Ibrahimovic caso o Real Madrid na transferência inclua um dos seus jogadores mais influentes. No entanto também tem saído nas noticias de futebol, que o Real Madrid poderá deixar sair da equipa no final da época o brasileiro Kaká e o argentino Higuaín, com estes dois jogadores nessa situação, possivelmente um deles poderá ser incluindo neste negocio, tanto um como outro são jogadores que interessam há equipa milanesa. 

Caso seja o internacional brasileiro o escolhido para fazer parte desta transferência, seria o regresso ao seu anterior clube, onde foi considerado um dos melhores jogadores do mundo e também será o jogador que os adeptos do Milan preferem, já que estes não esquecem, aquele que foi um dos melhores jogadores do clube.

Caso esta transferência aconteça Ibrahimovic e José Mourinho voltarão a trabalhar juntos, depois de terem trabalhado no Inter de Milão na temporada de 2008/2009, lembrar ainda que o internacional Sueco, já disse publicamente que José Mourinho é o melhor treinador que já teve e um dos melhores treinadores do futebol internacional e ainda referir que ambos têm uma enorme admiração um pelo outro. 

No entanto caso venha a acontecer a transferência, esta será apenas no final do campeonato, já que as duas equipas ainda estão a lutar pela conquista dos respectivos campeonatos.

Penalty que não chegou para atrasar o título

 Ontem, após a vitória do FC Porto frente ao Marítimo, no Estádio dos Barreiros, houveram indivíduos, que com bastante liberdade de escrita e uma imaginação aquém das expectativas, atribuíram o seguinte título "Penaltys que valem um campeonato" à vitória dos dragões, referindo-se às duas grandes penalidades convertidas com sucesso pelo brasileiro Hulk, e que deram os três pontos aos azuis e brancos.

Hoje, e pegando num jogo mais recente, pode também dizer-se que o "penalty não chegou para atrasar o título" do FC Porto, isto é, mesmo com o penalty o Benfica não conseguiu colocar um ligeiro e quebrável travão na antecipada euforia dos dragões, que viam o Rio Ave já como 1ª opção para poderem afastar o Benfica do título, cenário que acabou mesmo por se acontecer.

Na deslocação ao Estádio dos Arcos, em Vila de Conde, o Benfica não foi além de um empate a duas bolas frente ao Rio Ave, que até esteve bem mais perigoso que as águias, principalmente no decorrer do segundo tempo, altura em que Christian Atsu, jovem ganês emprestado pelo FC Porto, Yazalde e companhia iam fazendo a vida negra as àguias.

Foi um Benfica apático e sem grande capacidade de criar perigo. O Rio Ave, encontrando-se em tal situação, decidiu arriscar desde o primeiro minuto e correr para cima dos encarnados, que sofreram o primeiro golo do jogo ainda na primeira parte, por intermédio de Atsu. Falha na defesa benfiquista, com o jovem avançado a aproveitar da melhor maneira. Já quase em cima do intervalo, e em apenas três minutos, o Benfica deu a volta ao resultado e ganhou confiança, que pelos vistos não chegou a ser suficiente para levar de vencido o Rio Ave, que viria a marcar também na segunda parte, por Yazalde.

Com este resultado, o Benfica fica agora a 6 pontos do FC Porto, e diz um adeus definitivo ao campeonato, isto porque os dragões levam vantagem no confronto directo. Desta forma, o FC Porto sagra-se bicampeão nacional, num campeonato onde até já esteve a 5 pontos da liderança.

Jorge Jesus no FC Porto e o desmentir dos «dragões»

 Numa ridícula tentativa de desestabilizar os grandes clubes na reta final do campeonato, e de tentar puxar a atenção de vários «cibernautas», o tão conhecido e reputado site de futebol denominado de "Zerozero", enviou para o seu lote de notícias um comunicado exclusivo, diziam eles, em que afirmavam estar confiantes e «em condições de avançar» que Jorge Jesus, actual treinador do Benfica, assinaria pelo FC Porto no final da presente temporada, e que o técnico português já teria tido as primeiras conversas com Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o intuito de chegar a um acordo que pudesse trazer Jesus para o Dragão.

Tão ou mais caricato do que a principal notícia, é o facto de o mesmo autor que referia «estar em condições de avançar» que Jorge Jesus assinaria contrato com o FC Porto, ter publicado cerca de duas horas depois um artigo que dava conta de uma resposta dos azuis e brancos ao seu contacto. Numa simples nota, o referido autor diz apenas que os dragões adjectivaram de «ridícula» a notícia que apontava o técnico encarnado como próximo treinador dos dragões.

É por estas e por outras que não chegamos a perceber a fraca prestação dos nossos visitantes no Negócios do Futebol. Com "histórias da treta" como estas, o zerozero continua a imprimir uma fantástica relação notícias/comentários, o que é, de facto, impressionante. Nós primamos pela qualidade e veracidade das nossas notícias, e ao contrário do tal site que muitos dizem ser o melhor em Portugal, mantemo-nos sempre na mesma linha e não usamos "exclusivos" como estes para atrair mais visitantes para o nosso blogue. Como tal, não percebemos a fraca prestação dos nossos visitantes no que aos comentários diz respeito.

Esperamos com isto poder conseguir chegar a mensagem aos nossos visitantes, fazendo-os tomar conhecimento  do quão reles é esse site, e fazer disto um "abre-olhos", que possa aumentar a performance do nosso blogue, porque mais uma vez, e direi isto muitas mais vezes, nós optamos pela veracidade e qualidade nos nossos artigos, e não por supostos exclusivos que têm como principal objectivo atrair mais visitantes para um site medíocre como o referido.

Jogo "Incrível" dá vitória ao FC Porto

O FC Porto foi ao Estádio dos Barreiros, na Madeira, vencer o Marítimo por 2-0, adicionando mais três importantes pontos para confirmar a sua revalidação do título, que está agora mais perto do que nunca. Caso o Benfica não ganhe amanhã, os dragões poderão sagrar-se campeões já no "sofá". Em caso de vitória, as águias obrigam o FC Porto a ganhar em casa ao rival Sporting, ou a obter dois pontos nos dois jogos que restam, para poderem ser novamente campeões nacionais.

E o jogo "incrível" vem ao de cima, mas pelos piores motivos. Esta expressão não se refere à qualidade de jogo fabricada pelas duas equipas, refere-se sim às duas grandes penalidades convertidas pelo brasileiro Hulk que acabaram por decidir o jogo, e por ser precisamente a "estrela" do FC Porto a resolver mais uma partida.

Com Janko no banco e Silvestre Varela no onze, Vítor Pereira pretendia dar à sua equipa mais mobilidade, mais opções de passe, e menos poder de finalização, que afinal de contas, nem foi necessário. Com duas grandes penalidades a seu favor, uma em cada parte, Hulk "matou" o jogo e fez esquecer, de certa forma, a péssima exibição do FC Porto, que passou em alguns momentos por situações de aperto, criadas nomeadamente por Fidélis e Benachour.

Para a história, para além das duas grandes penalidades que acabaram por resolver a partida, ficam também os 3 pontos conquistados pelo FC Porto, numa altura tão crucial como esta, em que estão a um pequeno passo de se poderem sagrar bi-campeões nacionais, agora com Vítor Pereira no comando.

