Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - Obrigado Professor

Está consumado. O Futebol Clube do Porto e Jesualdo Ferreira puseram fim a uma ligação que deu ao Clube o Tetra-Campeonato (Jesualdo conquistou 3 Campeonatos seguidos, sendo que o primeiro desta série de 4 foi obra de Co Adriaanse, tornando-se desta forma no primeiro Treinador Português a conquistar três Campeonatos seguidos), 2 Taças de Portugal seguidas (e com este feito, Jesualdo igualou o Engenheiro Fernando Santos que também conquistou este troféu por duas vezes seguidas) e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Para certos Adeptos de determinados Clubes, estas conquistas aliadas á formação de talentos como Lisandro, Lucho, Anderson, Paulo Assunção, Bruno Alves, Raul Meireles, Aly Cissokho, Pepe que deram, ou darão, um lucro de Milhões de € por causa das suas transferências podem ser motivo de festa e de orgulho. Mas para os Portistas este cenário não é aceitável.

Jesualdo nunca foi bem sucedido no plano externo, sendo que o melhor que conseguiu foi alcançar os Quartos de Final da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Manchester United, e isto nenhum Dragão lhe perdoa. A ambição faz parte do gene dos Portistas e o vasto Currículo Internacional que o Futebol Clube do Porto tem actualmente (é o Clube Português com mais Títulos Internacionais e que mais vezes levou longe o nome de Portugal), contrastavam com o conservadorismo de Jesualdo na hora de dar a táctica.


Aliado a este facto, o antigo Técnico dos Azuis e Brancos nunca estabeleceu uma grande empatia com os Adeptos. Tal situação pode ser atribuído a vários factores; o primeiro dos quais o facto de Jesualdo Ferreira ter uma carreira ligada ao grande rival, o Benfica, que serviu durante vários anos, como Treinador Adjunto e, mais tarde, como Técnico principal. Por outro lado, a sua postura introvertida e discreta, que se reflecte até na expressão facial de alguém que parece quase sempre zangado, não teve o condão de cativar os Adeptos, cujo grau de exigência em relação a ele foi sempre elevado.

O certo é que Jesualdo Ferreira foi várias vezes contestado pelo Tribunal do Dragão, a despeito dos 3 títulos conquistados, e suscitou, também, divergências de opinião no seio da própria Administração da SAD em relação à sua continuidade no cargo. Penso que apesar de tudo, nós Portistas, temos de estar agradecidos a este Homem que, para além dos Títulos Conquistados, tantas vezes deu o peito ás balas quando ninguém da Direcção Portista quis falar aquando do famoso Processo Apito Dourado. Quando era preciso defender o Clube, Jesualdo estava lá e pouco se importava com a sua imagem, pois para ele o Clube que representou era a prioridade. Um acto de Coragem e de grande profissionalismo.



Não sou, nem nunca fui grande admirador de Jesualdo, mas tenho a obrigação de dirigir ao Professor um Muito Obrigado por tudo o que fez ao longo destes 3 anos e espero sinceramente que a sua aventura num outro Clube lhe traga tanto sucesso como o que teve na Invicta.

Para terminar queria deixar aqui um recado: Tenho lido uma série de Comentários agressivos da autoria de pessoas mal formadas e sem carácter que tem feito ameaças ao “Negócios do Futebol ”. Não vos adianta terem esta postura, pois enquanto o Moderador deste espaço manifestar a sua vontade em que eu escreva aqui, eu continuarei a participar com uma Crónica Semanal. O tema é o que eu achar que é mais conveniente debater e expor cumprindo as regras da boa educação e respeito. Não sou Anti-Benfica, não estou contra ninguém nem nenhuma Instituição. Mas não posso deixar de discordar com certas coisas que elementos ligados ao Benfica e Liga, por exemplo, dizem e fazem. Não posso concordar com a maneira como se tratam certos problemas quando a Cor é Azul e Branca e quando esta é Vermelha e Branca.



Vivemos num Estado Democrático e de Direitos onde a Censura é coisa do Passado. Não sou o Dono da Razão, nem quero sê-lo nunca, e todos podem e devem procurar mostrar que estou errado, Mas devem fazê-lo sem recorrer ás ameaças e falta de educação. Aprendam a respeitar para serem também respeitados e dediquem-se à arte de contra argumentar e não de difamar e de mal tratar. Se não o sabem ou não o querem fazer, então que se calem para sempre senão caem no ridículo e no esquecimento.

Crónica semanal de The Blue One para o Negócios do Futebol

Ronny junta-se ao irmão Rafael no Hertha


O defesa do Sporting tornou-se jogador do Hertha de Berlim, de acordo com o próprio emblema germânico. Ronny junta-se ao irmão Rafael no clube alemão ao assinar um vínculo para as próximas três temporadas.

Ronny terminava contrato com os «leões» no final do presente mês e não entrava nas contas de Paulo Sérgio. O lateral jogou mesmo a última época emprestado ao União de Leiria. De recordar que a formação berlinense acabou despromovida para a segunda divisão do futebol alemão. in A Bola

Higuaín renova com o Real Madrid até 2016


Real Madrid e Gonzalo Higuaín chegaram a um princípio de acordo com a renovação do avançado argentino. “El Pipita” ficará no Santiago Bernabéu até 2016, avança a “Marca”.

A reunião entre a direcção blanca e o pai e representante de Higuaín, Jorge, teve lugar após a apresentação de José Mourinho e acabou por dar frutos.

