Milito dá vantagem mínima ao Inter na eliminatória


O Inter de Milão derrotou o CSKA de Moscovo por 1-0 e parte para o encontro da segunda mão, agendado para a próxima terça-feira com uma vantagem que só não é mais dilatada em face da espantosa exibição do guardião dos russos, Igor Akinfeev, autor de várias defesas, algumas das quais de enorme categoria.

Com Ricardo Quaresma a não sair do banco de suplentes, o Inter, que tenta chegar às meias-finais pela primeira vez em sete anos, apresentou algumas alterações relativamente à sua equipa habitual, em virtude das suspensões de Lucio e Thiago Motta. Em face da ausência do primeiro no eixo da defesa, avançou Marco Materazzi, que assim efectuou o seu 400º jogo nas competições europeias de clubes. A primeira parte, na qual se aguardava uma entrada enérgica do Inter, foi bastante morna, com o conjunto italiano a precipitar-se na construção ofensiva, através de demasiados passes longos dos defesas para o trio de ataque, mas sem a precisão exigida e o CSKA, pela primeira vez nesta fase da prova desde a existência da UEFA Champions League, a jogar na expectativa e a optar por uma circulação mais segura, a ritmo mais pausado.
Até ao intervalo, as únicas situações de relativo perigo surgiram na sequência de lances de bola parada, com Sergei Ignashevich a rematar à figura de Júlio César e, já sobre o intervalo, com Samuel Eto'o a cabecear por cima, após livre de Esteban Cambiasso e na sequência de um lance em que Wesley Sneijder surgiu isolado perante Igor Akinfeev e rematou ao lado. A primeira parte ficaria ainda marcada pelas exibições do cartão amarelo a Miloš Krasić e Evgueny Aldonin, jogadores que, por isso, não poderão jogar na partida de Moscovo.



O início da etapa complementar trouxe dois bons remates de longa distância do médio do CSKA, Pavel Mamaev, com um a sair ligeiramente por cima da trave e o segundo, aos 54 minutos, a proporcionar uma excelente defesa para canto de Júlio César. A partir daí, o Inter assumiu o comando do jogo de forma bem decidida e não mais o perdeu. O aviso foi dado por Pandev, que, após passe a desmarcar de Cambiasso, atrapalhou-se com a bola antes de rematar para a defesa de Akinfeev. O guardião russo efectuaria, no mesmo minuto, duas espantosas defesas. Primeiro, a um remate em arco de Pandev e, depois, a remate das rasteiro de Eto'o. Estava dado o aviso para o golo do Inter. Sneijder tentou a penetração pelo meio e serviu Diego Milito. Este teve tempo e espaço à entrada da área para rematar rasteiro, junto ao poste direito, sem possibilidade de reacção para Akinfeev, logrando o terceiro golo na campanha europeia. O Inter não desistiu de procurar o segundo golo, tendo Pandev, aos 70 minutos, visto Vasily Berezutski salvar o seu remate sobre a linha fatal, depois de ter tirado Akinfeev do caminho.

Aos 82, uma boa movimentação ofensiva do ataque do Inter deixou Sneijder na cara de Akinfeev, mas o holandês tentou o remate em força junto ao poste mais próximo, quando se aconselhava o disparo colocado para o lado oposto. O guarda-redes russo viria ainda a defender fortes disparos de Cambiasso e Stankovic. E se o CSKA perdeu somente por um golo, resultado que lhe permite continuar na discussão da eliminatória, bem pode agradecer ao seu guarda-redes, que só não travou o remate de Milito.

Frustração foi palavra de ordem no Emirates


O Arsenal FC recuperou de dois golos de diferença e empatou 2-2 frente ao FC Barcelona, na primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League, disputada em Londres.

Numa reedição da final da prova de 2006, ganha pelo Barça por 2-1, os “gunners”, que vinham de cinco triunfos seguidos na presente edição da prova, não conseguiram travar o assédio do detentor do troféu à baliza de Manuel Almunia e sofreram dois golos de Zlatan Ibrahimović no início da segunda parte, mas a pressão final dos homens da casa deixou a partida empatada, mercê do tento de Theo Walcott e do penalty de Cesc Fábregas, ausente em Campo Nou por ter visto um cartão amarelo, a cinco minutos do fim. A equipa de Josep Guardiola parte em vantagem para a segunda mão da próxima terça-feira, mas não poderá contar com os dois defesas-centrais Gerard Piqué (igualmente admoestado em Londres) e Carles Puyol (expulso no lance do empate) devido a castigo. Os “gunners” procuravam a sexta vitória consecutiva na prova perante os seus adeptos, mas cedo sofreram a avalancha de ataque dos catalães e, logo no segundo minuto, o guarda-redes espanhol Manuel Almunia negou o golo ao compatriota Sergio Busquets. Almunia fez o mesmo a Lionel Messi pouco depois, aos seis minutos, quando o avançado argentino entrou pelo meio da defesa adversária e rematou à figura, momentos antes de Ibrahimović atirar por cima em boa posição após cruzamento de Daniel Alves.



Ibrahimović acertou na malha lateral e voltou a desperdiçar excelente oportunidade ao rematar para defesa apertada de Almunia, entre um pontapé de Messi por cima da trave. Ao quarto-de-hora, mais uma defesa a remate de Xavi Hernández e recarga de Dani Alves. Gerard Piqué fez, de cabeça e à figura, o 11º remate dos visitantes aos 18 minutos, cinco antes de Samir Nasri ter estado pela primeira vez perto de facturar a favor do Arsenal, num pontapé em arco na quina na área do lado esquerdo que saiu ligeiramente ao lado do poste de Víctor Valdés. A estatística da etapa inicial não deixou dúvidas sobre o domínio dos visitantes: 69 por cento de posse de bola; 15 remates, sete dos quais à baliza, contra apenas dois para fora do conjunto de Londres. E depois do nulo ao intervalo, o Barça marcou mesmo decorridos apenas 24 segundos do segundo tempo. Lançamento para a desmarcação de Ibrahimović, Almunia ficou a meio caminho e o ponta-de-lança sueco fez-lhe um chapéu perfeito. Niklas Bendtner viu Valdés negar-lhe o empate ao defender o cabeceamento do dinamarquês aos 54 minutos mas, cinco volvidos, um passe para as costas da defesa deixou Ibrahimović perante o desamparado Almunia e o dianteiro "blaugrana não perdoou.