Melhor em campo: Hulk


Crónica: De costas voltadas


Entrámos nas últimas três jornadas do campeonato nacional e, ainda contínuo de costas voltadas. Sim, estou 
de costas voltadas, assim como estive toda a época. Se ao início ainda dei o benefício da dúvida, depois da derrota em Coimbra para a Taça virei mesmo as costas. Eu e muito provavelmente alguns jogadores e adeptos. Mas afinal a quem virei as costas? Ao clube? Ao presidente? À equipa? Não. Virei as costas ao nosso treinador. Como referi na altura e, agora menciono mais do mesmo, para mim a derrota frente à Académica foi o início da viragem. A partir desse momento preferi ganhar a todo o custo, do que jogar com brilhantismo e, arriscar a não ganhar. Por isso virei as costas ao treinador, virei as costas às suas infantilidades, receios e, nervosismo em conferências de imprensa.

É certo que os resultados voltaram a oscilar e, não aconteceu tantas vitórias como assim esperava, mas algo me diz que aquele jogo foi importante para o resto da temporada, assim como a próxima. Não fui só eu certamente a virar as costas a este dito treinador. Certos jogadores também o fizeram, mas esses já o estavam a fazer desde o início da época. Percebe-se no entanto que ao virar as costas, resulta de ver treinador para um lado e plantel para o outro. Limitaram-se a fazer o que lhes compete e, a ganhar os jogos quando tem mesmo que ser. Reprovo a cem por cento esta forma de estar, mas nesta época era o melhor que havia a fazer pois o líder não o sabe ser e, além disso tem (tinha) um adjunto que ainda não se apercebeu onde está a trabalhar.



Quanto à culpa é inteiramente do dito líder, pois não coloca ordem nem impõe as suas ideias á equipa. Passou de sublíder para líder e isso deve-lhe ter mexido com a sua forma de trabalhar, mas se achava que não ia consegui bastava dizer que não ao desafio e evitava certas coisas.
De costas voltadas, foi assim que vi esta época. Mandei às “favas” este medíocre líder, limitei-me a ver o meu clube jogar e ganhar, limitei-me a ver os jogadores a jogarem quando querem e, fazerem o que querem, limitei-me também a ver adeptos a oscilarem nas suas opiniões. Casos como Rolando frente à Académica após a substituição, Álvaro Pereira em Braga e, outros menos “vistos” como o de Rodriguez, o empréstimo de Belluschi e a “birra” em não colocar Iturbe a jogar dão razão á minha ideia de virar as costas.

Um caso mais pessoal é que deixei de ver as conferências de imprensa antes dos jogos e até após. Para mim um treinador não pode tremer enfrente ao mundo social, não pode começar uma frase e de repente mudar o assunto da mesma, só demonstra que não estás preparado para tal. Cada um pensa por si, como é óbvio, esta é apenas a minha opinião, mas daqui a cinco (ou menos) anos só nos vamos lembrar que ganhámos mais um campeonato sem um verdadeiro líder. Não nos vamos lembrar de certos problemas, resultados e exibições oscilantes, ou opiniões diferente como nunca se viu.

Há certas épocas em que mais vale virar as costas e ganhar, pois o mais importante continua a ser o aumento dos títulos e, nunca se esqueçam que a seguir a uma época má inicia-se logo algo que nos vai marcar de novo!

Crónica enviada por Diogo Rodrigues para o Negócios do Futebol

Álvaro Pereira de fora por opção

 Álvaro Pereira é a principal novidade na convocatória de Vítor Pereira. Para o jogo de amanhã, frente ao Marítimo, no Estádio dos Barreiros, o técnico ex-Santa Clara optou por deixar de fora o internacional uruguaio, o que indica desde logo que Alex Sandro será mais uma vez o dono da lateral esquerda do FCPorto.

Tirando a ausência de «Palito», a convocatória é a habitual, chegando mesmo a ser igual à convocatória do último encontro do FC Porto, no Estádio do Dragão, frente ao Beira-Mar.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Danilo, Maicon, Rolando, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Defour, João Moutinho e Lucho;
Avançados: Kléber, Hulk, Janko, Varela, James e Djalma.

Michel Bastos com mercado em Itália

 Michel Bastos, jogador do Lyon, é hoje apontado a dois clubes italianos. Roma e Juventus pretendem avançar para a contratação do lateral ofensivo dos gauleses, e o objectivo passa por convencer os dirigentes do Lyon a cederam a uma proposta de cerca de 12 milhões de euros.

Com 28 anos, Michel Bastos procura um novo desafio, que poderá mesmo chegar a acontecer já no final da temporada, dado o forte interesse dos italianos no defesa brasileiro.

André Villas Boas a caminho do Valência

 André Villas Boas fez maravilhas em Portugal, enquanto orientava o FC Porto. No entanto, e logo depois de acabar de comandar os dragões durante apenas uma temporada, o jovem técnico decidiu assinar pelo Chelsea e aventurar-se pelo futebol inglês.

Uma experiência que lhe correu mal, o que levou ao seu prévio e inesperado despedimento. Mas o Valência, equipa que com Emery ao comando chegou às meias finais da Liga Europa, não vai segurar o treinador espanhol por mais uma época e já procura um novo treinador. Nesse sentido, já iniciaram contactos com André Villas Boas, que respondeu de uma forma positiva, mas condicionada. Para o técnico português vir a orientar o Valência, os espanhóis têm de conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões, objectivo esse que deverá ser facilmente cumprido.

Domingos prestes a assinar pelo Olympiakos

 Domingos Paciência está desempregado e depois de uma longa passagem pelo campeonato português, o técnico ex-Sporting procura agora emprego e o Olympiakos, da Grécia, poderá vir a ser o seu destino, segundo avança a imprensa internacional.

Os gregos preparam a próxima época e já iniciaram mesmo os primeiros contactos com Domingos Paciência, que parece ter aceite de bom grado o convite do Olympiakos. Esta será assim a primeira eventual aventura do técnico português no estrangeiro, depois de ter orientado Académica, Braga e Sporting, em Portugal.

Alaba apontado ao Barcelona

 David Alaba, jogador do Bayern Munique, é hoje apontado como possível reforço do Barcelona, que já iniciou a pesquisa para encontrar um substituto ideal para o veterano Abidal, ainda a contas com um tumor descoberto no ano passado.

Com 19 anos, vemos em Alaba um jogador com um grande potencial, um grande futuro pela frente, e com a chegada recente da sua equipa à Liga dos Campeões fez despertar ainda mais os «tubarões», neste caso o Barcelona, que poderá mesmo vir a oferecer cerca de 20 milhões por aquele que pode muito bem ser considerado um dos melhores na sua posição.

Guardiola deixa Barcelona no final da época

 Sandro Rosell, presidente do Barcelona, anunciou oficialmente que Pep Guardiola não vai continuar no comando técnico do Barcelona. O contrato do treinador termina a 30 de junho e essa será a data da sua saída de Camp Nou.

O dirigente dos catalães deixou um «agradecimento eterno» ao treinador, depois de quatro épocas no comando da equipa, pela «felicidade» que conferiu ao barcelonismo e mostrou-se confiante quanto ao futuro: «Estou convencido de que superaremos este novo reto».
Guardiola sai de cena deixando a marca de ser o técnico mais premiado da história do Barça, tendo conquistado 13 títulos.

