De Olhos no Futuro: John Guidetti


A obsessão do sheik Mansour em construir uma super-equipa do Manchester City, gastando desenfreadamente milhões e milhões de euros, tem sido um dos assuntos mais polémicos da actualidade futebolística. Muitos queixam-se de que este senhor estará a estragar a essência do futebol, mas a verdade é que enquanto a FIFA não tomar medidas, nada poderá impedir o multimilionário árabe de continuar a construir o seu projecto a seu bel-prazer. Quem sai claramente prejudicado no meio disto tudo são os jovens das escolas do clube. As probabilidades de ingressarem no plantel principal dos citizens são ínfimas, mesmo havendo grandes qualidades que noutro qualquer clube seriam muito provavelmente aproveitadas.

Um dos muitos casos deste desaproveitamento por parte do City é John Guidetti. O jovem avançado sueco chegou a Manchester há quatro temporadas rotulado de promessa, mas ainda não teve uma oportunidade à altura para se mostrar na equipa principal. Tem andado constantemente a rodar noutros clubes, sendo que este ano tem-se revelado como uma das agradáveis surpresas do campeonato holandês. Ao serviço do Feyenoord, Guidetti leva já 18 golos em outras tantas partidas para o campeonato, onde é de destacar três hat-tricks.


Guidetti iniciou a sua formação no Brommapojkarna, clube sediado em Estocolmo. Em Abril de 2008 assinou um contrato de três anos com o City, apontando um hat-trick logo no seu jogo de estreia nas reservas da equipa. Em 2010 foi emprestado ao seu clube de origem para o último terço do campeonato da Suécia, contribuindo com 3 golos e 4 assistências em apenas 7 partidas.

 Face a este registo, Roberto Mancini concedeu-lhe uma oportunidade para se mostrar na digressão de preparação da temporada 2010-2011 realizada nos Estados Unidos. Estreou-se frente ao Sporting de Paulo Sérgio, contudo não se conseguiu impor no plantel e no final de Novembro foi cedido por um mês ao Burnley (1 golo em 5 jogos). Em Janeiro, Mancini fê-lo regressar novamente ao City, colocando-o inclusive na lista de inscritos da Liga Europa.

Até ao final da temporada não jogou mais nenhum minuto, acabando contrato com a formação inglesa. O Twente chegou-se então à frente para assinar com o jovem sueco, porém vários problemas burocráticos impediram-no de chegar a acordo com os holandeses, o que o levou a assinar novo contrato com o City.

Foi então emprestado no início desta temporada ao Feyenoord onde tem feito exibições vistosas. Guidetti tem-se mostrado um jogador rápido, tecnicista e forte fisicamente. Tem um remate fácil com ambos os pés e apresenta um faro para golo impressionante, o que por si só explica os actuais 18 golos que tem na conta pessoal.


Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol