Olhar sobre o FC Porto

Mística Azul e Branca - Cuidado com as ilusões

Sem sombra de dúvida de que estamos a ter o excelso prazer de assistir á mais equilibrada Liga Portuguesa dos últimos tempos. Surge um Comandante novo todas as semanas e a distância pontual entre o 1º e o 3ª Classificado não passa dos dois/três pontos.  
Mas enganem-se aqueles que pensam que tal se deve a um grande desempenho dos 3 da frente. Pelo contrário, tudo isto se deve essencialmente a uma enorme instabilidade e falta de querer que passou a morar no Reino do Dragão desde que AVB saiu da Invicta.


Já aqui o afirmei e repito, a Mística do FC Porto anda pelas ruas da amargura, o Treinador Vítor Pereira pode ser muito bem-intencionado e até possuir os seus conhecimentos sobre Futebol mas está visto que não tem capacidade nenhuma para comandar uma Equipa como o Futebol Clube do Porto e, por último, o caos tomou conta da famosa estrutura Azul e Branca que parece ter-se “embriagado” com as fabulosas vitórias que alcançou na Temporada anterior. 

Ora resumindo tudo isto em “miúdos”, a confusão e indisciplina está instalada no Clube Azul e Branco apenas por manifesta culpa própria de quem comanda os destinos do FC Porto e nada mais. Pelos vistos a dolorosa lição de 2005 não serviu para absolutamente nada porque muitos dos erros que se cometeram na altura voltaram-se a repetir. Parece uma brincadeira mas infelizmente não é. 



E como reage a maioria da massa adepta do FC Porto a tudo isto? Da pior forma possível. Em vez de terem paciência e de contribuírem para que no final da temporada os Dragões tenham um mal menor, eis que resolvem atirar ainda mais lenha para a fogueira tendo chegado ao ponto de propor um estúpido, insensato e ridículo boicote ao último jogo do Dragão.  
Não sei se este apelo foi acatado por muitos Adeptos ou não, mas é um facto que o Dragão estava muito pouco povoado quando deveria estar cheio de Adeptos. Estas pessoas que adquiriram o seu Lugar Anual no início da época com toda a certeza que não reparam que no Contrato de Compra e Venda não existe uma cláusula que obrigue o FC Porto a ter de jogar bem e ter de ganhar sempre. Muito menos existe alguma cláusula que obriga a que o Clube Azul e Branco tenha de vencer sempre o SL Benfica em qualquer jogo.   

Mas lá está, estes mesmos Adeptos vivem sempre no Mundo das Ilusões e parecem não ter olhos nem capacidade para reflectir sobre o que se vai passando em seu redor. A eles o que lhes interessa é vencer seja de que maneira for e de preferência que derrotem os Encarnados mesmo quando se trata de uma Competição mentirosa como a Taça da Liga.  Mas também são estes mesmos Adeptos que com o actual estado do nosso Campeonato, semana sim e semana não bajulam/criticam o Treinador/Jogadores/Direcção do FC Porto, não querendo saber do efeito negativo que isto tem para o Clube.  Para evitar tal situação o Clube deveria incluir no Contrato de renovação/aquisição do Dragon Seat a tal Clausula de aqui falei, mas como tal não é possível então este apenas poderá acautelar-se das perigosas ilusões dando o desprezo a estes adeptos que num dia são Portistas e noutro são Anti FC Porto.  

Apenas lamento que com isto todos tenham de levar por tabela, mas é a Massa Adepta que temos e com ela temos de viver e conviver para mal dos nossos Pecados.



Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol