Ronaldo 'bisa' e lança Portugal para os quartos de final

Que bonito, Portugal! 

O jogo de hoje era extremamente decisivo para Portugal. Adivinhava-se um jogo complicado e com muitas dificuldades, mas a nossa selecção mostrou estar à altura do desafio e mandou a Holanda (os tais que iam golear Portugal) para casa  e com uma pontuação, no mínimo, estranha. É que o conjunto de van Marwijk não conseguiu obter qualquer ponto nos 3 jogos disputados no grupo B.

Tal como nas novelas, este jogo começou mal (muito mal, por sinal) mas acabou da melhor forma. A história no início, essa, ia ficando negra. Isto porque Van der Vaart, a passe de Robben, inaugurou o marcador com um grande golo, logo aos 12 minutos de jogo. Portugal entrou a medo e deixou os holandeses pegarem no jogo e sentirem-se livres para dominar os portugueses. Um mau início, mas que foi corrigido no imediato, tal foi a forma como a selecção nacional reagiu ao golo dos holandeses. Acordou, correu, pressionou, atacou...bem, pode mesmo dizer-se que o golo da "laranja mecânica" foi bom para Portugal.

O melhor do jogo estava guardado para depois. Portugal ia crescendo e melhorando a todos os aspectos, mas faltava o essencial: marcar. João Pereira subiu pela primeira vez no terreno e deu, com uma bela assistência, a Ronaldo a possibilidade de enfrentar Sketelenburg cara-a-cara. O nosso capitão desta vez não desperdiçou e bateu o guardião holandês, colocando desta forma o jogo novamente empatado. Estava feito o empate mas mais havia para mostrar. Num rápido contra-ataque protagonizado por João Moutinho e Nani, Cristiano Ronaldo recebeu o cruzamento do extremo do Manchester United, parou, deu um jeito na bola e "espetou" mais uma bola na baliza holandesa.

O jogo acabou por ficar 2-1, mas da mesma forma que marcamos os tais 2 golos podíamos ter marcado muitos mais, não fosse a falta de sorte e pontaria de alguns dos nossos jogadores mas também da boa exibição de Sketelenburg.

Finalmente apurado para os quartos-de-final, Portugal medirá forças com a República Checa, vencedora do Grupo A, à frente da Grécia, Polónia e Rússia, que tirando a selecção de Fernando Santos, acabaram por ficar pela fase de grupos neste Europeu.

Melhor em campo: Cristiano Ronaldo