Duelo espanhol...na Liga Europa; Champions com final inesperada

 Real Madrid e Barcelona fraquejaram nas meias finais da Liga dos Campeões e ficaram pelo caminho, derrotados por Bayern Munique e Chelsea, respectivamente. Esta fase traz assim um ponto final na tremenda especulação que havia em torno da final da competição, em que os dois colossos espanhóis seriam os habituais preferidos a lutar pelo título, precisamente em...Munique. Vai ser na cidade alemã que o Chelsea, agora treinado por Di Matteo, vai defrontar o Bayern local. 

 Já na Liga Europa, e com resultados "quentes", visto os jogos terem acabado à relativamente pouco tempo, podemos confirmar que a final da segunda maior competição a nível europeu será disputada por equipas espanholas, com o Atlético de Madrid a defrontar o Atlethic Bilbau, que eliminou o Sporting. Apesar do total equilíbrio e respeito tático existente entre os bascos e os leões, a verdade é que os comandados de Marcelo Bielsa foram mais fortes em San Mamés e confirmaram o passaporte para o final.

Quanto ao já referido finalista Atlético de Madrid, depois de ter vencido em casa por 4-2, foi a Valência eliminar outra equipa espanhol e garantir desta forma a presença na final em Bucareste. Terminamos com uma pequena nota, destacando a segunda presença consecutiva de Radamel Falcão, avançado colombiano ex-FCPorto, numa final da Liga Europa.  

Crónica: Revolução Azul e Branca

25 de abril. Hoje comemoram-se os 38 anos da queda do regime ditatorial do Estado Novo e a implantação da Democracia, que tem durado até aos dias de hoje.

Durante o regime fascista, a política autoritária de António Salazar adoptou o Centralismo, concentrando em Lisboa não só o poder político-económico como também cultural e desportivo. No futebol, o regime Salazarista favoreceu fortemente os clubes da capital, especialmente o Benfica, aproveitando-se das suas conquistas para se enaltecer e promover. A cidade do Porto aparecia como o foco da resistência, figurando como o símbolo do contra-poder e o FCPorto era o único clube que conseguia enfrentar os clubes da capital, embora sem grandes sucessos.

Com a Revolução dos Cravos e mais tarde com a chegada de Pinto da Costa à presidência do FCPorto, o futebol português teve a sua Revolução. Pinto da Costa e José Maria Pedroto lutaram contra o Centralismo no futebol e foram os rostos que iniciaram o período de ouro do FCPorto, não só de afirmação como também de vastas conquistas, nacionais e internacionais. Esta hegemonia perdura até aos dias de hoje, fazendo do FCPorto o clube português com mais títulos conquistados.

Desde o futebol ao bilhar, a quantidade de títulos conquistados pelo FCPorto sob a tutela de Pinto da Costa é enorme. A nível Mundial, Pinto da Costa é Rei e uma referência. O Presidente marcou, marca e continuará a marcar (espero eu que por mais uns bons anos) de forma indelével o universo do FCPorto, levando o nome do Clube a todo o lado, enaltecendo também a Cidade bem como a região Norte, desprezada pelo poder central.

O sucesso do FCPorto, incomparavelmente superior ao dos rivais diretos, para além da alegria óbvia que proporciona aos Portistas, também causa um grande ódio, inveja e desprezo por parte dos “anti-Portistas”. Por isso, o FCPorto e Pinto da Costa foram (e continuam a ser) alvo das maiores desconsiderações, das maiores calúnias e das mais baixas e obscuras tramóias.

Um dos (diversos) exemplos disso é o caso do túnel da Luz que ainda dá que falar. Os jogadores do FCPorto, apanhados na jogada suja orquestrada pelo clube de Benfica e apoiada por Ricardo Costa (o “tal” que assistiu no camarote à conquista da Taça da Liga por parte do seu clube predileto), irão saber a 2 de maio se irão a julgamento. Apesar de acreditar no arquivamento do caso, o facto é que a decisão vai sair em vésperas de um FCPorto-Sporting que se prevê decisivo, o que é de desconfiar... Será mais uma tentativa de destabilização, nada de novo portanto.

Aos que vivem do passado, do “prestígio” perdido, aos que entram em euforias tão desmedidas como passageiras, aos que negam a realidade, aos que entram em teorias da conspiração e procuram desculpas para tudo menos para a própria culpa, só tenho a dizer uma coisa: O FCPorto vai continuar a ganhar e a conquistar títulos. As adversidades serão sempre ultrapassadas com seriedade, trabalho, organização e dedicação sem limites, desde o Presidente e estrutura que o rodeia, até aos jogadores. Contra tudo e contra todos, com alma de Dragão, assim espero.

Os Portistas possuem uma identidade própria e carregam uma mística ímpar em Portugal, algo que a ditadura abafou mas não apagou e que a Revolução revelou, e essa é a força motriz da luta contra o Centralismo e contra os focos de “opressão” ainda existentes no nosso país. Veja-se, por exemplo, o caso do jardim infantil da Ericeira…

Última nota para a revista “Dragões” que comemora hoje o seu 27º aniversário. Criada em 1985 para cobrir todo o mundo azul e branco e classificar como “dragões” as gentes do FCPorto até aí depreciativamente tratadas por “Andrades”, também faz parte da Revolução Azul e Branca.

“Jogar para a Europa só pode ser meta para os clubes com menor dimensão ou para clubes dos bairros das grandes cidades, o FC Porto terá sempre de jogar para ganhar em tudo o que entra, embora consciente de que terá de ser muito melhor que os clubes de Lisboa para triunfar”, são palavras do próprio Presidente Pinto da Costa no primeiro número da “Dragões”.

Viva o FCPorto!

Crónica enviada por Pedro Valente para o Negócios do Futebol

Bayern Munique quer Azpilicueta

  A equipa bávara junta-se assim ao Chelsea, Roma e Valência na corrida pela contratação do lateral direito que está a realizar uma grande temporada à serviço do Olimpique Marseille. Azpilicueta está avaliado em 25 milhões de euros, valor que, como se sabe, não estará ao alcance de muitos dos interessados, mas que promete "animar" o próximo defeso.

Azpilicueta terá manifestado o seu interesse de atuar em Inglaterra ao serviço do Chelsea, e o seu empresário poderá já ter mesmo iniciado as conversações com o clube inglês, com o objectivo de definir alguns aspectos tais como a duração do contrato, valores de transferência, etc...

Crónica: A dois passos do título


Marítimo, Sporting e Rio Ave. São estes os três jogos que nos faltam para podermos respirar fundo e gritar “Campeões!”. Três jogos com 9 pontos em disputa, sendo que estamos 4 pontos á frente do segundo classificado, portanto basta arrecadarmos 5 desses 9 pontos para festejarmos. Mas não. Nós não queremos apenas esses meros 5 pontos. Queremos 100% desses pontos. E porquê? Porque somos Porto! Entrar nestes 3 jogos com caracter, com entrega, com garra, com espirito de entreajuda, com tudo o que nos possa ser útil para levantarmos aquele tão desejado caneco. Em primeiro lugar e já no próximo fim-de-semana, vamos até à Madeira. Uma visita sempre complicada mas de onde vamos ter, obrigatoriamente, de trazer os 3 pontos para o Dragão. Nunca é fácil defrontar o Marítimo, sobretudo em casa, mas temos de encarar este jogo como uma final, uma das três finais (que acabam por ser duas pois como disse acima bastam 5 pontos) que nos faltam para atingirmos o bi-campeonato.