A vencer por 2-0, a equipa de Josep Guardiola desacelerou e viu o Theo Walcott, em campo somente há três minutos, reduzir a desvantagem aos 69 minutos, quanto o passe de Bendtner para a entrada de Walcott nas costas de Maxwell terminou num pontapé rasteiro do extremo inglês a bater Valdés. O tento animou o Arsenal e a formação da casa chegou mesmo à igualdade num penalty de Fàbregas a cinco minutos do final, após falta na área de Carles Puyol sobre o médio formado no Barça e que ditou a expulsão do capitão dos catalães, numa altura em que Piqué já tinha também visto um cartão que o impedirá de actuar em Espanha.

Palmeiras aguarda Farías a qualquer momento


Os dirigentes do Palmeiras voltaram à carga pelo avançado do Futebol Clube do Porto, Ernesto Farías, e esperam-se desenvolvimentos nas próximas horas. Note-se que já há bastante tempo que o clube brasileiro tem vindo a demonstrar interesse no 'Tecla', mas tanto a vontade do jogador em ficar como a inflexibilidade da SAD azul e branca têm mantido o argentino no Dragão.

As transferências da Europa para o futebol brasileiro terminam apenas a 8 de Abril e a redução da suspensão de Hulk recolocou o avançado argentino, de 30 anos, na mesa de negociações do clube de São Paulo. No final de Fevereiro, Farías esteve muito perto de assinar pelo «Verdão», mas a transferência não se concretizou devido à então suspensão de quatro meses de Hulk.

«O Palmeiras está a par da redução da suspensão de Hulk. Nós estivemos interessados em Farías, a negociação avançou, mas o Hulk acabou suspenso e o F.C. Porto não libertou o Farías», contou Savério Orlandi, director de futebol do Palmeiras, ao LANCENET, nesta terça-feira.

Também o empresário de Farías acredita na possibilidade de se verificar uma transferência até dia oito de Abril. «Espero uma resposta do F.C. Porto entre hoje [terça-feira] e amanhã [quarta-feira] sobre a libertação de Farías. Com isso, podemos voltar a negociar. Eu acredito na resposta positiva do F.C. Porto. Acho que o Palmeiras ainda está interessado nele»

Pinto da Costa vitorioso no clássico televisivo


A entrevista de Pinto da Costa à RTP, na terça-feira à noite, foi vista por cerca de um milhão e 200 mil pessoas, em média.

Com um share de 32,2 por cento, Pinto da Costa goleou Luís Filipe Vieira, que à mesma hora dava uma entrevista a Miguel Sousa Tavares, na SIC. O presidente do Benfica foi visto por menos de 800 mil pessoas, em média, e teve um share médio de 19,8 por cento. Ou seja, a entrevista a Luís Filipe Vieira ficou abaixo do share médio da SIC na terça-feira (23,3 por cento).

Ambas as entrevistas duraram cerca de 45 minutos e começaram um pouco antes das 21 horas. In Maisfutebol

Sporting oficializa saída de Carvalhal


É oficial. A SAD do Sporting comunicou à CMVM que o clube não irá apresentar uma proposta de renovação contratual ao actual treinador dos leões, Carlos Carvalhal. Desta forma, Carvalhal manter-se-á no comando técnico da equipa de Alvalade apenas até ao final da temporada, sendo que o clube está alegadamente ainda à procura de treinador para lhe suceder.

O clube recorda que o actual contrato de Carvalhal é válido até 30 de Junho de 2010 e que previa o direito de opção para o prorrogar por mais uma temporada. Mas, no mesmo comunicado, o clube informa que, no mesmo dia, informou o treinador que não irá exercer o direito de opção.

O comunicado na íntegra

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, vem informar que o contrato de trabalho celebrado com o treinador Carlos Carvalhal em 15 de Novembro de 2009 e válido até 30 de Junho de 2010 previa o direito de opção da Sporting, SAD para prorrogar o aludido contrato por mais uma época desportiva, a de 2010/2011.

Mais informa que, na presente data, foi comunicado ao treinador Carlos Carvalhal que a Sporting, SAD não iria exercer o direito de opção que lhe fora conferido, confirmando que o mesmo se manteria como treinador da sua equipa principal até ao final da época desportiva em curso.


A partir deste momento, a Sporting, SAD iniciará as diligências necessárias com vista à contratação de um novo treinador para a sua equipa de futebol principal.

Portugal sobre duas posições no ranking FIFA

Portugal é quarto no ranking da FIFA (foto ASF)

A selecção portuguesa de futebol alcançou, no mês de Março, a quarta posição do Ranking da FIFA, ultrapassando assim a Itália e a Alemanha. Agora, apenas Holanda, Brasil e Espanha estão à frente da selecção das quinas, sendo que os espanhóis continuam a liderar.

Ranking dos primeiros 10:
1 Espanha, 1602 pontos
2 Brasil, 1589
3 Holanda, 1261
4 Portugal, 1214
5 Itália, 1183
6 Alemanha, 1157
7 Inglaterra, 1120
8 França, 1077
9 Argentina, 1075
10 Croácia, 1051

Capas do Dia

Lyon agradecido a Lisandro


O Olympique Lyonnais levou a melhor no primeiro embate entre duas equipas francesas na UEFA Champions League, ao bater por 3-1 o FC Girondins de Bordeaux, que assim sofreu a primeira derrota na presente edição da prova.

Lisandro López deu vantagem à equipa da casa no Stade de Gerland aos 10 minutos, Marouane Chamakh empatou quatro minutos depois e Michel Bastos recolocou o Lyon na frente, aos 33 minutos. Na segunda parte, Lisandro, de penalty, estabeleceu o resultado final, que deixa boas perspectivas aos pupilos de Claude Puel para a segunda mão. Depois de um início de jogo calmo, com as duas equipas a procurarem não conceder espaços ao adversário, tudo mudou à passagem do décimo minuto, com o primeiro golo da partida. Na sequência de jogada de insistência do Lyon, Michaël Ciani aliviou mal e a bola sobrou para Mathieu Bodmer, que solto no lado direito da área contrária desferiu um centro-remate, desviado por Lisandro para o fundo das redes.

