O menisco é uma espécie de cartilagem bem maleável, que existe dentro da articulação do joelho, é responsável pela função de amortecer e lubrificar a articulação, bem como reduzir a fricção durante o movimento.
O acto de circular, tornear ou forçar em demasia o joelho com os pés fixos no solo, pode lesionar esta cartilagem, provocando inchaço e dor.
Esses movimentos de circuitar o joelho com os pés fixos são característicos nos jogadores de Basquetebol, Atletismo, Futebol, Voleibol…
As lesões no menisco podem acontecer em qualquer idade. Nos jovens estas lesões ocorrem na sua maioria, através do desporto por uma torção.
Já nos idosos um simples "agachamento" ou tropeço, pode resultar na lesão do menisco. A obesidade e a falta de actividades físicas são factores que podem proporcionar o aparecimento desta lesão.
Mesmo os praticantes activos de exercícios físicos devem ficar atentos quanto ao aquecimento antes das actividades, e também para não exceder o nível da carga física.
O diagnóstico de uma lesão no menisco é feito através do histórico clínico do paciente, do exame físico para detectar a presença de líquido na articulação, além de uma Radiografia ou Ressonância Magnética para a precisão do diagnóstico.
O tratamento das rupturas leves do menisco é feito com repouso, e o tempo de recuperação é de semanas.
Já as mais graves, necessitam de intervenção cirúrgica, sendo a recuperação mais longa, pode levar mais de um ano. Os casos cirúrgicos acontecem mais entre os jovens.
As lesões no menisco podem não incomodar na hora do rompimento. Quando o corpo está quente, as dores sentidas após a lesão são vistas por muitos atletas ou mesmo massagistas apenas como uma simples dor muscular.
Não menospreze uma simples dor na zona articular do joelho.
Texto de Carlos Fernandes/Massagista Desportivo para o Negócios do Futebol
8 comentários:
considero muito boa esta de esclarecer os leitores sobre as lesões, muito comuns nos desportistas e não só, os parabéns pela ideia!
eu jogo futebol, mas amador, e tive uma ruptura do ligamento cruzado anterior, gostaria de ver também, e se for possível, uma referência a esta lesão no futuro, com a opinião do cronista sobre ela.
cumprimentos!
Muito Bom!
Rui eu quis só lhe informar que já fizeram referencia a essa lesão aqui no fórum...procura um bocado para trás que ainda deve ter...
Caro Rui, pode ver um artigo acerca dessa problemática através deste link http://negociosdofutebol.blogspot.com/2009/12/departamento-medico-lesao-de-pepe.html
Cumprimentos e boas visitas
Amigo Rui...
Desde já votos de um Bom Ano de 2010, para si e toda a sua família.
Relativamente ao artigo solicitado pelo amigo sobre L.C.A. cumpre-me informa-lo que já foi postado um artigo sobre esta temática, mais propriamente no dia 15 de Dezembro do ano de 2009, mas caso o amigo tenha alguma duvida é só entrar no Blogue "Abcdesporto/C.Fernandes" e por via e-mail (carlosolemafernandes@gmail.com) expor o seu problema.
É certo que não sou médico, no entanto tenho alguma formação académica nesta matéria e muitos anos como Massagista Desportivo.
Termino amavelmente agradecendo o seu comentário a este artigo.
Saudações Desportivas para todos os Bloguistas em especial para o amigo Rui.
Abcdesporto.
Senhor Carlos Fernandes e restantes participantes do blog, desde já agradeço a resposta e peço desculpa, não tinha conhecimento do artigo que sugeri já existir, dado que comecei a acompanhar o blog muito recentemente. mas dou os parabéns, tem aqui um excelente trabalho, visito o site diariamente!
continuem o óptimo trabalho e um bom 2010 a todos.
depois de ler o referido post sobre LCA, devo dizer que foi a análise mais completa que já li na net, ou até mesmo que já ouvi dos vários médicos que consultei, e por experiência própria, subscrevo tudo o que o senhor explica. parabéns pelo óptimo trabalho.
Amigo Rui:
Não tem nada que pedir desculpas. Como visitante recente deste espaço, como eu sou, entendo plenamente a sua situação.
Estou ao seu dispor e dos demais para qualquer esclarecimento. Diga-se que não sou médico, talvez um curioso, com o curso de massagista desportivo, muitos anos de actividade no ramo e a cadeira de Anatomia feita do 1º ano de desporto, na Escola Superior de Educação de Bragança.
Saudações desportivas.
Abcdesporto