Olhar sobre o FC Porto: Hora das Compras

FCPorto24 - "Hora das Compras"
Fim da época, para muitos é sinónimo de especulação. As equipas preparam o ataque ao mercado, ao mesmo tempo que se defendem de “ataques” indesejados. 

Nos dias que passam, é cada vez mais difícil manter jogadores por um longo período de tempo e o FCPorto não foge à regra. Manter jogadores da qualidade de Hulk não é para qualquer equipa, muito menos durante 4 épocas, mas jogadores com o empenho deste, já não existem, ou se existem, os empresários tratam de os estragar.

Hulk, conhecido pela sua capacidade de explosão, velocidade, drible, remate, sempre soube da enorme qualidade que tinha, mas soube também durante estes 4 anos manter a humildade que o caracteriza e que toda gente lhe reconhece. São jogadores como o “Incrível” que valorizam uma instituição e são eles que merecem ficar na história do clube para toda a eternidade.

Quanto vale este jogador? 100Milhões? Não há dinheiro nenhum que chegue para pagar um jogador deste nível. Não tenho dúvidas que se o FCPorto pudesse escolher que preferia ficar com o jogador a ganhar possivelmente 100Milhoes de euros, mas clubes vendedores como o FCPorto são obrigados a efectuar boas vendas e Hulk pode levar a que o clube faça um bom encaixe financeiro.

Mas não é só Hulk que será atacado pelo mercado de verão, como é obvio, num clube como o nosso praticamente todos os jogadores têm propostas vindas de países onde os campeonatos são melhores e isso leva a que o clube não os agarre e acabe por deixá-los fugir para clubes menos ganhadores, mas que apesar disso têm mais capacidade para suportar ordenados bastante elevados.

Quase certo parecem as saídas de Álvaro Pereira e Rolando, pois à muito tempo que demonstram publicamente a sua intenção de sair ao contrário do nosso número 12 que sempre prometeu e cumpriu dar tudo o que tinha.

Mas a venda de jogadores leva a que seja necessário investir e investir em Portugal é sinónimo de comprar estrangeiros, muitas vezes “barretes” de 3, 4 ou até 5Milhoes de euros, gastos com medo de apostar no que é nacional, mas porquê? Não tenho resposta para isso, sinceramente nunca percebi.

Olhando um pouco para o que vejo de jogadores do FCPorto emprestados e jogadores que sobem dos Juniores, o Bicampeão tinha tudo para manter a mesma qualidade do plantel sem ter que gastar dinheiro. Vejamos, na baliza temos Ventura, um jogador que já foi chamado à selecção A de Portugal, ou até mesmo Beto que é um dos 3 guarda-redes que estará no Euro.

Depois a defesa, são conhecidas as possíveis saídas de Otamendi e Rolando, será que André Pinto estará muito longe da qualidade apresentada por Rolando esta época? Temos ainda Abdoulaye que talvez seja o que mais precise de evoluir, mas se o Iturbe pode ficar um ano no banco porque não poderá este jogador, que certamente iria evoluir muito? e que tal Tiago Ferreira, um dos jogadores mais promissores que alguma vez passou nas camadas jovens do FCPorto? Temos ainda Miguel Lopes, um jogador que em 6 meses convenceu o Selecionador Nacional que merecia ir ao Europeu, será que não tem qualidade para o nosso plantel, um jogador que faz duas alas, tal como fazia Fucile que ficou uns bons anos no nosso plantel, será que não tem qualidade para rodar com Alex Sandro que custou 10Milhoes? Será que vale apena gastar ainda mais dinheiro naquela ala esquerda? Não esquecer um jogador que ganhou ainda tudo pelo Porto a época passada e que encaixava em toda a defesa Portista, Sereno.

Meio-campo, o que não devem faltar aqui são jogadores de qualidade que já passaram pelo nosso clube e pelas nossas camadas jovens e que hoje rodam por equipas da primeira liga com muito sucesso. São eles Ricardo Dias(Beira-Mar), Tengarrinha(V.Setúbal), Josue(P.Ferreira), Andre Leão(P.Ferreira), muitos dirão que não são jogadores para o FCPorto e até poderá ser verdade, mas alguma vez terão tido uma verdadeira oportunidade? E o Sergio Oliveira? Aquele jogador que prometeu tanto e que é vice-campeão do mundo pelos sub-20, será que não tem condições para vir a representar o nosso clube, será mais um Castro? E agora sinto que toco na ferida, haverá uma diferença assim tão grande de Castro para Defour, que leve um a ser comprado por 6Milhoes e o outro seja todos os anos emprestado e que em campeonatos como o espanhol seja acarinhado até pelos adversários? Um jogador que ama a nossa camisola mas que vê o seu lugar ocupado por inúmeros estrangeiros todos os anos como Souza, Tomás Costa, Prediguer, etc...

Ataque, com a possível saída de Hulk e ainda com a vaga deixada por Falcão, muitos pensam em jogadores vindos do estrangeiro e eu também concordo que seja uma boa solução, mas não em exagero, como é habituo. Apesar de já não serem nossos jogadores, será que Hélder Barbosa, Candeias e Caetano, não teriam lugar no plantel do FCPorto? Serão eles assim tao inferiores a Kelvin e Atsu? Dois outros jogadores que podem ver o seu futuro no próximo ano em risco caso o FCPorto decida investir milhões e milhões para substituir o Hulk.

Será que os nossos dirigentes conseguem perceber o quanto pouparíamos em apostar nestes jovens? E que ao poupar, por exemplo, num 4º central poderíamos muito bem apostar mais forte em posições que secalhar não temos tantas soluções, nem em camadas jovens, nem mesmo em emprestados como é o caso do Ponta-de-Lança, ou até num substituto para o Hulk, que apesar de não ser uma certeza a sua saída, na maior parte dos adeptos já deixa saudades.

Gosto do FCPorto que investe barato e vende caro, apesar de já não ser tão fácil hoje em dia, pois os clubes com a crise económica tendem a sobrevalorizar os seus ativos e consequentemente o valor dos jogadores, o que dificulta a vida ao nosso clube que vê os grandes da Europa a quererem gastar cada vez menos dinheiro, à excessão de alguns clubes milionários. Por tudo isso mais uma vez digo, apostem na formação!

Texto escrito por Jorge Bruno