A resposta do Bordéus tardou apenas quatro minutos. Trabalho fantástico de Yoann Gourcuff no lado direito do ataque, a sentar um adversário e a centrar de pé esquerdo para a cabeça de Chamakh, que restabeleceu a igualdade. O perigo voltou a rondar uma das balizas aos 18 minutos, com Michel Bastos a desferir um remate rasteiro que fez a bola passar centímetros ao lado da baliza adversária. Cinco minutos depois foi Cesar Delgado a surgir isolado e a proporcionar uma extraordinária defesa ao guarda-redes do Bordéus, Cédric Carrasso. A acção desenrolava-se, agora, a uma velocidade estonteante e logo na jogada seguinte foi a vez de Hugo Lloris brilhar na baliza do Lyon, ao defender de forma brilhante um espectacular remate de calcanhar de Yoan Gouffran. Lloris que não esteve tão bem poucos depois, ao falhar a saída a um cruzamento, quase permitindo a Chamakh bisar no encontro. Era claramente um jogo de parada e resposta, e acabou por ser novamente o Lyon a ganhar vantagem, aos 33 minutos, na sequência de uma excelente jogada colectiva. Depois de uma longa troca de passes, Miralem Pjanić ganhou espaço e cruzou para o segundo poste, onde Benoît Trémoulinas abordou mal o lance e permitiu que a bola chegasse a Michel Bastos, que ajeitou para o pé esquerdo e bateu Carrasso. Mais uma vez o Bordéus partiu em busca do empate e Chamakh voltou a criar perigo, rematando para defesa apertada de Lloris, aos 38 minutos.

O ritmo abrandou no início do segundo tempo. A primeira ocasião de golo apenas surgiu aos 62 minutos mas, tal como na primeira parte, a partir daí as oportunidades sucederam-se a um ritmo alucinante. Lloris brilhou para evitar novo golo de Chamakh, Carrasso respondeu ao compatriota e negou o golo a Jean II Makoun, aos 69 minutos e Wendel, de primeira, acertou na trave da baliza do Lyon no minuto seguinte. Adivinhava-se novo golo, que acabou por surgir aos 76 minutos, e novamente para a turma da casa. Aly Cissokho avançou no terreno e rematou contra o braço de Mathieu Chalmé, que se encontrava já dentro da sua grande área. O árbitro assinalou grande penalidade, que Lisandro converteu, bisando na partida.

Até ao final os pupilos de Laurent Blanc tentaram reagir e estiveram perto do golo aos 82 minutos, num remate do recém-entrado Jussie, mas o resultado não mais sofreu alterações. O Lyon leva assim uma importante vantagem para a partida da segunda mão, dentro de uma semana, onde contudo não poderá contar com Lisandro e Sidney Govou, que cumprirão castigo depois de esta noite terem visto o cartão amarelo.

Reviravolta em Munique dá vantagem aos da casa


O Bayern de Munique ganhou vantagem sobre o Manchester United FC nos quartos-de-final da UEFA Champions League, ao vencer a primeira mão, por 2-1, em Munique.

Numa reedição da memorável final da prova de 1999 entre as duas equipas, ganha pelo United por 2-1 nos descontos depois de estar a perder, o Bayern desforrou-se e deu a provar o mesmo veneno ao adversário, quando Ivica Olić operou a reviravolta no marcador aos 92 minutos, depois de Franck Ribéry ter anulado a 13 do fim o tento madrugador do inevitável Wayne Rooney para os “red devils”, resultado que deixou os germânicos na frente antes da segunda mão, em Old Trafford, a 7 de Abril.

Arjen Robben, o influente extremo holandês do Bayern, não recuperou a tempo de uma lesão muscular nos gémeos e falhou mesmo a primeira mão, mas as más notícias para Louis van Gaal não se ficaram por aqui, pois Rooney marcou 65 segundos depois do apito inicial do árbitro. Nani apontou um livre no lado direito do ataque dos “red devils” que desviou na cabeça do capitão dos bávaros Mark van Bommel, o defesa-central Martín Demichelis escorregou e deixou o ponta-de-lança inglês à vontade para empurrar, de pé esquerdo, perante o desamparado Hans-Jörg Butt. O azarado Demichelis, autor também da falta sobre Nani que originou o tento dos forasteiros, rematou de cabeça do lado da baliza de Edwin van der Sar, na sequência de um canto, antes de um pontapé do extremo lusitano, já dentro da área e depois de tirar um adversário do caminho, sair perto do poste, após passe de Darren Fletcher, aos 16 minutos. Franck Ribéry testou a atenção do guarda-redes holandês pouco depois mas, do outro lado, aos 22, um cruzamento de Nani fez a bola bater na parte de cima da barra da baliza de Butt.



Ivica Olić falhou a emenda à boca da baliza após remate de Hamit Altıntop pouco antes da meia-hora e, a seis minutos do intervalo, Rooney desperdiçou excelente ensejo para aumentar a vantagem do United, quando Butt defendeu com os pés o remate do dianteiro inglês, isto depois de Demichelis falhar a intercepção a um centro da esquerda. A perder, o Bayern entrou determinado na etapa complementar e logo aos 35 segundos um pontapé cruzado de Olić, bem desmarcado por Ribéry, obrigou defesa apertada a Van der Sar, que voltou a estar em destaque nas tentativas de Thomas Müller, Altıntop e Van Bommel. A pressão dos alemães intensificou-se e, no corolário de uma excelente jogada do ataque anfitrião, Olić viu novamente Van der Sar negar-lhe o golo. Só que o guardião nada pôde fazer quando o livre directo de Ribéry desviou em Rooney e deixou o holandês pregado na relva a ver o esférico entrar na sua baliza aos 77 minutos, pouco antes de Mario Gómez substituir Müller.