A equipa de Pedro Martins tem feito um bom campeonato estando neste momento em 5º lugar, lugar esse que, certamente, ocupará no final desta edição da Liga Zon-Sagres. Foi uma equipa que disputou ao longo de mais de metade do campeonato o 4º lugar com os leões. A equipa insular fez, sobretudo na primeira volta, exibições de classe e mostrou-se uma equipa coesa e unida. Na transição da época anterior para esta perdeu dois jogadores fundamentais: Kleber e Djalma. Ambos rumaram ao Dragão onde, embora não joguem com muita regularidade, já tenham tido bastantes oportunidades. Depois destas duas perdidas de peso a equipa madeirense não se ressentiu. Jogadores como Danilo Dias, Sami, Babá (embora tenha saído no mercado de inverno) fizeram esquecer as 2 saídas que, no momento, pareciam um desastre.

A segunda final é, aparentemente, aquela que nos pode causar mais problemas. Defrontar o Sporting não é tarefa fácil, nunca o foi, mas neste grande momento que os leões atravessam é sempre um jogo daqueles em que só nos apetece vencer para provar que, por melhor que a equipa de Sá Pinto esteja a jogar, somos bastante superiores a eles. Um jogo com um nível de motivação lá no topo, pois se vencermos na deslocação à Madeira e levarmos a melhor no duelo com os lisboetas, sagramo-nos campeões nacionais na penúltima jornada podendo festejar em casa o titulo. Mas nunca é fácil, repito, nunca é fácil defrontar esta equipa que é o Sporting.

Desde a entrada de Sá Pinto que os leões tem feito grandes exibições e caso este bom momento da equipa da capital se mantenha para o ano certamente que estarão na rota do titulo. Uma equipa com bastantes jogadores perigosos como Capel, Elias, entre outros não nos permite de parar de lutar nem que seja um só minuto. Vão ser 90 minutos de puro jogo, de pura velocidade e de pura luta.

Caso a vitoria não aconteça, existe uma 3º final. Um género de uma final extra que nos dá uma certa margem de erro nos dois primeiros confrontos. Eu espero e, com certeza, todos nós esperamos, que a equipa vá até ao reduto do Rio Ave fazer um jogo mais tranquilo tendo sido já sagrados campeões desta época. Um Rio Ave com bastantes jogadores talentosos como é o caso do Dragão Atsu, ou do goleador João Tomás. Esta equipa não sai muito no contra-ataque, embora tenha jogadores com características para o fazer, e prefere sair com a bola controlada mudando rapidamente de velocidade.

Portanto, vamos lá! Vamos a eles! Vamos levantar aquele trofeu e gritar todos juntos: Campeões!

Ganhará o Porto estas 3 finais? Conseguirá o Porto ser campeão nacional contra o Sporting? Ou apenas em Vila do Conde é que seremos campeões? Seremos os justos vencedores desta prova?

Crónica de Daniel Azevedo para o Negócios do Futebol

Os 11 da Jornada

Nesta crónica poderão ser encontrados os 11 jogadores em que, na opinião do Negócios do Futebol, se destacaram na jornada que findou esta segunda-feira, no encontro entre Académica e Olhanense.

O 11 da Jornada é composto por:

Artur Moraes; Maxi Pereira; Garay; Onyewu; Alex Sandro; Vítor; Nolito; Hulk; André Martins; Soudani; Rodrigo;


Jackson Martínez a caminho do Liverpool

 Já por várias vezes apontado e ainda dado como certo no FC Porto, Jackson Martínez estará a caminho de Liverpool, onde representará os ingleses nos próximos 4 anos, adianta a imprensa mexicana. Para além dos habituais rumores, também o empresário do avançado mexicano confirmou o interesse do Liverpool, acrescentando ainda que  «Jackson está preparado para dar o salto» e que uma saída para Inglaterra seria «irrecusável».

Quanto a valores, ainda nada está confirmado, mas tudo indica para que o negócio fique fechado por uma quantia a rondar os 7 milhões de euros, ficando o Liverpool a pagar de imediato apenas 3 milhões de euros.

Manchester United empata em casa 4-4 com o Everton


 Jogou-se ontem, dia 22 de Abril, um dos jogos mais emocionantes da presente temporada na Premier League, um jogo que contou para a 35,jornada do campeonato, colocou frente a frente a equipa do Manchester United e a equipa do Everton.
Num jogo onde a equipa de Alex Fergunson era a favorita nas casas de apostas, os red estiveram mesmo a vencer por 4-2, mas acabaram por se deixar empatar, e o jogo acabou com um empate a 4-4, com a equipa do Everton a marcar os dois últimos golos que lhes deram o empate no jogo, nos últimos oito minutos de jogo.

Com este resultado a equipa de Manchester complicou as contas do campeonato, e deixou a equipa do Manchester City voltar a aproximar-se.

No jogo de ontem, foi a equipa dos red devils que dominaram praticamente toda a partida, mas no entanto sempre que a equipa do Everton teve oportunidades de golo, não as desperdiçou, acabando assim por conseguir um empate em Old Trafford.

No entanto apesar do domínio da equipa de Alex Fergunson, a primeira equipa a marcar foi a do Everton, que contra a corrente do jogo, aos 33 minutos por intermédio de um cabeceamento de Nikika Jelavic colocou o resultado em 1-0 para a sua equipa.

A equipa do United só conseguiu chegar ao golo a quatro minutos do fim da primeira parte com um golo de Wayne Rooney que marcou de cabeça, após um cruzamento do internacional português, Nani, e assim empatou a partida e foi com este resultado que o jogo foi para intervalo.

Já na segunda parte, aos 57 minutos de jogo Nani voltou a fazer uma assistência desta vez para Danny welbeck que após um bom remate colocou o resultado em 2-1 para os Red devils.

Logo a seguir seria mesmo o internacional português a marcar o terceiro golo da sua equipa, colocando assim o resultado em 3-1.

No entanto a equipa do Everton reagiu e com um grande de remate de Fellaini aos 67 minutos reduziu assim a vantagem do United para 3-2. Mas a equipa de Manchester não demorou muito tempo para aumentar a vantagem, já que apenas passado dois minutos do golo de Fellaini, o internacional inglês, Rooney voltaria a marcar e a colocar o resultado em 4-2.

Já quando todos esperavam uma vitória da equipa do Manchester, a equipa orientada por David Moyes conseguiu mesmo marcar dois golos, o primeiro aos 83 minutos novamente por Jelavic e passado dois minutos viria mesmo a marcar o golo do empate por intermédio de do Sul-africano Pienaar.

O próximo jogo da equipa de Alex Fergunson para o campeonato vai ser frente há equipa do Manchester City num grande jogo de futebol internacional, que poderá decidir o título da Premier League, já que as duas formações de Manchester estão separadas por apenas três pontos, estando a equipa do United á frente.
Artigo enviado por David Simples para o Negócios do Futebol

Málaga continua interessado em Gylfi Sigurdsson.

 O Málaga ainda sonha com o meio-campista islandês Gylfi Sigurdsson que pertence ao 1899 Hoffenheim,mas está emprestado ao Swansea City.
 Sigurdsson tem 22 anos e está se destacando na equipe do Swansea,e com isso vem chamando a atenção de vários grandes clubes,dentre eles destacam-se Arsenal,Manchester United,Liverpool,Málaga e Everton.
 Para contratar o meio-campista será necessário oferecer 12,2 milhões de euros ao Hoffenheim que detém seus passe.

