Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - O Regresso dos Papões?

Como é sabido, esta temporada tem de ser muito bem preparada pelo FC Porto para não cometer os mesmos erros que cometeu na Época anterior. O excesso de confiança e a contratação para a comissão foi um destes erros que deu um enorme amargo de boca a muitos Portistas e não só. Contratações como a de Predigrer, Tomás Costa, Valeri, Guarin, Mariano e Farías não se podem repetir se os Dragões querem entrar no rumo certo. Pinto da Costa e os amigos que tenham paciência, mas os Srs. estão lá para servir o clube e não para enriquecer à custa deste.

É pelo menos esta ideia que tenho desde que chegou o treinador Villas-Boas e se deu uma autêntica revolução na equipa técnica. Contudo, estas notícias dos jornais OJOGO e ABOLA do passado dia 24 de Junho, trazem-me muitas preocupações:

«Na semana em que Nuno rescindiu o contrato que o ligava ao FC Porto por mais uma época, a SAD alinhavou a contratação do polaco Kieszek ao Braga. O vínculo do guarda-redes ao FC Porto ainda não está totalmente definido, faltando esclarecer a duração do contrato, por exemplo, mas sabe-se que o negócio entre os dois clubes está muito bem encaminhado. Kieszek junta-se assim a Helton e a Beto, dado que Ventura, chamado para o estágio, será emprestado a um clube da Liga Sagres (ver mais noticiário sobre a baliza na página 20).»

«Rafael Bracali, guarda-redes do Nacional da Madeira, é o nome eleito por André Vilas Boas para integrar o lote de guarda-redes do FC Porto para a próxima temporada, embora Kieszek, do Sp. Braga, seja uma opção a ter muito em conta. Dado como muito próximo de assinar pelos dragões nas notícias que ontem correram, o facto é que polaco não pode cantar vitória, nem tão pouco pode saltar António Salvador, líder dos minhotos, que exerceu o direito de opção... para o transferir e tem alguma pressa em o negociar.»



Tudo isto me preocupa por uma de três razões:

  • Pinto da Costa e os seus comparsas da SAD querem ganhar umas Comissões com a Contratação de Jogadores que não tem o mínimo estatuto para jogar de Azul e Branco;

  • A vinda de um destes GR implica a saída forçada de Beto ou de Helton, dado que nenhum deles tem idade para ser o terceiro Guarda-redes dos Dragões;

  • Será com toda a certeza mais uma tentativa de os Agentes dos Jogadores venderem os passes dos seus Representados nos Jornais para, desta forma, forçarem uma saída dos Clubes onde ainda tem um Contrato para cumprir.
Para ser sincero, conhecendo a forma como as coisas são feitas no Dragão e depois de muitos anos a assistir a este triste espectáculo, penso que as comissões vão voltar a falar mais alto e o FC Porto vai contratar um substituto de Nuno que vem apenas trazer despesa e que não será nunca utilizado pelo treinador.


Não era muito melhor e, de longe, mais rentável o FC Porto apostar em Ventura ou num Júnior da Formação para ocupar o lugar de 3º GR deixado em aberto pela saída de Nuno? Porque se esta vaga for ocupada por Kieszek ou Bracali, vamos ter mais uma vez um “penedo” encalhado no Plantel Portista que mais tarde ninguém vai querer contratar. Já não chegou o que se passou durante a era Jesualdo? Pelos vistos parece que os Papões voltaram á SAD Azul e Branca… Depois andem a atirar areia para os olhos do pessoal com os discursos dos Túneis e das Promessas que não se cumprem.

Uma última palavra para dar a conhecer a minha indignação com a estupidez militante que grassa pelo nosso Portugal… Então a Selecção Portuguesa empata com o Defensivo e sempre eficaz no Contra-ataque Brasil de Dunga e passa aos Oitavos de Final do Campeonato do Mundo e ainda existe gente que tem a distinta lata de contestar as opções de Queiroz? Haja paciência para aturar tanta Clubite aguda… E já agora, por onde anda o “Mestre-de-Obras” Manuel José?

Crónica semanal de Pedro Silva (The Blue One) para o Negócios do Futebol