Alex Ferguson colocou então em campo Ryan Giggs – sobrevivente, tal como Gary Neville, do épico encontro de Barcelona – e, na primeira vez que o galês tocou na bola, quase proporcionou novo tento ao seu conjunto, mas o remate de cabeça de Nemanja Vidić acertou em cheio na trave, a sete minutos do final, antes Van der Sar defender o violento pontapé de Gómez nos descontos. No entanto, num lance em que a defensiva do United hesitou, Olić aproveitou e furou por entre o punhado de jogadores contrários antes de virar o resultado frente ao guarda-redes visitante.

Pinto da Costa oficializa recandidatura


Na entrevista dada à RTP1 desta noite, o actual presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, oficializou a sua recandidatação para o cargo no clube portista. Pinto da Costa explicou ainda quais serão as suas motivações para seguir o seu «reinado» no FC Porto.

«A maior motivação é responder a todos os ataques, mas também quero voltar a mostrar que o FC Porto ganha independentemente de quem estiver na Liga de Clubes», afirmou. Além desta ideia, ficou ainda a garantia de construção de um museu do clube azul e branco - «Quero construir um grande museu no clube, esperando que seja o mais visitado de toda a cidade do Porto.»

Pedido de indemnização por Hulk acima dos 17,5 milhões


O FC Porto vai avançar com pedido de indemnização à Liga por danos causados com o castigo de quatro meses aplicados a Hulk, posteriormente reduzido a três jogos pelo CJ da FPF. Pinto da Costa fala em «várias dezenas de milhões».

Questionado sobre o pedido de indemnização no programa «Grande Entrevista» da RTP1, Pinto da Costa não abriu completamente o jogo, até porque ainda não estará devidamente calculado o alegado prejuízo do FC Porto com a ausência de Hulk, mas...

«Se não formos à Liga dos Campeões, teremos de pedir aquilo que vamos deixar de receber. Por exemplo, ainda esta época arrecadámos nessa competição 17,5 milhões de euros», disse o presidente portista. In ABola

André Villas-Boas vai suceder a Carlos Carvalhal


A RTP N adiantou esta madrugada na sua emissão que o Sporting terá já garantido a contratação de André Villas-Boas para treinador dos leões na próxima época.

Segundo a RTP N, o acordo entre a direcção do clube de Alvalade e o actual treinador da Académica já está acertado, ainda que ambas as partes tenham acordado que apenas o tornariam público após o final da presente época.

A confirmar-se a notícia, Villas-Boas chega finalmente ao Sporting, depois de ter sido dado como certo em Alvalade após a saída de Paulo Bento e no mesmo ano em que se estreou como treinador principal na Académica.

Por: Ricardo Moreira

Milan prepara rescisão de contrato com Kaladze


O AC Milan e o representante de Kakha Kaladze terão chegado a um acordo mútuo pela rescisão do médio com os italianos, pelo que o jogador deverá estar livre para arranjar novo clube no mercado de Verão. Note-se, apesar disso, que Kaladze tem 32 anos de idade, ainda que o contrato que o liga ao Milan fosse válido até Junho do próximo ano.

Kaladze deixa Milão com uma indemnização a rondar os 3,2 milhões de euros, e cenários futuros na sua carreira futebolística deverão surgir pela Grécia ou Turquia, onde há já alguns interessados em garantir a sua transferência. A saída do georgiano fica marcada pela sua incompatibilidade com o actual treinador do clube de San Siro, Leonardo, que nesta temporada se tem traduzido na falta de minutos dados a Kaladze.

FC Porto segue Mario Fernandes


Segundo avança a imprensa italiana, o Futebol Clube do Porto estará a sondar o defesa Mario Fernandes, actualmente ao serviço do Grémio. O jogador, de apenas 19 anos de idade, é também seguido pelo Inter de Milão, mas de acordo com a mesma imprensa os dragões estarão já numa fase avançada de conversações.

Além dos portugueses e do clube comandado por Mourinho, também Juventus e Nápoles já demonstraram algum interesse pelo jogador.

Ukra renova e tem cláusula de 20 milhões

http://www.zerozero.pt/img/jogadores/43/14343_ori_ukra.jpg

O FC Porto incluiu uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, na recente renovação de contrato com Ukra, até 2014. Os dragões mantêm assim a política de blindagem dos jogadores mais cobiçados do mercado, ou com um potencial promissor, como é o caso do médio emprestado ao Olhanense.

Com uma cláusula de rescisão elevada, os azuis e brancos voltam, uma vez mais, a salvaguardar-se financeiramente perante a pressão do mercado de transferências que se avizinha, até porque Ukra já faz parte das referências de vários olheiros estrangeiros e já foi apontado na Imprensa como sendo alvo de Newcastle, Blackburn, Fulham e Recreativo de Huelva, entre outros.

Domingos atento a Bamba

http://www.abola.pt/img/fotos/nnh/siakabamba2.jpg

O médio-defensivo Siaka Bamba, de apenas 20 anos, tem-se destacado no Chaves, que discute com o Paços de Ferreira a passagem à final da Taça de Portugal, e despertou a curiosidade dos responsáveis do clube arsenalista, que já trataram de recolher o máximo de informação possível sobre o jovem talento natural da Costa do Marfim.

Uma péssima novidade para o Paços de Ferreira, Setúbal e Guimarães, todos interessados nas qualidades técnicas e no potencial físico do jogador, cujo passe está avaliado em apenas 500 mil euros. Foi esse o valor estabelecido pelo Chaves na época anterior, quando o Paços de Ferreira tentou a contratação do centrocampista, por sugestão de Paulo Sérgio, actual treinador do Guimarães; mas poderá baixar substancialmente, atendendo a que o jogador apenas tem mais um ano de contrato.

Internacional sub-21 pela Costa do Marfim, Siaka Bamba destaca-se pela robustez e, ao mesmo tempo, pela agilidade que acrescenta ao meio-campo, actuando com simplicidade e enorme eficiência, predicados que Domingos Paciência tem tentado despistar através do visionamento de filmes de jogos.

