Benfica vence derby com golos argentinos

Benfica vence derby de Lisboa

O Benfica encurtou para oito pontos a diferença relativamente ao FC Porto, líder da Liga portuguesa, ao derrotar esta segunda-feira o Sporting, por 2-0, no Estádio José Alvalade, na partida que fechou a 20ª jornada.

Os “dragões” tinham ganho por 3-0 ao Nacional em jogo antecipado da ronda realizado no final de Janeiro e os “encarnados”, que na quinta-feira se deslocam ao terreno do VfB Stuttgart na segunda mão dos 16 avos-de-final da Europa League, não desperdiçaram a oportunidade de chegar mais perto do topo ao averbarem a décima vitória seguida na prova, 15ª em todas as competições. Quanto ao conjunto de Paulo Sérgio, que recebe o Rangers na mesma fase da prova europeia, ficou a 13 pontos do rival e a 26 do FC Porto, e, embora continue no terceiro lugar, tem agora o Vitória de Guimarães apenas a um ponto.

Nicolás Gaitán criou a primeira jogada de perigo no terceiro minuto, quando surgiu em boa posição dentro da área após combinar com Javier Saviola, mas o pontapé cruzado do extremo argentino saiu ao lado da baliza de Rui Patrício, o que aconteceu a Eduardo Salvio em cima do quarto-de-hora. Gaitán cruzou da esquerda, Pedro Mendes tentou o corte na área mas a bola sobrou para Salvio que, antecipando-se a Leandro Grimi, rematou na pequena área sem hipóteses para o desamparado guarda-redes dos “leões”.

Aos 26 minutos, Carlos Martins testou a atenção de Patrício de livre directo, enquanto do outro lado Roberto Jiménez viu o remate cruzado de Yannick Djaló errar por pouco o alvo, aos 34 minutos, dez antes de o espanhol defender nova tentativa de longa distância, desta vez de André Santos. Ainda antes do intervalo, Sidnei viu dois cartões amarelos no espaço de cinco minutos (40, 45) e deixou o Benfica reduzido a dez jogadores, pelo que obrigou Jorge Jesus a prescindir de Javier Saviola e a repor o eixo central com dois elementos ao fazer entrar Jardel.

Roberto negou o golo a Matías Fernández aos 53 minutos, altura em que o médio internacional do Chile ganhou um ressalto na zona frontal da área e rematou para excelente do guarda-redes do Benfica, tendo Yannick atirado ao lado na recarga. Cinco minutos volvidos, Hélder Postiga atirou ligeiramente ao lado, de cabeça, na sequência de cruzamento de João Pereira.

Mesmo em inferioridade numérica o Benfica voltou a marcar a meio da etapa complementar, aos 63 minutos. Maxi Pereira cruzou da direita para o pontapé de primeira de Gaitán no coração da grande área com o pé direito, que desviou ainda em Anderson Polga e traiu Patrício antes de entrar na baliza da equipa da casa, que segue assim com um triunfo em cinco partidas. in UEFA.com