Raúl Meireles na lista do Anzhi

 Depois de Real Madrid, Juventus e Arsenal, Raúl Meireles vê agora o seu nome apontado ao Anzhi. Os milionários russos prometem mexer com o defeso, e este é assim mais um nome apontado ao clube que já conta no seu elenco com jogadores como Samuel Etoo.

O internacional português conta no seu curriculum com passagens por FC Porto, Liverpool e mais recentemente, Chelsea, e procura agora novo desafio.

Santos propõe contrato vitalício a Ganso

 Paulo Henrique Ganso marcou um golaço frente ao Catanduvensepartida que serviu para comemorar o centenário do Santos, e o presidente do clube brasileiro,  Luís Álvaro de Oliveira, em jeito de homenagem, está a pensar seriamente em oferecer um contrato vitalício ao craque sul-americano, já várias vezes apontado ao FC Porto.

«É muito difícil dissociar a imagem do Ganso e do Santos. A qualquer momento nós podemos sentar-nos e fazer um contrato para o resto da vida», afirmou o presidente.

Rafael Tolói associado ao Sporting


 Rafael Tolói, defesa central do Góias e já por várias vezes apontado a clubes como o FC Porto, é hoje apontado ao Sporting. O jovem brasileiro tem dado nas vistas ao serviço do seu clube, e vê hoje o seu nome apontado aos «leões», que poderão avançar com uma proposta para a compra do passe de Tolói já no final da temporada.

Sporting e Porto vitoriosos no passado fim de semana


O FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Beira-Mar, e com a já conhecida vontade de revalidar o título, os dragões entraram forte, e com uma segunda parte acima da média, acabaram por vencer por 3-0 um frágil Beira-Mar, que entrou no jogo com a ideia fixa de aproveitar cada erro dos «dragões» para puder criar perigo junto da baliza do brasileiro Hélton.


 Já o Sporting, e com uma tarefa bem mais complicada, foi à Madeira defrontar o Nacional, e acabou igualmente por vencer a partida, pela margem mínima, fixando-se o resultado em 3-2. Sá Pinto fez algumas poupanças, colocando alguns jogadores menos utilizados do plantel no onze inicial, e acabou por correr bem. Depois de estar a ganhar por uma confortável vantagem de dois golos, o Sporting deixou-se empatar e foi na parte final do encontro, que Ricky Van Wolfswinkel, com uma grande penalidade batida com eficácia, colocou os «leões» de novo em vantagem no marcador e deu os três pontos à sua equipa.

Tottenham está interessado em Drogba

Didier Drogba, que está em final de contrato com o Chelsea, está a ser observado por Harry Redknapp do Tottenham. Redknapp disse que ter Drogba no elenco seria fantástico, e que qualquer equipa gostaria de poder contar com um avançado da qualidade do africano. 

No entanto, e depois de Drogba ter marcado o golo que dá neste momento a vantagem ao Chelsea na meia-final da Liga dos Campeões, frente ao Barcelona, os «blues» podem querer renovar contrato com o veterano avançado.

Arsenal e Chelsea anulam-se (0-0)




 Jogo onde o Chelsea nao iniciou com Mata, nem A.Cole certamente jogadores a poupar para o jogo em Camp Nou. Este empate com o Chelsea e a vitória por 3-0 do Newcastle sobre o Stoke permite assim uma aproximação do Newcastle do terceiro lugar.

Nulo entre Arsenal e Chelsea, no derby londrino que abriu a 35.ª jornada da Premier League. Um resultado que, no fundo, não interessa a nenhuma das equipas mas que, nesta fase, é um mal menor para ambas as formações.

O Chelsea porque, no Emirates Stadium, apresentou-se com uma segunda linha de jogadores, já a pensar na deslocação a Camp Nou, na próxima terça-feira, para decidir com o Barcelona a passagem à final da Liga dos Campeões, depois da vitória (1-0) em Stamford Bridge na primeira mão. Do outro lado esteve um Arsenal personalizado que, com o empate, mantém-se confortável no terceiro lugar da classificação, o último que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com o ponto somado esta tarde, os gunners somam 65 pontos, mantendo Tottenham e Newcastle à distância de seis pontos, apesar de terem menos um jogo. Já o Chelsea, que arrancou para esta jornada em sexto lugar, falha a subida na tabela, somando agora 58 pontos, menos um que Newcastle e Tottenham.

A jogar em casa, a formação de Arsène Wenger tomou as rédeas do jogo, muito embora na primeira parte só por duas vezes tenha chegado com perigo à baliza de Petr Cech. No reatamento, porém, o jogo ganhou maior emoção, Van Persie fez uso do seu remate forte para, por diversas vezes, colocar à prova o guarda-redes checo, enquanto do outro lado a formação de Di Matteo espreitou o contra-ataque, apostando na velocidade de Sturridge. Valeu para o Arsenal a bela exibição de Koscielny, sempre no sítio certo para travar as investidas do ataque dos blues.

Sp. Braga empata na Mata Real e iguala Benfica

 O Sporting de Braga deslocou-se à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira, agora orientado por Henrique Calisto, e não conseguiu mais do um empate a uma bola. Os arsenalistas encontraram-se mesmo em pior situação, isto porque Vítor, jogador pacense, inaugurou o marcador sensivelmente a meio do primeiro tempo, e deixou os bracarenses numa situação mais complicada ainda, depois de Paulo Vinícius ter sido expulso da partida, ainda nos primeiros 20 minutos de jogo, por acumulação de amarelos.

O jogo foi decorrendo, e apesar de equilibrado, era o Paços de Ferreira quem levava a melhor. A segunda parte chegou durante o seu decorrer Leonardo Jardim optou por mudar um pouco a sua equipa e fez algumas substituições, que acabaram por diminuir a "queda" na Mata Real, isto porque foi Nuno Gomes que, pouco tempo depois de ter entrado, fez ao minuto 80 o golo do empate e que valeu aos arsenalistas a conquista de um único ponto em casa do Paços de Ferreira.

Com este resultado, o Braga alcançou provisoriamente o Benfica na tabela classificativa, e fica agora à espera do jogo dos «encarnados» para voltar a saber da sua situação, e re-fazer as contas para o que ainda falta jogar no campeonato.

City oferece 36 milhões por Llorente

 O Manchester City, treinado pelo italiano Roberto Mancini, está interessado na contratação de Fernando Llorente, do Athletic Bilbau, adversário do Sporting nas meias-finas da Liga Europa, e fará uma proposta a rondar os 36 milhões de euros pelo passe do internacional espanhol.

Edin Dzeko, jogador do City, está de saída no final da temporada e os «citizens» já iniciaram a procura por um novo avançado, que deverá ser mesmo Llorente. Apesar da grande proposta que se preparam para fazer, o Manchester City terá ainda a concorrência do Real Madrid, que pretende avançar igualmente para a contratação do "craque" espanhol.

Néstor Vidrio é alvo das «águias»

 Néstor Vidrio, vinculado ao Atlas mas emprestado ao Pachuca, é um alvo do Benfica para a próxima temporada. Com 23 anos, o defesa mexicano está a dar nas vistas ao serviço do seu clube, o que terá aumentado de forma significativa o seu nome no mercado.

O passe de Vidrio pertence à Promofut, empresa que já terá mesmo iniciado os primeiros contactos com o Benfica, para a venda do passe do jovem mexicano, possível futuro reforço dos «encarnados».