Jorge Valdano, director desportivo dos merengues, já havia declarado o goleador argentino como intransferível, depois de ter surgido o interesse do Manchester City. Agora o avançado ficará «preso» no Real Madrid até 2016, afastando o assédio dos citizens.

Bétis não abre mão de Emana

http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Austria+v+Cameroon+International+Friendly+isZl0l5RZPwl.jpg

O presidente do Bétis de Sevilha não está disposto a perder o camaronês Emana. O jogador, pretendido pelo FC Porto, tem 27 anos, mas é um elemento fundamental para a nova época, já que o conjunto andaluz está a lutar pela subida e tenciona actuar na 1ª Liga Espanhola na próxima temporada.

Recorde-se que Emana já esta segunda-feira, deu conta do seu agrado quanto a uma possível mudança para os "azuis-e-brancos" mas Pepe León Gómez, presidente do Bétis, numa entrevista a Bola Branca, avisa que não será fácil para os "dragões" a aquisição do médio camaronês, negando negociações com o clube português.

"Nesta altura não estamos a tratar de nenhuma negociação, porque ainda estamos implicados na luta pela subida e só pensamos nisso, neste momento. Não queremos vender e muito menos jogadores bons porque, se subirmos, precisamos dos melhores. E o Emana é muito importante para nós", começa por dizer o líder da equipa sevilhana. Pepe León Gómez elogia a qualidade de Emana, considerando-o um jogador de selecção e de valor indiscutível: "É um jogador magnífico. Está na selecção dos Camarões, onde há bons jogadores. Está ao lado de Eto'o".

Srna deve assinar pelos blues

http://www3.pictures.zimbio.com/gi/England+v+Croatia+FIFA2010+World+Cup+Qualifier+U3soxOWNXpKl.jpg

O campeão inglês está prestes a contratar o internacional croata de 28 anos, numa transferência que deverá render 16,5 milhões de euros ao actual clube de Srna, o Shakhtar Donetsk, no qual o versátil defesa/médio conquistou a última Taça UEFA.

«O negócio ainda não está fechado», disse Srna ao jornal britânico The Sun. «Tenho de me reunir com o presidente do Shakhtar, já que estas matérias não podem ser tratadas pelo telefone». Ainda assim, Tottenham e Bayern de Munique mantêm-se interessados em adquirir o jogador.

Jorge Costa substitui Villas-Boas no comando técnico da Académica


Jorge Costa é o treinador escolhido pela direcção da Académica de Coimbra para substituir André Villas-Boas.

Depois de duas épocas ao serviço do Olhanense, Jorge Costa prepara-se para orientar um histórico do futebol português, depois de passagens por Olhão e Braga. De acordo com o diário Record, Jorge Costa será apresentado até ao final da semana como técnico da Académica de Coimbra sucedendo a André Villas Boas que ruma ao Dragão.

O diário desportivo adianta ainda que Jorge Costa já acertou todos os pormenores com os dirigentes da Briosa num contrato válido por duas temporadas. O Record, através de fonte interna do clube, adianta ainda que Jorge Costa será apresentado na próxima quarta-feira. O jornal desportivo A Bola também avança a ida de Jorge Costa para Coimbra, adiantando que o plantel academista irá receber por empréstimo alguns jogadores vinculados ao FC Porto, ao exemplo do que aconteceu em Olhão com Castro, Ukra Ventura e Tengarrinha.

O antigo central prepara-se para comandar o seu terceiro clube enquanto treinador, depois de passagens por Sporting Braga e Olhanense. Em 50 jogos disputados na Liga principal como treinador, Jorge Costa tem um registo de 14 vitórias, 20 empates e 16 derrotas, somando no total 62 pontos. Jorge Costa sagrou-se campeão da Liga de Honra com o Olhanense.

Nova proposta por Maniche


O Sporting apresentou nova proposta ao jogador. SAD leonina faz esforço financeiro para resgatar atleta, actualmente sem clube. Experiencia de Maniche interessa ao clube de Alvalade.

A SAD do Sporting e a Gestifute, empresa que representa Maniche, voltaram a sentar-se à mesa de negociações para tentar convencer o ex-internacional português a vestir a camisola do Sporting. De acordo com o diário “A Bola”, o Sporting apresentou uma nova proposta ao jogador de 32 anos depois de uma primeira ronda negocial sem efeito. Na primeira proposta apresentada a Maniche os valores do salário não seduziram o médio pelo que a SAD leonina voltou à carga com uma proposta mais elevada. As negociações tinham sido interrompidas porque os números apresentados estavam longe das expectativas de Maniche.

O jogador de 32 anos rescindiu com o Colónia, com quem tinha mais um ano de contrato, pelo que a sua contratação implica apenas a negociação do seu salário. Maniche auferia no Colónia cerca de 2 milhões de euros líquidos por temporada.

Maniche tem um perfil que se encaixa no projecto de José Eduardo Bettencourt, que pretende de dotar o plantel leonino com jogadores mais experientes para que haja uma dinâmica construtiva entre jovens jogadores formados no clube e jogadores experientes. O presidente do Sporting afirmou por diversas vezes ao longo da época passada que o seu projecto para o futebol assenta essencialmente na formação mas também necessita de jogadores experientes no balneário para ajudar na integração dos mais jovens.