Capas do Dia



Olhar sobre o FC Porto

A Mística Azul e Branca- Já vai mais do que tarde

O Dr. Hermínio Loureiro demitiu-se das suas funções como Presidente da Liga a 60 dias do final do seu Mandato. Na minha modesta opinião já vai muito tarde e é pena que, mais uma vez, a Liga Portuguesa de Futebol tenha servido de trampolim para que um Político tenha alcançado um “saboroso” lugar que durará no máximo 12 anos. Compensa ser Presidente da Liga e tomar decisões que agradam aos “6 milhões”.

A Liga de Hermínio foi tudo menos justa e consensual… As suas decisões nunca foram no sentido de fazer uma Limpeza no Futebol Português, pois se esta saudável iniciativa tivesse sido mesmo levada avante, então nesta altura ou não teríamos Futebol em Portugal ou não teríamos um Futebol realmente limpo e sem compadrios. È que todos nós sabemos que no Mundo do Futebol o que é “razoável e normal” é existirem compadrios, amizades e falsificação de resultados. È assim no Futebol Mundial e para constatarmos que é assim, basta olharmos ao “jeitinho” que a UEFA deu ao Liverpool quando este foi Campeão Europeu e se classificou em 7º lugar na Liga Inglesa por exemplo. E ainda há quem tenha a distinta lata de dizer que a Liga Inglesa é um exemplo de imparcialidade e de honestidade.

http://www.abola.pt/img/fotos/dirigentes/herminioloureiro4.jpg

Aqui em Portugal o compadrio e as tais amizades obscuras sempre existiram e sempre existirão entre todos os Clubes de Futebol. Ninguém é inocente e nós Adeptos sabemos disto e os Agentes do Futebol também. O que me leva a perguntar: Então porque razão a Liga do Hermínio resolveu punir e fazer de exemplo somente o Boavista Futebol Clube e o Futebol Clube do Porto?

A resposta é simples. Protagonismo. O que eram o Dr. Hermínio e o Dr. Ricardo Costa antes de serem Dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol? Nada, um foi Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o outro não passava de um Advogado mal afamado… Ambos sabiam que entre a População Portuguesa existe um nº elevado de pessoas que convivem muito mal com o sucesso do Futebol Clube do Porto, e o aparecimento do Boavista como um dos grandes do Futebol Português aumentou ainda mais o nº de preocupações que os Benfiquistas iam sentido relativamente ao seu clube que nunca mais entrou nos eixos. As Teorias da Conspiração cresciam que nem cogumelos e tanto o Dr. Loureiro como o Dr. Costa sabiam disto desde muito cedo… Se queriam ser “alguém” e saltar bem alto no Trampolim da Liga, tinham de atacar os símbolos de sucesso da Cidade do Porto e nunca atacar o Benfica fosse de que maneira fosse.

http://bitaites.org/wp-content/uploads/photos/2009/nov/03/tunel.jpg

E assim foi… O Sport Lisboa e Benfica em todos os casos em que merecia uma punição severa por parte dos Órgãos Disciplinares da Liga safava-se sempre com uma multa como foi o caso do Adepto Benfiquista que agrediu um Árbitro num Benfica x Porto, como foi o caso da violação da suspensão a que o Presidente do Benfica estava sujeito, como foi o caso do Rui Costa que insultou os Árbitros no Túnel da Luz, como foi o caso de o Regulamento da Liga mandar que o Benfica tenha Câmaras de Vigilância na entrada do Túnel e essas terem desaparecido depois do Rui Costa ter sido apanhado a insultar a Equipa de Arbitragem, como foi o caso das ameaças físicas que Jesus e Rui Costa fizeram a Rúben Micael, etc., etc., etc.

Está explicado porque razão o Benfica emitiu um Comunicado depois do Ex-Presidente da Liga ter anunciado a sua demissão. Afinal não será tão cedo que vai aparecer um amigo tão leal que lhes tenha feito tantos favores… Favores estes que são totalmente desnecessários tendo em conta o fantástico Futebol que o Benfica está a jogar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIrVlmT3Ow1S6ZjTVdN81gfpbEeiPogbSKBVAWmIKvNwSc3lmW58rQ7aE1-kxZ_cr0EPNjqSJwQiT6ZURrs1AWiDeZjPBWr73_2SaCCLZ88Fsq4xzLXD9yTIok61Use7aSjQsG4UzHCYc4/

E agora quem vai pagar as indemnizações pela estapafúrdia suspensão de Hulk? Como é que estaria o nosso campeonato se o Jogador tivesse cumprido um normal período de suspensão?

È por estas e por outras que afirmo com todas as letras que o Dr. Hermínio já deveria ter ido embora há muito tempo…. Pelo bem-estar do Futebol em Portugal e pela manutenção da sanidade mental dos adeptos do Benfica que viram as suas ridículas teorias da conspiração tomarem forma graças ao Justiceiro que minou ainda mais o Futebol em Portugal.

Texto de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol

Tottenham segue Steven Pienaar

http://www4.pictures.gi.zimbio.com/Everton+v+Sunderland+Premier+League+Y6LIe6WPhNnl.jpg

O sul-africano de 28 anos do Everton é apontado como sendo de interesse para o Tottenham Hotspur, dirigido por Harry Redknapp e que, actualmente, se encontra na corrida por um lugar na Champions League. O jogador, que este ano conta já com quatro golos e nove assistência na Premier League, é uma das peças fundamentais dos toffees, pelo que estes não deverão deixar sair o médio por menos de 12 milhões de euros.

Steven Pienaar está na terceira época no Everton, tendo também representado Borussia de Dortmund e Ajax.

Cole interessa ao Arsenal

http://www4.pictures.gi.zimbio.com/West+Ham+United+v+Manchester+United+Premier+3pLxYafJvLkl.jpg

O avançado de 26 anos do West Ham, que viu o seu fulgurante início de época ser travado por uma lesão, poderá preparar-se para mudar de clube. O Arsenal pretende reforçar o sector ofensivo e, caso Chamakh falhe a transferência para os gunners (já que se encontra em fim de contrato e existem vários interessados), Carlton Cole é uma das hipóteses veiculadas pela imprensa inglesa.

