Defesa central na agenda das águias


O Benfica continua empenhado em manter a política de preservação dos seus melhores jogadores no plantel, mas também está precavido para a eventualidade de perder uma das jóias da equipa, caso surja uma proposta irrecusável. Um cenário que ganhou força nos últimos dias, com o Manchester City a preparar uma oferta milionária para contratar David Luiz já em Janeiro.

O alarme não soou na Luz mas as notícias diárias que dão conta do interesse dos principais clubes europeus em David Luiz levaram os encarnados a avaliar vários defesas-centrais que podem reforçar a equipa, na reabertura de mercado. É verdade que o Benfica protegeu o internacional brasileiro com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que nenhum clube está na disposição de pagar, mas , seguramente, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, terá de considerar uma mega-oferta, mesmo longe dos valores da cláusula.

David Luiz afirmou, recentemente, que o futuro a Deus pertence, abrindo a possibilidade de deixar a Luz «em Janeiro ou em 2015», ano em que acaba o seu contrato, cuja renovação (e respectivo aumento de salário) está suspensa, depois de já ter sido debatida entre o Benfica e o representante do jogador. O jovem central, de 23 anos, lembrou que na última época foi o único a assumir o compromisso de continuar na Luz, apesar da cobiça de vários clubes. Mas, desta vez, não garantiu a continuidade no clube para além de Janeiro. Após o jogo com o FC Porto, David Luiz chegou a confidenciar, também, que ficar no Benfica era uma questão de honra, porém as circunstâncias mudaram desde que foi apontado, por alguns adeptos e por alguma crítica, como um dos principais responsáveis pela temporada pouco feliz dos encarnados.