Mano Menezes 'recusa' FC Porto


O treinador brasileiro foi apontado como um dos nomes mais fortes para a sucessão a Jesualdo Ferreira, a par de André Villas-Boas, mas descartou sair agora do Corinthians para os dragões.

Num momento em que a escolha de André Villas-Boas parece cada vez mais uma certeza no Dragão, o brasileiro Mano Menezes veio colocar-se fora da corrida para a sucessão a Jesualdo Ferreira no FC Porto.

"Neste momento não saio. Gosto muito de cumprir os compromissos que tenho e assumi uma responsabilidade com o Corinthians quando estendemos o contrato após a eliminação na Copa Libertadores. Estou aqui para chefiar uma transformação, por isso demos prosseguimento ao trabalho", afirmou o técnico. Mano Menezes tem contrato com o Corinthians até 2011, equipa que lidera actualmente o Brasileirão.

José Mourinho apresentado no Real Madrid

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/espanha/valdano3.jpg

Ao contrário do que acontece com as sonantes contratações do clube de Madrid, a apresentação de José Mourinho, considerado por muitos o melhor treinador do Mundo, foi bastante discreta.

O português José Mourinho reconheceu que é um «orgulho» ter assinado pelo Real Madrid e ser o novo treinador, mas assegurou que «bonito, bonito, bonito é ganhar» ao serviço do colosso espanhol.

«Não sei se nasci para treinar o Real Madrid, mas seguramente nasci para ser técnico de futebol. Gosto de desafios importantes. A minha atracção pelo Real está ligada à sua história, as suas frustrações nos últimos anos e pelas suas expectativas de vitória. É um clube único e para um jogador ou treinador importante não estar no Real Madrid é uma desilusão na sua carreira. Por sorte, pelo meu trabalho, pela minha carreira, agora tive a oportunidade de orientar o Real Madrid. É um orgulho, mas o mais bonito, bonito, bonito, não é treinar ou jogar no Real Madrid. O mais bonito, bonito, bonito é ganhar no Real Madrid. Essa é a minha motivação», realçou José Mourinho



Aston Villa na corrida por Evaldo

http://www.abola.pt/img/fotos/braga/evaldo2.jpg

O defesa esquerdo do Sporting de Braga parece estar mesmo de saída do clube bracarense a Inglaterra pode ser o seu destino. A imprensa britânica e portuguesa avançam o interesse do Aston Villa no jogador português, natural de Rio Piraciciba, Brasil.

O esquerdino de 28 anos parece estar mesmo de saída de Braga, tendo a direcção do clube precavido essa situação com a contratação de dois jogadores para aquela posição. Dois milhões e meio é o preço mínimo para tirar o jogador da equipa, que também interessa ao Sporting CP.

João Paulo abandona Portugal

http://www.abola.pt/img/fotos/portuguesesASF/joaopaulopinto1.jpg

O avançado João Paulo, de 30 anos, vai assinar um contrato válido para as próximas duas épocas com o Olympiacos Nicósia, clube que garantiu a subida à 1.ª Divisão do Chipre. O jogador tinha clubes portugueses interessados, mas o clube cipriota ofereceu melhores condições.

O ex-Leixões vai viver assim a sua terceira aventura no estrangeiro após as passagens por Tenerife (Espanha) e Rapid Bucareste (Roménia). Pedro Duarte e Helder Sousa são outros portugueses que o acompanharão nesta aventura, já que representam o mesmo clube cipriota.

Internacional nigeriano reforça Sp. Braga


Elderson Echiéjilé, em final de contrato com o Rennes, assinou pelo Sp. Braga, revelou o irmão e representante, Emmanuel, em exclusivo ao site “MTNFootball”.

Echiéjilé é lateral esquerdo e a sua contratação, juntamente com a de Sílvio encerram o dossier sobre aquela posição do plantel minhoto, já que a saída de Evaldo é cada vez mais uma realidade. «Ele assinou um contrato de quatro temporadas com o Sp. Braga, que terminou em segundo na Liga portuguesa e vai estar na Liga dos Campeões na próxima temporada», afirmou o agente.

Ainda de acordo com Emmanuel, o jovem defesa nigeriano «já visitou as instalações do clube e ficou muito agradado com as suas ambições.» «Tanto o treinador [Domingos Paciência] como o presidente [António Salvador] contam com ele. É uma mudança que abre imensas oportunidades ao Elderson», reforçou.

Sílvio (foto ASF)

Silvio também reforça lateral-esquerda

Sílvio vai ser reforço do Sp. Braga na próxima época. Entre a Direcção do Rio Ave e a Administração existe há já algum tempo uma base de entendimento para a transferência do lateral-esquerdo para o vice-campeão nacional.

Como compensação, para além de uma verba, os vila-condenses receberam a cedência, por uma época, do atacante Yazalde, havendo espaço para o empréstimo de mais um jogador dos quadros arsenalistas, se Carlos Brito assim o desejar.

O defesa esquerdo ainda não assinou contrato (que deverá ser de quatro anos), mas logo que estejam definidas pequenas arestas do negócio, irá oficializar a ligação.
in A Bola

Capas do Dia

Carlitos pode juntar-se a portugueses no Málaga

http://cache.daylife.com/imageserve/06meaOEa3l87a/610x.jpg

O clube andaluz onde actuam Helder Rosário e Duda poderá ter mais um português na equipa, já que os espanhóis estão muito perto de garantir a contratação do extremo do Basileira, Carlitos. O jogador de 28 anos jogou em Portugal no Estoril e Benfica, tendo ganhado notoriedade na Suiça, ao serviço do Sion e Basileia, onde actua há 3 anos.