O internacional inglês tem nove golos apontados na Premier League e, no final do ano passado era apontado a vários clubes como Manchester United e Liverpool porém, uma lesão afastou-o do relvado por vários meses. Cole, formado no Chelsea, pode assim voltar a um grande clube de Inglaterra, depois de uma passagem pelos também londrinos hammers.

Nené novamente apontado ao Benfica

http://www.football365.fr/medias/foot/Football365_600x270/ligue_1/monaco/70844_MONACO_NENE_2670708.jpg

O médio/avançado do Mónaco foi apontado mais uma vez como alvo das águias para a próxima época, pelo jornal gaulês Le Parisien. O jogador brasileiro de 28 anos tem sido observado pelas águias e, segundo o jornal, o interesse do Benfica no jogador é real e poderão mesmo avançar para a contratação do canhoto de 28 anos.

Nené vai na sua terceira época em França, sendo actualmente o 2º melhor marcador da Liga, com 13 golos marcados. Conta com passagens pelo Espanhol de Barcelona, Celta de Vigo, Alavés e Mallorca, tendo também representado Palmeiras, Santos e Paulista, enquanto jogava no Brasil. Aquando da sua formação, representou durante um curto período o Sporting CP.

Sporting sonda Diego Souza


A reformulação do plantel está a ser alvo de profunda reflexão e, neste particular, ganha especial importância a questão dos reforços, até porque é objectivo da actual estrutura dotar o leão de mais qualidade. Depois de Quaresma (Inter), Geromel (Colónia) e Vítor Gomes (Rio Ave) outro nome está a agenda do leão tendo em vista a próxima época: Diego de Souza, figura de destaque no Palmeiras.

Aliás, este é um nome conhecido dos responsáveis leoninos, já que em Janeiro o Sporting perguntou em que condições poderia resgatar o jogador. Na altura, o interesse esbarrou na alta cotação do jogador, cujo passe pertence em exclusivo à Traffic e está avaliado em cerca de sete milhões de euros. Por isso, os responsáveis do clube de Alvalade optaram por reforçar o meio-campo com um jogador de cariz mais defensivo, no caso Pedro Mendes, e que custou bem menos: 1,5 milhões de euros.

O interesse, portanto, não é novo, e a possível vinda de Diego Souza para o Sporting pode tornar-se realidade no defeso, até para colmatar as saídas de alguns e importantes jogadores do plantel, como João Moutinho e Miguel Veloso. Sendo certo que DS7 (um das suas alcunhas) é um jogador com perfil mais semelhante ao de Moutinho. O preço do passe pode ser considerado caro mas uma possibilidade a ser encarada é a de os leões entrarem em parceria com a Traffic para adquirirem o passe do jogador.

O futebol português não é novidade para Diego Souza, embora não tenha tido sucesso na sua primeira experiência. Em 2005, pela mão do agente FIFA Jorge Mendes, foi contratado ao Benfica. Mas a mudança na estrutura do futebol encarnado, com José Veiga a assumir o papel de director desportivo, acabou por lhe reduzir as oportunidades de mostrar o seu valor. Por isso mesmo foi emprestado, por duas vezes, a clubes brasileiros (Flamengo e Grémio). E foi ao serviço do Grémio, em 2007, que a sua cotação subiu no futebol brasileiro e levou a Traffic a adquirir a totalidade do seu passe ao Benfica por uma verba a rondar os quatro milhões de euros.
Fonte: ABola

Capas do Dia




Eriksson anunciado como técnico da Costa do Marfim


Sven-Goran Eriksson foi, este domingo, anunciado como novo seleccionador da Costa do Marfim, tendo assim encontro marcado com a Selecção portuguesa no Campeonato do Mundo que vai decorrer na África do Sul entre 4 de Junho e 4 de Julho.

O técnico sueco, que teve duas passagens pelo comando do Benfica, vai ocupar a vaga deixada em aberto por Vahid Halilhodzic, demitido após a Costa do Marfim ter sido derrotada nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas, disputada em Janeiro.

Será a terceira presença de Eriksson num Mundial, depois de ter estado ao comando da Inglaterra em 2002 e em 2006, tendo sido eliminado das duas vezes nos quartos-de-final.

Hulk inspira dragões


O FC Porto encurtou para cinco pontos a desvantagem em relação ao Sporting de Braga e ao segundo lugar, o último que dá acesso à próxima edição da Champions League, ao bater fora o "lanterna vermelha" Belenenses, por 3-0. Hulk regressou com um golo fantástico.

Com o líder Benfica já a 11 pontos, o FC Porto apresentou-se, ainda assim, motivado em Belém e com Hulk de regresso à competição a nível interno, ele que só havia sido utilizado na Champions League desde que foi suspenso em Dezembro. Apesar do ritmo pausado do encontro, os "dragões" conseguiram ganhar vantagem a quatro minutos do intervalo, quando um livre na direita de Hulk permitiu o cabeceamento certeiro de Rolando. No entanto, o momento alto da noite estava reservado para o minuto 51, altura em que Hulk assinou o 2-0 com um portentoso remate de pé esquerdo. E o jogo não terminou sem que Falcao assinasse o seu golo nº18 da temporada (está a apenas um de Cardozo, do Benfica), aos 83 minutos.

Até ao final, destaque ainda para uma jogada já muito perto dos 90 minutos, na qual é mal assinalada uma falta a Hulk, na sequência de um contra-ataque pela ala direita do ataque portista, e em que o número 12 assiste Falcao, que isolado voltou a marcar, desta vez sem efeito para o marcador.

Benfica: A mão no título

Luisão (foto ASF)

Seis. O número de jornadas que separam o Benfica do título, cinco anos depois, uma conquista anunciada e próxima como nunca no passado recente. E o número de pontos que serve de almofada aos benfiquistas e trava o sonho do Sp.Braga em concretizar a sua melhor época de sempre com um inédito triunfo no campeonato nacional. Por tudo aquilo que fez nas vinte e três jornadas que se disputaram, pelo momento que vive, dificilmente o título fugirá ao Benfica. O jogo de ontem, considerado como sendo decisivo, poderá ter uma importância crucial. Será o jogo-chave se os encarnados conseguirem manter a distância alcançada, se aproveitarem a margem que têm, embora sem nunca poderem festejar por antecipação. O Benfica está próximo de ser o futuro campeão nacional, é incontornável. Contudo, terá de se manter em alerta máximo.

