De Olhos no Futuro: Tomas Necid

http://www1.pictures.gi.zimbio.com/FC+Saturn+Moskovskaya+Oblast+v+PFC+CSKA+Moskva+2kCG4M5mmfPl.jpg

O Negócios do Futebol volta com sua rubrica "De Olhos no Futuro" depois de um interregno de mais de um mês. Desta vez vamos abordar a curta, mas promissora carreira de Tomas Necid.

Necid, avançado de 20 anos, é uma das maiores promessas do futebol checo. Dotado de uma poderosa estampa física (1,90m) o ponta-de-lança do CSKA de Moscovo tem atraído o interesse de Juventus e Bayern Munique, embora o jogador já tenha manifestado a vontade em evoluir no clube russo que no princípio da época gastou 4 milhões para tirar o avançado do Slavia de Praga.

Apesar da sua estatura elevada, Necid não é o típico avançado de área que se coloca entre os defesa, aproveitando falhas defensivas. Pelo contrário, é um avançado bastante móvel com bastante técnica, que gosta de efectuar movimentos verticais. Remata bem com os dois pés, embora o seu preferido seja o direito. E, claro está, é exímio no jogo aéreo, o que lhe permitiu em 2008-09 ser o melhor marcador da Liga Checa na primeira volta, com 11 golos em 16 jogos.

Aleksandr Sheshukov (L) of FC Moscow battles for the ball with Tomas Necid of PFC CSKA Moscow during the Russian Football League Championship match between FC Moscow and PFC CSKA at the Eduard Streltsov Stadium on June 14, 2009 in Moscow, Russia.  (Photo by Dmitry Korotayev/Epsilon/Getty Images) *** Local Caption *** Tomas Necid;Aleksandr Sheshukov

O jogador começou sua carreira nas escolinhas do Sokol Stodulky, mas cedo despertou a atenção do Slavio de Praga, mudando-se para esta clube ainda muito jovem. Em Setembro de 2006 estreou-se pela equipa principal, tendo marcado o seu primeiro golo um mês depois. Porém, com pouco espaço na equipa, o avançado foi emprestado na época 2007-08 ao Jablonec. Embora tenha chegado a meio da época, os seus 5 golos contribuiram para impedir a descida de divisão do modesto clube checo e as suas exibições foram convincentes, ao ponto de ter tido a oportunidade de representar, na época seguinte, o Slavia de Praga.

Em 2009, o CSKA pagou cerca de 4 milhões de euros pelo checo, que em 2008 foi a estrela da selecção sub-19, vice campeã europeia. Pelo clube de Moscovo marcou 9 golos em 27 partidas e é apontado pela crítica como a futura referência do ataque da selecção da República Checa.