O jogador deverá assinar um contrato válido até 2013 pelo clube que recentemente foi comprado por um investidor do Médio Oriente, o que permitiu salvar o clube de várias dívidas.

Amauri com mercado na Alemanha


O avançado italo-brasileiro poderá estar de saída da Juventus, tal como o seu compatriota Diego, uma vez que depois da época desastrosa em que apenas foi possivel garantir o apuramento para a Liga Europa, os dirigentes do clube de Turim pretendem fazer uma renovação do plantel, que incluirá a contratação de caras novas e o abandono de alguns jogadores cujo rendimento tem vindo a ser analisado.

O avançado, autor de cinco golos em trinta jogos na Serie A, é pretendido por clubes alemães entre os quais o Bayern de Munique, porém os italianos pedem cerca de 13 milhões para libertar o jogador. O interesse da equipa dos Bianconero em Bastian Schweinsteiger poderá facilitar uma negociação entre os dois clubes, sendo que Amauri e/ou Diego poderão ser usados como moeda de troca.

Tottenham renova com Modric por mais seis anos

http://www4.pictures.gi.zimbio.com/Manchester+United+v+Tottenham+Hotspur+Premier+C9ahiYBzGL0l.jpg

Luka Modrić comprometeu-se com o Tottenham por mais seis anos, renovando contrato com o emblema de White Hart Lane até 2016.

Contratado ao NK Dinamo Zagreb no Verão de 2008, o médio croata marcou por três vezes em 25 jogos da Premier League na época 2009/10, temporada na qual os "spurs" terminaram no quarto lugar, que lhes valeu a participação no "play-off" da UEFA Champions League. "O Tottenham deu-me a oportunidade de jogar na Premier League, por isso quero alcançar muito sucesso ao serviço do clube", afirmou Modrić, de 24 anos.

http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Manchester+United+v+Tottenham+Hotspur+Premier+Nau2_DPBruUl.jpg

"Sim, existiram sondagens por parte de outros clubes, mas eu não tenho interesse em partir. O quarto lugar na temporada que findou foi o indicativo do nível a que está o clube, e sinto que posso continuar a melhorar e conquistar tudo o que quero ao serviço dos "spurs". Carlo Cudicini e Ledley King também já tinham renovado contrato depois do final da época.

Farense consegue regresso à II

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuCM_B7d7wFV8jP1DzmPjQhOxlIP9PrqyhYIaWz9x-BIM0EU0W_tU8zCz0cV-Au3HU5kgMZwYonm1CV-SSoH3DhxzmNlVXiXPyIfWzvQG88uVdbOjw6_iPcicUByamacwodAELWylS6c_y/s1600/SDC11764.JPG

Com perto de oito mil adeptos nas bancadas do Estádio S. Luís, em Faro, o Farense garantiu hoje a subida à II Divisão após derrotar o Cova da Piedade por 1-0. A equipa algarvia precisava da vitória para conseguir a promoção e o único golo da partida foi apontado aos 16 minutos, pelo avançado Bruno, na sequência de um pontapé de canto.

Com este resultado, o Farense garantiu o segundo lugar na fase de apuramento, atrás do Juventude de Évora que também subiu à II Divisão. No ano de celebração do centenário, o clube de Faro vai apagando aos poucos a parte mais obscura do seu passado e que, no princípio desta década, depois da hecatombe que atingiu o clube e o retirou dos palcos principais do futebol português.

Tiago e Diego por Agüero


Tal como o Negócios do Futebol já havia noticiado
, a Juventus está a ponderar muito seriamente a contratação de Sergio Kun Agüero, sendo que para tal irá despender uma elevada quantia de dinheiro e usar dois trunfos que deverão interessar aos colchoneros. Tiago está emprestado ao clube de Madrid desde Janeiro e a direcção colchonera já mostrou interesse em manter o jogador português.

Já Diego tem sido uma grande desilusão na Velha Senhora, depois dos 25 milhões de euros gastos no Verão passado para contratar o brasileiro ao Werder Bremen. Os dois jogadores permitirão ao clube treinado por Del Neri abater uma parte da quantia monetária a gastar pelo argentino, quantia esta que deverá rondar os 30 milhões de euros.

Westermann: mais um nome riscado da Alemanha

http://cache.daylife.com/imageserve/05uu1Tv7vAgQF/610x.jpg

Heiko Westermann, jogador do Schalke 04, é mais um nome da Mannschaft que está de fora do Mundial. Depois de terem ficado sem René Adler, habitual guarda-redes, ainda antes de Joachim Low, assim como Michael Ballack, e ainda Trasch - este já na concentração -, os germânicos estão agora privados do defesa. Low lamentou a baixa, pois Westermann era um jogador polivalente, essencial numa competição de grande intensidade.

Heiko iria desempenhar um papel fundamental na nossa equipa, seria muito importante para nós por ser um jogador polivalente. Estava numa forma física notável, anunciou o desiludido Joachim Low.

2,5 milhões entre Alan e Alvalade


Alan, médio ofensivo de 30 anos do Sporting de Braga e grande desejo de Paulo Sérgio para a temporada 2010/11, só poderá ingressar no Sporting por uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros.