Ao Sp.Braga fica, após a derrota na Luz, uma consolação: mantém a vantagem no confronto directo com os encarnados. Pode não valer de muito, é certo, mas também poderá fazer toda a diferença. Em caso de empate pontual, os bracarenses saem por cima. As próximas seis jornadas, longas para o líder e um espaço demasiado diminuto para o perseguidor, terão de ser atípicas para que o Benfica ceda, pelo menos, duas derrotas. Tem jogos complicados, entre eles com o Sporting, em casa, e com o FC Porto, fora, mas não é crível que falhe num momento em que dispõe de todas as premissas para ser bem sucedido. Seria necessário, para além dos tropeções do líder, uma série de seis jogos verdadeiramente perfeitos por parte do Sp.Braga. Não é impossível, mas é improvável. No entanto, nenhum guerreiro baixa a guarda.


Benfica e Sp.Braga estão no topo por mérito próprio, não é ao acaso que discutem o título, são actualmente as duas melhores equipas nacionais. Está longe de ser uma surpresa, contudo o jogo de ontem fez questão de o deixar bem vincado. Mesmo não sendo um jogo de deslumbrar, teve grande emoção e intensidade, apostas dos treinadores, vontade de ganhar. Qualquer uma das equipas percebeu a importância que esta partida poderá ter nas contas finais do campeonato. O Benfica, favorito por jogar em casa, por ter mais recursos e por viver uma fase de extrema motivação, estaria sempre mais próximo da vitória. Percebeu-se desde o primeiro minuto. O Sp.Braga interiorizou que seria suicídio entrar na Luz com descaramento total, preferiu servir-se da sua grande força: a coesão defensiva.

O golo do Benfica surgiu num momento crucial. Marcar mesmo em cima do intervalo, no período de descontos, é um contributo fundamental para tranquilizar a equipa para a segunda parte e, com isso, obrigar o adversário a apostar no recomeço. A importância do jogo, sempre com emoções fortes, eleva o relevo que o tento de Luisão teve. O Benfica partiu para a segunda parte mais confiante, com um golo de vantagem, teve oportunidades para ficar mais confortável no marcador. Seria uma machadada final. Não o conseguiu. Domingos Paciência, primeiro obrigado pela lesão de Mossoró que o fez lançar Luís Aguiar, depois por sua opção jogando Matheus e Rafael Bastos como trunfos em substituição dos apagados Rentería e Hugo Viana - a equipa sentiu a falta do criativo -, modificou a forma de jogar do Sp.Braga.

Mossoró (foto ASF)

Com as alterações efectuadas, o jogo da equipa bracarense melhorou de forma substancial: tirou a posse de bola ao Benfica, conseguiu avançar no terreno, obrigou os encarnados a concentração máxima para impedir que a resposta ganhasse forma. Também Jorge Jesus leu bem o jogo. Lançou Aimar, depois Rúben Amorim: duas apostas para voltar a ter bola, deixar o jogo em ritmo baixo, diminuir a intensidade e não dar espaços para os bracarenses explorarem a rapidez de Alan e Matheus. Tanto Domingos como Jesus estiveram bem nas alterações e na forma como, cada um com os seus interesses, fizeram entrar jogadores frescos. O Sp.Braga,porém, apesar da subida registada, mantinha as dificuldades para chegar com perigo à baliza de Quim. Não virou a cara à luta, deixou uma boa réplica, deu seguimento ao campeonato que tem feito. Mas o Benfica já marcara. E, já se sabe, raramente deixa a vantagem fugir...

Texto de Ricardo Costa para o Negócios do Futebol

Marselha vence Taça da Liga ao derrotar o Bordéus

Marselha de volta aos títulos

O Olympique de Marseille festejou a conquista do seu primeiro grande troféu em 17 anos, ao bater por 3-1 o FC Girondins de Bordeaux, anterior detentor do troféu, na final da Taça da Liga, disputada no Stade de France.

Sem qualquer título conquistado ao mais alto nível desde o triunfo na edição inaugural da UEFA Champions League em 1992/93, o Marselha entrou melhor no encontro disputado na capital francesa, com Hatem Ben Arfa e Brandão a proporcionarem boas defesas a Ulrich Ramé durante a primeira parte. A formação comandada por Didier Deschamps viu-se, pouco depois do intervalo privada do contributo de Mamadou Niang, que saiu lesionado, mas ainda assim acabou por chegar à vantagem à passagem dos 60 minutos, quando Souleymane Diawara, antigo defesa do Bordéus, desviou para o fundo das redes um pontapé de canto cobrado por Lucho González.

Steve Mandanda teve, depois, de se aplicar na baliza do Marselha para evitar que Yoann Gourcuff restabelecesse a igualdade instantes mais tarde. O Marselha, contudo, não tardou a ampliar a vantagem com um golo do recém-entrado Mathieu Valbuena, outro jogador com ligação ao Bordéus no passado, que correspondeu da melhor forma a um passe atrasado de Ben Arfa.

A questão do vencedor do troféu ficou resolvida dez minutos depois, quando o lateral Matthieu Chalmé desviou para o fundo da sua própria baliza um livre cobrado por Valbuena, embora ainda tenha havido tempo para Ludovic Sané apontar o golo de honra do Bordéus, no seguimento de um lance de bola parada batido por Wendel. O Marselha carimbou já, desta forma, um lugar na próxima edição da UEFA Europa League, a menos que consiga na Liga francesa um lugar de acesso à UEFA Champions League.

Manchester endiabrado mantém liderança, apesar de goleada dos blues

United responde a Lampard

Frank Lampard marcou quatro golos e ajudou o Chelsea a golear por 7-1 na recepção ao Aston Villa , mas o Manchester United continua na liderança, com um ponto de vantagem. O também candidato Arsenal não foi além de um empate (1-1) no terreno do Birmingham City .