Robben deu nega à Juventus

 Arjen Robben, jogador vinculado ao Bayern Munique, rejeitou recentemente uma proposta feita pela Juventus. Os italianos preparam a próxima época, e dado o facto de quererem fazer uma pequena revolução no plantel, começaram desde já a abordar os seus «alvos» para 2012/2013.

E é nesse sentido que surge hoje a notícia de que o internacional holandês terá dado uma nega à equipa de Turim, que até estava disposta a pagar um «balúrdio» para conseguir seduzir a estrela dos «bávaros». Está por isso confirmada a ideia de que Robben dificilmente deixará o Bayern no próximo defeso.

Raúl Meireles na lista de dispensas do Chelsea

 Foi contratado no início da presente temporada, para o Chelsea de André Villas Boas, mas estará, ao que indica hoje a imprensa britânica, na lista de dispensados dos «londrinos». Raúl Meireles foi contratado ao Liverpool e depois de ter feito apenas uma época nos «blues», está agora muito próximo da saída.

Interessados é o que não faltam e o internacional português terá todo o tempo que precisar para escolher o contrato e a possibilidade que mais lhe agradar. Para já, para além da Juventus, Meireles foi também dado como possível alvo do Real Madrid.

Chineses oferecem contrato milionário a Drogba


 A equipa que levou Anelka,pensa agora em levar Drogba, jogador que marcou o golo que colocou o Chelsea em vantagem para o jogo da segunda mão. A possibilidade de Drogba abandonar o Chelsea é falada há muito tempo e parece estar agora perto da concretização. O costa-marfinense está perto de assinar com os chineses do Shanghai Shenhua, auferindo um salário de cerca de 160 mil euros por semana.

A imprensa inglesa avança esta sexta-feira que Didier Drogba está muito perto de chegar a acordo com os chineses do Shanghai Shenhua, onde está Anelka, que assumiu recentemente funções de treinador. Drogba deverá assinar por dois anos com o clube da China, por cerca de oito milhões de euros, preparando-se para receber um salário na ordem dos 160 mil euros por semana. 

A renovação de Didier Drogba com o Chelsea tem vindo a ser equacionada mas as partes não têm conseguido chegar a acordo. Os blues querem manter o costa-marfinense por mais um ano, ao passo que Drogba pretende dois. A falta de consenso pode mesmo levar à sua saída do clube.

Lass Diarra vai assinar pelo Galatasaray

 Lass Diarra está muito perto de deixar o Real Madrid e rumar ao Galatasaray. O médio francês vai receber cerca de cinco milhões e meio por época. Diz o jornal AS que o agente de médio francês esteve reunido com representantes do Galatasaray para acordar a transferência do ainda jogador do Real Madrid.

Segundo o referido jornal, o médio francês vai receber cerca de cinco milhões e meio de euros por época, acima dos quatro que aufere no emblema merengue. Lass vai assinar por quatro épocas com os turcos, sendo que o Real Madrid vai receber cerca de oito milhões de euros pelo passe do médio.

Lass Diarra é um jogador com poucas oportunidades, devido à competividade do plantel de Mourinho. O técnico português pode contar com excelentes jogadores como Xabi Alonso, Khedira, Nuri Sahin, Kaka, Granero e Ozil.

Sporting vence e dá passo gigante rumo a Bucareste

 O Sporting recebeu e venceu esta noite o Athletic Bilbao, e deu um grande passo para alcançar a tão desejada final da Liga Europa. Os «leões de Lisboa» até estiveram a perder, mas o apoio do público e a determinação dos comandados de Sá Pinto fizeram com que pudessem sair deste jogo em vantagem na eliminatória, que será disputada de novo já na próxima semana, em Espanha.

Com André Martins no lugar do lesionado de última hora Matías Fernandez, o Sporting foi carregando o adversário, que mais não fazia do que tentar ganhar duelos a meio campo, duelos esses que, dada a raça e empenho dos "homens da casa", raramente se ganharam, logo, poucas foram as vezes em que os espanhóis chegaram com algum perigo à área leonina. Com Insúa a Wolfswinkel, o Sporting criou as melhores oportunidades da primeira parte, no entanto, faltou sorte e eficácia na altura da finalização.

O resultado foi empatado para os balneários, e talvez tenha sido esse factor que levou a que as duas formações entrassem no segundo tempo com outro tipo de mentalidade, nomeadamente o Sporting. Houve mais jogadas e também mais golos, que até começaram por tramar o Sporting. Num canto batido da esquerda do ataque basco, Aurtenetxe aproveitou a falha da defesa leonina para inaugurar o marcador. Pouco depois, o Athletic teve mais uma excelente oportunidade para dilatar a vantagem, mas uma bola no poste acabou por negar o golo aos espanhóis.

O Sporting apesar de ter acusado um pouco o golo do adversário, conseguiu recompor-se e por intermédio de Emiliano Insúa restabeleceu a igualdade. Após corte mal efectuado por parte da defesa espanhol a cruzamento de Capel na esquerda, o lateral argentino apareceu na grande área a cabecear para o fundo das redes, fazendo por isso o resultado voltar ao empate. Não satisfeitos, os «leões» carregavam aos poucos no «acelerador» e conseguiram mesmo chegar ao golo que lhe valeu a vantagem na eliminatória. Bom lance da equipa leonina, a terminar com um grande remate de Diego Capel, sem hipótese para o guardião adversário.

Na outra meia-final da Liga Europa, o Atlético de Madrid bateu em casa o Valência (4-2) e segue para a segunda-mão em vantagem. O segundo jogo referente a esta fase está marcado já para a próxima semana, como já referido em cima.


Internazionale oferece Ranocchia para ter Kolarov

 O lateral esquerdo Kolarov, que está na sua segunda época ao serviço do Manchester City, pode estar de saída dos «citizens» e da Premier League. O esquerdino ex-Lazio de Roma não está confortável no banco de suplentes do Manchester City e chegou mesmo ao ponto de pensar abandonar a equipa de Manchester para se juntar a uma equipa que lhe dê a possibilidade de ser titular absoluto. Nesses filtros, é o Inter quem aparece e que parece ser um interesse "sério".

Para convencer os dirigentes ingleses, os italianos pretendem incluir um jogador dos seus quadros no negócio. Trata-se de Ranocchia, que não vem tendo muito espaço no conjunto italiano e com Mancini no City poderia vir finalmente a mostrar o seu bom futebol novamente.

Ranocchia tem em Mancini um grande admirador do seu futebol, que até já o tentou contratar, mas na altura o Inter levou a melhor e consegui ganhar o "concurso" pelo defesa italiano. No entanto, o jogador não se adaptou e uma eventual troca parece beneficiar ambas as partes.

Montolivo vai reforçar o Milan

 Riccardo Montolivo, médio da Fiorentina, está em final de contrato com a Roma e deve assinar pelo AC Milan, no final desta temporada. O médio italiano de 27 anos já terá mesmo um pré-acordo com a equipa milanesa e e a transferência já não deve falhar.

Também Arsenal, Liverpool, Manchester United e Bayern Munique mostraram interesse no craque da Fiorentina, mas Montolivo acabou mesmo por decidir permanecer em Itália e assinar pelo AC Milan.

Anderson poderá regressar a Portugal e jogar no Benfica

 No seguimento da transferência que tanto se tem falado do argentino Nico Gaitán do Benfica para o Manchester United, ontem surgiu nas notícias de futebol novos contornos dessa possível transferência, já era conhecido que o Manchester United estaria disposto a pagar cerca de 25 milhões de euros pelo jogador e envolver dois jogadores dos red devils no negócio. Ontem soube-se que um desses jogadores possivelmente poderá ser o ex-portista brasileiro Anderson.