Neste momento, a pretensão do treinador leonino assume-se como muito difícil de concretizar, não só devido aos valores que implica a transferência, mas também porque Alan é considerado uma mais-valia desportiva para o plantel bracarense da próxima temporada.

Concretamente em relação à vertente financeira, António Salvador, líder do Sp. Braga, já terá recebido propostas na ordem dos 2 milhões de euros e nem sequer se sentou à mesa para começar a conversar, deixando bem claras as suas intenções. Mais que isso, o interesse em Alan não vem apenas de Alvalade, pelo que o jogador poderá mesmo ter um futuro diferente caso o Sporting não esteja disposto a investir o dinheiro pedido pelo Braga.

Inglaterra conquista europeu sub-17


A Inglaterra recuperou de uma desvantagem para vencer o Campeonato da Europa de Sub-17 pela primeira vez, numa final de alto nível frente a uma talentosa selecção espanhola.

Campeã europeia duas vezes nos últimos três anos, a Espanha dominou os primeiros 30 minutos e chegou à vantagem quando o remate de Gerard foi desviado por Andre Wisdom. No entanto, o defesa inglês fez de cabeça o empate e, no início da segunda parte, Connor Wickham fez o 2-1, resultado que a Espanha não foi capaz de alterar, apesar do apoio da selecção principal, apurada para o Campeonato do Mundo, e que esteve presente no Estádio Rheinpark. Gerard, o veloz extremo-direito espanhol, parecia decidido a criar problemas à Inglaterra desde o início, enquanto no extremo oposto Jesé Rodríguez enganou Bruno Pilatos e cruzou para Jorge Ortí, que rematou ao lado. A Inglaterra acabou por assentar o seu jogo, com Joshua McEachran a encontrar Connor Wickham, mas o remate deste foi desviado por cima da baliza. Chuva intensa tinha caído horas antes do início da partida, o que tornou o relvado problemático para a Inglaterra, mas a Espanha, pelo contrário, parecia mais à-vontade, com Gerard a dificultar a tarefa defensiva do lateral-esquerdo Luke Garbutt.

A Inglaterra respirou de alívio quando aos 21 minutos o livre de José Campaña foi de encontro à cabeça de Ross Barkley - e a bola acertou na parte de fora do poste. No entanto, no canto que se seguiu, marcado à maneira curta, o cruzamento de Gerard do lado esquerdo foi desviado sem querer por Wisdom para a própria baliza. Wisdom não demorou muito tempo a redimir-se. William Keane, que esteve em dúvida até ao apito inicial, ajudou a Inglaterra a ganhar um canto, e McEachran colocou a bola na perfeição em Wisdom, que empatou de cabeça. Foi assim contra a corrente do jogo que a Inglaterra encontrou novo ânimo, e McEachran atirou de longe mas por cima, enquanto Keane cruzou para Wickham, que forçou Adrián Ortolá a uma boa defesa.



E se a Espanha pensava que podia restabelecer a sua superioridade rapidamente, Wickham fez questão de assegurar o contrário. Partindo do lado esquerdo do ataque, em diagonal para a grande área, passou por três adversários e rematou sem hipóteses para Ortolá. A Espanha fez entrar Pablo, cuja utilização tinha sido preponderante depois de ter estado empatada frente à Turquia, na meia-final, e Gerard voltou a estar em evidência, com um remate em arco que passou perto do poste. A Espanha tinha dificuldades em lidar com a capacidade técnica de Wickham, que voltou a enganar a defesa, mas o remate não acertou no alvo. Gerard respondeu, levando a melhor sobre Pilatos e picando a bola, que passou perto do ângulo superior da baliza. Momentos depois, Gerard atirou ao lado, não aproveitando a defesa incompleta de Jack Butland a cruzamento de Pablo.

Jesé não estava a ter o mesmo impacto que o seu colega no flanco oposto, mas mostrou fino recorte técnico para criar uma ocasião de golo, defendida com mestria por Butland, que começou o torneio com suplente. Seguiu-se uma oportunidade ainda mais flagrante, quando o corte de Wisdom bateu em Garbutt e ressaltou para o poste da baliza inglesa. A Espanha pressionava bastante para tentar chegar a nova igualdade, mas Paco, melhor marcador da competição, não conseguiu aumentar a conta pessoal de seis golos no Liechtenstein e Ortolá teve que negar o golo a Wickham numa jogada de contra-ataque. Desta forma, chegou ao fim a espera de 17 anos da Inglaterra para conquistar um título europeu no escalão masculino desde o triunfo dos Sub-18 em 1993.

Autogolos do Japão dão vitória tangencial a Inglaterra


A Inglaterra precisou de dois autogolos, depois de Frank Lampard ter falhado um penalty, para vencer o último amigável antes do Campeonato do Mundo da África do Sul.

Com sete dos 30 pré-convocados de Fabio Capello a serem preteridos na terça-feira, quando o italiano anunciar a lista final de 23, a Inglaterra pareceu nervosa ao longo de todo o encontro. Tulio Tanaka colocou o Japão a vencer na primeira parte, mas o próprio e Yuji Nakazawa marcaram na baliza errada na etapa complementar, num jogo disputado sob chuva torrencial em Graz, na Áustria.