Tendo marcado cinco golos frente ao Portsmouth FC a meio da semana, o Chelsea (com Paulo Ferreira e Deco a titulares) revelou ainda maior pontaria em Stamford Bridge, num desfecho que significou ainda um rude golpe nas aspirações do Villa em garantir a presença na próxima edição da UEFA Champions League. Os visitantes até responderam bem ao tento inagural de Lampard, aos 15 minutos, com John Carew a restabelecer a igualdade um minuto antes da meia-hora de jogo. Contudo, o médio inglês bisou antes do intervalo, na sequência de uma grande penalidade a castigar uma falta de James Collins sobre Yuri Zhirkov.

Malouda (57 minutos) aumentou a vantagem dos "blues" e Lampard (62 minutos) completou o seu "hat-trick" através de mais um penalty, com Zhirkov a ser novamente derrubado, desta feita por Richard Dunne. Oito minutos mais tarde foi a vez de o próprio Lampard assistir Malouda para o segundo tento do francês, antes de o internacional inglês de 31 anos chegar ao seu golo 100 na Premier League já nos descontos, isto depois de o recém-entrado Salomon Kalou (83 minutos) ter feito o sexto golo dos anfitriões.

Manchester United's Darron Gibson

O Manchester United não acusou a pressão de ter de vencer no terreno do Bolton para voltar à liderança e aplicou uma goleada por 4-0. Nani jogou os 90 minutos, tendo Jlloyd Samuel (na própria baliza), Dimitar Berbatov (2) e Darron Gibson assinado os golos dos "red devils". O Arsenal segue agora a quatro pontos do topo, com Kevin Phillips a responder nos descontos ao tento de Samir Nasri, apontado aos 83 minutos. Na quarta posição, o Tottenham Hotspur FC não deu hipóteses em Londres ao "lanterna vermelha" Portsmouth FC, triunfando por 2-0.

O Hull City aumentou as suas possibilidades de manutenção na sequência de um triunfo por 2-0 sobre o Fulham FCenquanto o West Ham United perdeu pela sexta vez consecutiva, com o Stoke City FC a vencer em Londres por 1-0. O Wolverhampton está a cinco pontos da zona de perigo, depois de ter imposto um nulo ao Everton.

"Acho que vou estar no Mundial", Pepe


http://www.as.com/recorte/20081105dasdasftb_9/XLCO/Ies/Pepe_jugara_frente_Juventus_lesion.jpg


Pepe contraiu, a meio da temporada, uma lesão gravíssima nos ligamentos do joelho direito. Fiel, no entanto, à sua personalidade, o internacional português está a recuperar muito bem e acredita, de forma confiante, que vai estar no Mundial da África do Sul.

Os médicos dizem que o meu joelho está a recuperar muito bem, mas que devo ter algumas precauções. A minha carreira não é só o Mundial. Tenho muita vontade em ajudar a selcção portuguesa e, se o seleccionador me quiser convocar, acho que vou estar no Mundial, disse Pepe.

Tottenham quer juntar Saviola a Defoe

http://pasionalbiceleste.files.wordpress.com/2009/07/4a605dd0d9ace.jpg

O Tottenham avaliou Javier Saviola nas partidas que o Benfica fez contra o Everton e ficou muito entusiasmado com as exibições de El Conejo. Ao que parece, a intenção é contratar o internacional argentino para atacar uma eventual presença na Champions League no próximo ano. Suspeita-se que, na eliminatória contra o Liverpool, estarão emissários dos Spurs bem atentos ao comportamento em campo do antigo jogador de Barcelona e Real Madrid.

Javier Saviola é já o 12º melhor marcador estrangeiro do Benfica, isto contabilizando apenas uma temporada de águia ao peito.

"Não vou sair do Arsenal", Fabregas


http://images.mirror.co.uk/upl/m4/apr2009/1/7/cesc-fabregas-pic-getty-307385419.jpg


Cesc Fabregas veio descansar os adeptos do Arsenal, ao desmentir quaisquer rumores que davam conta da sua saída no próximo ano, com o Real Madrid e o Barcelona, além do Inter, a disputarem afincadamente o jogador. Na semana em que os gunners até vão defrontar o Barcelona, uma das grandes curiosidades é saber como se vai portar Fabregas no regresso a "casa".

Sempre disse que estou feliz no Arsenal. Posso dizer mil vezes que não quero ir para nenhum clube espanhol que ninguém acredita em mim, disse o internacional espanhol.

Benfica (quase) arruma questão do título

Luisão "dispara" Benfica

Um golo do central brasileiro Luisão nos descontos da primeira parte foi suficiente para o Benfica bater (1-0) em casa o Sporting de Braga e abrir uma vantagem de seis pontos no topo da Liga portuguesa quando faltam disputar apenas seis jornadas.

A partida do Estádio da Luz revestia-se de extrema importância para as duas equipas, com o Braga a abordar o encontro com o objectivo de anular os três pontos que o separavam da equipa que havia batido na primeira volta, por 1-0. No entanto, o domínio do encontro na primeira parte pertenceu, quase por completo, ao Benfica, tendo Javier Saviola visto Eduardo negar-lhe o 1-0 quando seguia isolado para a baliza "arsenalista". Contudo, o golo "encarnado" acabou mesmo por surgir já no período de compensação, quando um canto curto do lado direito foi seguido de um cruzamento de Carlos Martins para a área. Javi García cabeceou contra Luisão e este, livre de marcação, bateu Eduardo de pé esquerdo.

O Benfica voltou a entrar melhor na etapa complementar, com o Braga a sentir sempre muitas dificuldades para importunar o último reduto "encarnado". No entanto, o rendimento "arsenalista" foi subindo à medida que o cronómetro ia avançando e Moisés ficou perto de empatar a partida aos 70 minutos, mas o seu cabeceamento levou a bola a passar a rasar o poste. O Benfica pareceu sentir o perigo e tratou de guardar a preciosa vantagem, ao mesmo tempo que dava um passo de gigante rumo à conquista de uma Liga que lhe foge desde a temporada 2004/05. Na outra partida da 24ª jornada disputada neste sábado, um golo de Rui Miguel aos 84 minutos valeu ao Vitória de Guimarães um triunfo por 1-0 na recepção à Académica de Coimbra.

Capas do Dia

Ajuda a manter o Negócios do Futebol!