Paulo Bento, o gestor de egos

 Uma das grandes qualidades que um bom treinador de futebol tem que ter ao mais alto nível é a de gerir egos. Nas grandes equipas só onze egos podem jogar de cada vez, logo outros tantos são relegados ao banco de suplentes.

Já parece quase uma máxima dos treinadores dizer que "os jogadores que não jogam são tão, ou mais, importantes do que aqueles que jogam", porque são esses que emprestam a saúde a qualquer balneário. Ou seja, um treinador tem que ser, além de estratega, psicólogo. Quem acompanha as declarações de Mourinho, Guardiola e de outros grandes treinadores, reconhecerá essa qualidade de unir a equipa em torno de um ideal, onde os egos dos jogadores se unem em prol do conjunto, ao invés de se individualizarem em seu próprio benefício.

Reconhecerão todos os leitores que estas qualidades são necessárias ao sucesso de qualquer treinador. Desde logo, surge o exemplo de Paulo Bento. No Sporting, todos se recordam dos vários conflitos que teve com os seus jogadores. Julgo que não podemos opinar sobre a raiz desses problemas, porque não temos dados suficientes. Podemos apenas constatar o histórico de casos de jogadores suspensos, dispensados e relegados a segundo plano, que poderiam ter emprestado algo mais ao desempenho desportivo da equipa.

Na Seleção voltou-se a verificar este factor. Alguns dos jogadores mais importantes viram a porta da equipa das quinas fechar-se, em parte devido aos seus atos. Mas não terá Paulo Bento uma tendência para os conflitos, como já se tinha verificado no Sporting?

Quem viu o jogo contra a Turquia deve reconhecer a falta que fazem Bosingwa, Ricardo Carvalho, ou mesmo Tiago. Com estes jogadores seríamos, indiscutivelmente, mais fortes (espero que Bento me prove o contrário).

Paulo Bento é um grande treinador, que defende a sua equipa como ninguém, mas peca no capitulo psicológico, porque não sabe gerir os egos e entra, muitas vezes, em conflito com os jogadores. Espero, no entanto que este factor passe para segundo plano e que a Seleção possa fazer uma grande campanha no Europeu.

Por David Leão