A Inglaterra sofeu um golo num lance de bola parada na segunda-feira passada, frente ao México, jogo que venceu por 3-1, e viu-se em desvantagem através de um lance semelhante, logo aos sete minutos, quando Tanaka correspondeu da melhor forma a um canto e rematou de primeira, batendo David James. Apesar das cinco substituições efectuadas por Capello ao intervalo terem revigorado a Inglaterra, o guarda-redes suplente Joe Hart teve de se aplicar para evitar o golo de Keisuke Honda. Do outro lado, o guardião japonês, Elji Kawashima, foi ainda mais impressionante cinco minutos depois, mergulhando para a sua direita para defender um penalty de Frank Lampard, depois de o livre do médio do Chelsea FC ter sido desviado com a mão por um adversário.

Kawashima foi finalmente desfeiteado aos 72 minutos, quando Tanaka, inadvertidamente, desviou a bola de cabeça para a própria baliza, depois de um cruzamento de Joe Cole. O seu parceiro da defesa, Nakazawa, cometeu o mesmo erro sete minutos depois, com o desvio a cruzamento rasteiro de Ashley Cole a trair Kawashima. Emile Heskey podia ter feito o terceiro, mas cabeceou ao lado para a Inglaterra, que começa a participação no Mundial frente aos Estados Unidos, no dia 12 de Junho.

Evaldo apontado ao Aston Villa


O lateral-esquerdo do Sp. Braga, Evaldo, surge este domingo associado ao interesse do Aston Villa, da Premier League.

Naturalizado português, o jogador, de 28 anos, ingressou no emblema arsenalista em 2008/2009, depois de quatro temporadas ao serviço do Marítimo. As boas exibições de Evaldo fizeram despertar o interesse do Sporting no seu concurso e, pelos vistos, também de clubes estrangeiros, com o Aston Villa a entrar na corrida.

Kaká por Lampard é uma possibilidade


Segundo avança a imprensa inglesa deste domingo, Chelsea e Real Madrid poderão chegar a um acordo no que toca à transferência do brasileiro Kaká para terras de sua majestade e de Frank Lampard para a capital espanhola.

O brasileiro tem sido apontado como reforço do Chelsea e Mourinho parece estar disposto a libertá-lo, caso Lampard se junte ao Real. A chegada do português ao Santiago Bernabéu pode mesmo ser um aliciante para o internacional inglês, que já trablhou com o técnico durante a sua passagem pelos blues.

Outros dois nomes associados a uma eventual troca entre estes dois clubes são o de Higuaín e Ashley Cole. O defesa inglês parece decidido a deixar o seu país e o Real pretende reforçar a sua linha defensiva, apesar de Higuaín ter realizado uma boa época, sendo titular em grande parte dos jogos.

Gigantes ingleses só levam De Gea por 25 milhões


O Chelsea e o Manchester United estão interessados na contratação do jovem guarda-redes espanhol David De Gea, segundo avança o diário britânico “Dailly Mirror”, este domingo.

De Gea, de apenas 19 anos, tem contrato com o Atlético de Madrid, tendo-se destacado na campanha do clube na Liga Europa, e acabando mesmo por ganhar o lugar a Asenjo. O jovem também “deu nas vistas” pelo facto de integrar os 30 pré-convocados da Espanha para o Mundial 2010.

De acordo com o diário britânico, serão precisos 25 milhões de libras, cerca de 30 milhões de euros, para o Atlético libertar o jogador, uma vez que os dirigentes do clube vêm nele uma peça fundamental para o futuro dos colchoneros, considerando igualmente a margem de progressão na carreira que ainda tem pela frente.

Pepe oficialmente apto para a África do Sul


O central do Real Madrid, Pepe, foi dado como apto para disputar o Mundial 2010, anunciou este domingo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em comunicado.

A decisão foi tomada pelo departamento médico da FPF e pelos médicos do Real Madrid , que se deslocaram à Covilhã.

Pode ler-se em comunicado: “As equipas médicas da Selecção Nacional, do Real Madrid, Juan Carlos Hernández e Carlos Diez, e o cirurgião que operou Pepe, José Carlos Noronha, acordaram decidiram conceder alta clínica ao internacional português pelo que o jogador continuará a cumprir o programa de integração desportiva gradual.

Cesare Prandelli apontado como novo seleccionador italiano


A federação italiana prepara-se para anunciar que o ex-treinador da Fiorentina, Cesare Prandelli, ocupará o lugar de seleccionador nacional da Itália depois do Mundial na África do Sul, altura em que Marcello Lippi abandonará o cargo. Antecipa-se um acordo contratual de quatro anos para o treinador de 52 anos de idade.

De facto, até mesmo Lippi acredita que o ex-técnico viola deve ser o seu sucessor no comando da equipa azzurri. "During Christmas, I had already told the FIGC president I intended to complete these two years and leave," afirmou Lippi durante a conferência de imprensa que serviu de antevisão ao Mundial. "Prandelli is the right man in the right place, we can discuss this in more detail later. Also, later on, I can discuss the reason that led me to leave the national team for a second time."

Sporting sondou brasileiros Alan e Muriqui


Os avançados brasileiros Alan e Muriqui foram sondados pelo Sporting tendo em vista a próxima época. Os direitos desportivos dos dois jogadores pertencem à empresa de intermediação Traffic, que está a tentar colocá-los num clube europeu.