No entanto o salário que o brasileiro recebe no Manchester United poderá vir a ser um grande obstáculo na vinda de Anderson para Lisboa. O médio brasileiro está a ganhar neste momento 2,5 milhões de euros por ano, valor esse muito superior aos ordenados que o clube da luz prática com os seus jogadores, já que o ordenado mais alto no Benfica neste momento é de 1,8 milhões de euros. Desta forma, o negócio só poderá avançar caso o internacional brasileiro aceite ver o seu salário reduzido significamente.

Anderson que jogou no FC Porto transferiu-se para Manchester em Maio de 2007 e rendeu ao FC Porto cerca de 30 milhões de euros. No entanto o brasileiro em Inglaterra não tem conseguido impor o sue futebol como conseguiu quando representava os azuis e brancos, em parte pode se dever às lesões que o médio tem sofrido, mas na opinião de alguns críticos também poderá ter sido pelo facto do técnico dos reds Alex Fergunson o colocar a jogar numa posição mais recuado no terreno, lembrar que o brasileiro no Porto jogava como n.10 e foi nessa posição que fez grandes exibições.

Caso este negócio se concretize poderá ser uma das boas apostas que o clube da luz fará para as próximas temporadas, já que Anderson é um grande jogador e conta apenas com 24 anos de idade.

No entanto apesar do nome de Anderson estar em cima da mesa como um dos possíveis jogadores envolvidos na transferência, também se fala da possibilidade do Italiano Federico Macheda que neste momento está emprestado ao Queens Park Rangers ou do inglês Cleverley rumarem à luz.

Artigo enviado por David Simples para o Negócios do Futebol

1º derrota do Barcelona na Liga dos Campeões 2011/2012



  O Barcelona perdeu esta noite na primeira mão da Liga dos Campeões, por 1-0 em Stamford Bridge.  Apesar do domínio dos «blaugranas», foram os «blues» que se revelaram mais concretizadores e conseguiram hoje um bom resultado. O Chelsea está assim em vantagem na eliminatória, e vai a Camp Nou na próxima semana para tentar garantir um lugar na final. 

Tudo aconteceu com um erro fatal de Messi, Os capítulos da história recente do FC Barcelona raramente se escrevem assim, pelo que na noite desta quarta-feira merece um destaque especial. Este jogo ficou também marcado pelas grandes defesas de Petr Cech, e pelo desacerto de Fabregas e Iniesta. 

O português Raul Meireles foi incansável, e ainda jogou outro português Bosingwa que substituiu Ramires, brasileiro ex-Benfica, nos instantes finais. Outros portugueses como Paulo Ferreira e Hilário assistiram ao jogo na bancada. O golo da vitória do Chelsea foi marcado por Didier Drogba aos 45 minutos.

Mario Gotze faz despertar cobiça na Europa


O seu nome, há um ano conhecido apenas entre os especialistas, faz agora parte do vocabulário do futebol alemão e também do internacional. Não são só as jogadas ou os golos que chamam a atenção. É a maturidade de alguém que tem 19 anos. Mario Gotze preocupa-se apenas em desenvolver o seu próprio futebol, confiando no seu talento e isso tem bastado para se afirmar como o talento mais promissor do futebol alemão.

Com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, arrisca-se a sair do clube de Dortmund num futuro muito próximo, visto já contar com o assédio dos grandes Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Manchester United, entre outros.

Mourinho sai de Munique derrotado por 2-1

 O Real Madrid jogou hoje uma cartada decisiva na caminhada da Champions League, frente ao Bayern Munique, na cidade alemã. A equipa orientada por José Mourinho perdeu por 2-1 e fica em desvantagem na eliminatória, que apesar da derrota, se encontra ainda aberta e será decidida no Santiago Bernabeu, «berço» dos merengues.

O Bayern adiantou-se cedo no marcador, por intermédio de Frank Ribery. Na sequência de um canto batido da esquerda do ataque bávaro, o médio francês aproveitou a oferta dos «merengues» e inaugurou o marcador a favor da equipa da casa. Na segunda parte, o Real adiantou-se no terreno e conseguiu mesmo chegar ao empate, com o alemão Ozil a empatar o jogo. No entanto, esse empate de nada valeu, uma vez que Mario Gómez, depois de bom lance de Lahm, colocou de novo o Bayern em vantagem no jogo e igualmente na eliminatória. Vantagem essa que vai ser disputada na próxima semana, com o jogo a decidir quem terá o passaporte para a final da Liga dos Campeões.

Ronaldo e Mourinho entre os melhores da Premier League nos últimos 20 anos

 Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão nomeados para os prémios de melhor futebolista e melhor treinador das últimas duas décadas da Premier League, cujos prémios vão ser entregues no dia 15 de Maio.

Cristiano Ronaldo, agora com 27 anos, está nomeado para os prémios de melhor jogador e para o prémio do 11 ideal dos últimos 20 anos do campeonato Inglês. Ronaldo vai ainda marcar presença no prémio da melhor equipa numa época, fez parte da equipa Manchester United na época de 2007/2008, ano em que os reds devils ganharam a Premier League e a liga dos campeões e onde o português foi o melhor marcador em ambas as competições, ao marcar 31 golos para o campeonato e oito para a Liga dos Campeões, conseguindo assim grandes resultados de futebol.

Juntamente com o internacional de futebol português estão outros grandes nomes que passaram pelo campeonato inglês que também são fortes candidatos a ganhar o prémio de melhor jogador, entre eles está o Holandês Dennis Bergkamp, os Franceses Eric Cantona, Thierry Henry e Patrick Viera, o Gaulês Ryan Giggs, o Irlandês Roy Keane, os Ingleses Paul Scholes e Alan Shearer e ainda o Italiano Gianfranco Zola.

Já em relação a José Mourinho que esteve quatro épocas à frente da equipa do Chelsea, concorre ao prémio de melhor treinador juntamente com o técnico do Manchester United Alex Fergunson, que foi totalista nas 20 edições da competição, com Arséne Wenger, David Moyes e ainda Harry Redknapp.

Mourinho está também nomeado para o autor de uma das cinco melhores frases dos últimos 20 anos da Premier League, quando deu a sua primeira entrevista já no comando do Chelsea, entrevista essa que lhe deu a alcunha de “Special one”, “por favor, não me chamem arrogante porque o que eu estou a dizer e verdade. Eu sou campeão europeu, não sou apenas mais um. Eu penso que sou especial” disse Mourinho, esta expressão do Português vai competir com as afirmações de Eric Cantona, Alan Hansen, Kevin Keegan e Alex Fergunson.

Em relação à decisão final dos vencedores para melhor jogador, melhor treinador, melhor época e melhor frase vai ser decidido através de um painel de especialistas. A outra categoria, onde aparece o melhor golo, o melhor jogo, a melhor defesa e o melhor festejo é decidido através de votos na página oficial da Liga Inglesa na Internet.

Artigo enviado por David Simples, para o Negócios do Futebol

Eto'o pede para deixar o Anzhi.

 Samuel Eto'o pediu à direcção  do Anzhi que o negocie na próxima janela de transferências, pois não se adaptou a Rússia, principalmente às condições atmosféricas. Além disso ele quer voltar a jogar num campeonato de futebol com mais visibilidade do que o campeonato russo.