Alan é um ponta-de-lança de 20 anos, que representa o Fluminense, enquanto Muriqui é um avançado móvel, de 23 anos, que joga actualmente no Atlético Mineiro, mas que há muito está na agenda dos leões. Aliás, a SAD do Sporting tentou contratar Muriqui no mercado de Janeiro, mas o jogador acabou por renovar o seu contrato com a equipa de Minas Gerais, depois de ter manifestado interesse em representar os leões.



No que diz respeito a saídas, o montenegrino Vukcevic continua a ser pretendido pelo Espanhol. Segundo o jornal Sport, os dirigentes do clube de Barcelona planeiam abordar os dirigentes do Sporting por forma a consumar a transacção, que não se afigura fácil. É que os dirigentes espanholistas pretendem Vukcevic por empréstimo por uma época, com opção de compra, uma vez que consideram elevado os dois milhões pretendidos pela SAD de Alvalade.

Nesse sentido, os dirigentes do Espanhol pretendem jogar com o facto de o futebolista já ter dito que pretende deixar Alvalade, pelo que a negociação pode arrastar-se por algumas semanas, uma vez que o Sporting precisa urgentemente de vender para depois comprar.

Villas-Boas pode ser anunciado segunda-feira


Segundo os jornais desportivos, André Villas-Boas será mesmo o próximo treinador do FC Porto. A Bola avança mesmo que o anúncio pode ser segunda-feira, dia em que Mourinho é apresentado no Real Madrid.

André Villas-Boas sucede a Jesualdo Ferreira no comando técnico do FC Porto, faltando apenas tratar de algumas questões logísticas para que o anúncio seja feito já esta segunda-feira, avançam A Bola e O Jogo. A Académica, com quem o técnico tem contrato por mais uma época, pede 500 mil euros pela rescisão do vínculo, uma questão que está a ser resolvida.

A confirmar-se, André Villas-Boas, que ganhou nome ao ser adjunto de José Mourinho até há bem pouco tempo, pode ser o mais jovem treinador a comandar os dragões. O anúncio está previsto para esta segunda-feira, mesma altura em que o homem que acompanhou durante anos é apresentado no Santiago Bernabéu.

Valência facilita saída de Viana para Alvalade


O caminho para contratar Hugo Viana, 27 anos, começa a ficar cada vez mais livre para o Sporting. Tudo porque o Valência está disposto a facilitar a saída do jogador, entregando-lhe a carta de liberdade. Os leões já abordaram o clube nesse sentido.

Tudo indica que Hugo Viana deve chegar a Alvalade a custo zero. Essa possibilidade tem estado em perspectiva desde o início do interesse leonino e começa a ganhar cada vez mais forma. Para já, ainda só aconteceu uma abordagem entre os clubes, o suficiente para poderem começar as negociações, ao que tudo indica, na próxima semana. É que a Gestifute - empresa do agente FIFA Jorge Mendes, que representa o internacional português - está a intermediar este processo e só depois de encerrado o dossier José Mourinho/Real Madrid os outros avançarão.

No Valência, com quem tem mais um ano de contrato, Hugo Viana aufere cerca de 1,2 milhões de euros por ano e, nessa perspectiva, o clube espanhol, ao deixar sair livre o jogador, pouparia a última temporada de salários.

O lateral direito é Ricardo Esteves

http://photo-media.daum-img.net/201001/22/yonhap/20100122145107295.jpg

Está encontrado o lateral direito que a SAD do Marítimo procurava para suceder a Paulo Jorge. E o escolhido é mesmo um velho conhecido no Funchal: Ricardo Esteves, jogador que cumpriu algumas épocas no Benfica, regressa ao Marítimo para a temporada 2010/2011, para defender as cores dos verde-rubros.

Depois de em 2007/2008 ter passado pelo Marítimo com grande sucesso, Esteves procura agora repetir o sucesso insular. Depois de uma passagem pelo Asteras Tripolis, Ricardo Esteves actuava no FC Seoul, onde era, imagine-se, o melhor marcador da equipa treinada por Nelo Vingada.

Trio "português" na última lista do Uruguai

http://is.blick.ch/img/gen/7/L/HB7LWTBz_Pxgen_r_696x700.jpg

Óscar Tabarez anunciou os 23 finalistas que representarão a selecção do Uruguai no Mundial da África do Sul. Do grupo fazem parte Jorge Fucile e Álvaro Pereira, do FC Porto, e ainda Maxi Pereira, do Benfica. O seleccionador uruguaio riscou da lista três nomes: Jorge Martínez (Catânia), Jorge Rodríguez (River Plate) e ÁLvaro González (Nacional). Confira os 23 eleitos:

Guarda-redes: Fernando Muslera (Lazio/Ita), Juan Castillo (Deportivo Cali/Col) e Martin Silva (Defensor).

Defesas
: Diego Lugano (Fenerbahçe/Tur), Diego Godin (Villarreal/Esp), Andres Scotti (Colo Colo/Chi), Jorge Fucile (FC Porto/Por), Martin Caceres (Juventus/Ita) e Maurício Victorino (Universidad de Chile/Chi).

Médios: Walter Gargano (Nápoles/Ita), Egídio Arevalo Rios (Penarol/Uru), Sébastian Eguren (AIK Estocolmo/Sue), Diego Perez (Mónaco/Fra), Maxi Pereira (Benfica/Por), Álvaro Pereira (FC Porto/Por), Ignácio Gonzalez (Valência/Esp), Nicolas Lodeiro (Ajax/Hol) e Álvaro Fernandez (Universidad de Chile/Chi).

Avançados: Luís Suarez (Ajax/Hol), Diego Forlan (Atlético Madrid/Esp), Sébastian Abreu (Botafogo/Bra), Edinson Cavani (Palermo/Ita), Sébastian Fernandez (Banfield/Arg)

Capas do Dia



Derrota com a Nova Zelândia põe sérvios em fúria

New Zealand shock Serbia

A Nova Zelândia surpreendeu a Sérvia - que realizou uma qualificação para o Mundial de grande categoria - e derrotou a equipa de Radomir Antic por uma bola a zero, em Klagenfurt, Áustria. Tamanha desilusão fez com que os adeptos da Sérvia arremessassem objectos como bengalas para dentro do campo. Alguns apoiantes da equipa dos balcãs invadiram mesmo o campo, tendo Vidic de intervir apelando à calma.



Tudo foi espoletado pelo que se passou ao minuto 22 quando Shane Smeltz, avançado neozelandês fez balançar as redes de Antonio Rukavina. A incapacidade sérvia para dar a volta ao texto foi notória. O único destaque da equipa de Djuricic e Stojkovic terá sido mesmo Zoran Tosic, jogador que esteve emprestado pelo Manchester United ao Colónia, o elemento mais inconformado dos europeus.

A Sérvia medirá ainda forças com a Polónia em terras austríacas, antes de realizar o último amigável, em Belgrado, com os Camarões.

José Peseiro e Arábia Saudita dão trabalho à Espanha


A Espanha encontrou a Arábia Saudita com o aviso prévio do seleccionador Vicente Del Bosque para que os seus jogadores não subestimassem os homens de José Peseiro. E a perspectiva do experiente técnico acabou por se confirmar, já que nuestros hermanos conseguiram uma vitória à justa por 3-2 com o "suplente" Fernando Llorente a dar a vitória à Roja.

Enquanto não aparece Fernando Torres na equipa, Vicente Del Bosque vai aproveitando os amigáveis para experimentar outros sistemas tácticos. Voltou a actuar com um só avançado, apoiado por um meio-campo de criativos. Foram os sauditas, contudo que começaram melhor. A Espanha tomou o recado nas escadas e viria mesmo a sofrer, surpreendentemente, um golo. Hawsawi respondeu da melhor forma a um canto e bateu Iker Casillas à passagem do quarto de hora de jogo. Foram precisos outros quinze minutos para que a Espanha conseguisse empatar por intermédio do recém-contratado pelo Barcelona, David Villa.

Teria de se esperar pelo segundo tempo para se assistir a mais golos. Xabi Alonso consumou a reviravolta no marcador ao apontar o segundo golo da Espanha num remate colocado. No entanto, José Peseiro não entregaria a glória no amigável de mão beijada aos ibéricos e a Arábia Saudita de novo espantaria a assistência ao empatar o jogo, com um golo estranho de Al Namare. Contudo, Del Bosque tem um talismã que prima pela eficácia e dá-se a conhecer ao mundo por Fernando Llorente. O ponta-de-lança do Atlethic de Bilbau saltou do banco para, nos descontos, dar uma vitória extremamente suada aos espanhóis

Huntelaar não sai do AC Milan


Parece garantido que Huntelaar não vai reforçar o Benfica, apesar da vontade de Jesus em que o avançado ingressasse na equipa encarnada. Quem o garante é o director desportivo do AC Milan: “Huntellar fica no Milan, ele quer ficar e há 99 por cento de probabilidades de isso acontecer” comentou.

Sobre a questão do treinador, Galliani referiu que Marcello Lippi não é opção, estando ainda a ser estudada qual a melhor solução para o banco dos “rossoneri”.

«Queremos trazer a Taça para Portugal» - Pedro Mendes


"O objectivo é passar a fase de grupos. O sonho é sermos campeões". Palavras de Pedro Mendes, esta tarde, durante a conferência de imprensa da Selecção Nacional, que continua na Covilhã a preparar o Mundial 2010.

"Temos um objectivo claro e temos um sonho. O objectivo de passar a primeira fase, a fase de grupos, e temos o sonho de ser campeões. É claro que toda a gente pretende alcançar o sonho. Toda a gente quer trazer a Taça para Portugal. Vai ser muito dificil, mas estamos todos empenhados nesse objectivo", explicou o médio do Sporting, Pedro Mendes, na conferência de imprensa da Selecção Nacional, esta tarde.

No segundo treino de hoje, foram cinco os jogadores ausentes do relvado. Pepe, Deco, Tiago, Nani e Simão não trabalharam com o resto da Selecção Nacional, estiveram no ginásio a realizar treino específico e tratamento.

«Quero jogar num clube grande de outro campeonato» - Cardozo


Óscar Cardozo está disponível para deixar o Benfica e não esconde, mesmo, o desejo de experimentar outro campeonato.

"Quero jogar num clube grande de outro campeonato, mas quem vai decidir é o Benfica", admitiu Tacuara, em entrevista à RTP, durante o estágio que a seleção do Paraguai está a realizar na cidade francesa de Evian.

O avançado confessa que o assunto já foi tema de conversa com Jorge Jesus, que manifestou o desejo de continuar a contar com os serviços do melhor marcador das águias esta temporada. "O professor falou ontem comigo e disse-me que quer que eu fique mais um ano, mas não sei. Isso vai depender do Benfica".

Ajuda a manter o Negócios do Futebol!