Eto'o foi contratado pelo Anzhi pela quantia de 30 milhões de euros, e ganha um salário de 20 milhões de euros por temporada, mas parece que nem todo esse dinheiro seduz o atleta a ficar no clube russo. O avançado camaronês deseja voltar num campeonato de alto nível técnico,e o Internazionale, de Itália, pode mesmo ser o seu destino.

Ewerton apontado ao FC Porto

 Ewerton, jogador brasileiro actualmente ligado ao Sporting de Braga, continua com o seu nome apontado ao FC Porto. Com a saída de Rolando quase certa, e ainda com Otamendi com mercado, os «dragões» já começaram a procura por "sangue novo" e o defesa bracarense está bem cotado junto dos campeões nacionais.

Depois de vários rumores, o interesse do FC Porto é real. Quem o confirma é o próprio empresário de Ewerton, Thomas Vilela: «Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o Porto, mas não há nada oficial, só sondagens», esclareceu o empresário.


«Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho', afirmou o agente.

Chelsea quer levar Javi Garcia

 A completar a sua 3ª época em Portugal, ao serviço do Benfica, e apesar do seu rendimento ter baixado ligeiramente, Javi Garcia continua com o seu passe bastante cobiçado e desta vez é o Chelsea quem mostra interessa na contratação do médio espanhol. O clube do russo Abramovich procura renovar o seu plantel e pretende convencer o Benfica a libertar o atleta.

A cláusula de rescisão de Javi Garcia é de 30 milhões de euros, e embora dinheiro não seja problema para o milionário presidente dos «blues», o Benfica pode mesmo negociá-lo por uma verba mais baixa.

Fernando de volta para o Beira-Mar

 Depois de uma curta mas dolorosa paragem, Fernando está de volta aos treinos do FC Porto e deve ser mesmo opção para Vítor Pereira, no próximo encontro dos «dragões», frente ao Beira-Mar, no Estádio do Dragão.  É portanto uma excelente notícia para os azuis e brancos, visto que Fernando é das principais e mais influentes peças no esquema do técnico ex-Santa Clara.

De destacar ainda o regresso de Sapunaru aos treinos, e o facto de Danilo estar também na reta final de recuperação, depois de ter contraído uma lesão frente ao Manchester City, no Estádio do Dragão.

A invenção que é o alargamento e as suas consequências

 Já não é muito falado, nem sequer uma proposta discutível, mas este tema já andou cá "no ar" e portanto decidi escrever sobre isto. O Alargamento da Liga seria a coisa mais ridícula, mais estúpida e mais "maliciosa" a fazer no nosso campeonato, enfim...Uma ideia sem nexo nenhum!

Quem inventou esta ideia, ou proposta, chamem-lhe o que quiserem, não devia estar completamente sóbrio. Qualquer pessoa minimamente inteligente e com um sentido de realismo apurado sabe e percebe que esta ideia não deveria sequer ter sido posta «em cima da mesa». Já percebemos que a nova Federação entrou com tudo e que queria desde logo revolucionar, em ponto pequeno, o nosso já deficiente campeonato a dezasseis clubes, mas isto é uma ideia completamente impensável, e caso fosse aceite, quem iria sofrer era todo o campeonato, mas também o prestígio de Portugal no mundo do Futebol.

A Liga ZON Sagres conta actualmente com 16 equipas, e já assim é o que se vê, o que seria com 18 clubes? A total desgraça, o cúmulo do futebol, qualquer coisa, mas de uma «cenário» eu tenho a certeza. Caso fosse aprovada esta ideia, o campeonato ficaria ainda mais pobre e sem interesse do que já é hoje em dia.

Portanto, temos 16 equipas, e já é mais do que público o seu «afundamento» em alguns clubes. Um clube de 1º Liga não pode nunca ter estas falhas de que tanto vemos e lemos nos media, relativas às equipas do nosso campeonato. Uma equipa da 1ª Liga não pode (ou não deve) ter como assistência o número que tem. Nem vou falar de números, porque também não é minha ideia pormenorizar isto, mas isto está mau e com tendência a piorar.

Outra história, mas verídica, são também os tão conhecidos salários em atraso. Mas isto é o campeonato das distritais ou como é? Estão os clubes a brincar com o estatuto e prestígio do nosso campeonato? Até já vieram a público jogadores contratualmente ligados a alguns clubes dizerem que «está difícil» e que a situação é «muito grave». Inclusive já alguns atletas rescindiram contrato por causa desta «brincadeira». Eu não critico os jogadores, até porque neste assunto estão perante os seus direitos, mas os presidentes deviam ter outra atitude relativamente a este ponto.

Isto não pode continuar assim. Se um clube tem salários em atraso sofre um «retirar de pontos» ou em medidas mais drásticas, é condenado à descida de divisão. Quanto ao alargamento, já o referi em cima, é (ou era) uma ideia sem nexo e que nem devia ter sido colocada em discussão. Querem um campeonato mais competitivo e com mais qualidade? Fácil, em vez de se aumentar, diminui-se. E a «coisa», terá efeito imediato, é a minha opinião...

Deve a Liga ser alargada, diminuída ou permanecer como se encontra hoje em dia? E quais as «punições» para clubes com salários em atraso?

Benfica celebra-se Tetra-campeão... da Taça da Liga

 O Benfica conquistou há momentos a sua quarta Taça da Liga consecutiva, e reforçou o estatuto como clube com mais  troféus no palmarés nacional. Ao vencer o Gil Vicente por uns escassos 2-1, os «encarnados» revalidaram o título alcançado na época passada, também com Jorge Jesus ao comando.

Na primeira parte, assistimos a um jogo um pouco equilibrado, com o Benfica lento demais para aquilo que se pedia e um Gil Vicente que apesar do seu "receio" em sofrer golo, tentava surpreender as «águias» no contra-ataque, aproveitando a já conhecida velocidade Hugo Vieira para o efeito. O jogo estava calmo demais, até que Rodrigo conseguiu marcar um golo e acordar a massa adepta. A passe do brasileiro Bruno César, o jovem espanhol teve apenas de encostar e inaugurar o marcador.

Artigo publicado no Negócios do Futebol, com o apoio das melhores casas de apostas online!

Na segunda parte, o Benfica, encontrando-se ainda com uma curta vantagem, colocou o "pé no acelerador" e por várias vezes incomodou a baliza de Adriano, que se safou, juntamente com a equipa, a um nível bastante bom e foi adiando o dilatamento da vantagem por parte dos «encarnados». Prémio por tanto esforço e empenho foi talvez o golo de Zé Luís, entrado há momentos para o lugar de Luís Manuel. O jovem português marcou com um belo gesto técnico e pôs os cerca de três mil «gilistas» a sonhar com uma eventual vitória.

No entanto, não passou mesmo de um sonho. Javier Saviola apareceu na partida durante o segundo tempo e a estrelinha da sorte esteve com ele esta noite. Depois de tanto tempo «encostado»,  o avançado argentino foi lançado na partida e acabou mesmo por ser o herói da noite, ao apontar o golo que deu a vitória ao Benfica. Depois de defesa de Adriano a remate de Witsel, «El Conejo» teve apenas de encostar e garantir desta forma a vitória da sua equipa.

Artigo publicado no Negócios do Futebol, com o apoio das melhores casas de apostas online!
Ajuda a manter o Negócios do Futebol!