«Marcar uma era no dragão» - Falcao


Falcao não abandona a vontade de continuar a ser referência do FC Porto. Golos atrás de golos e o planeta do futebol a falar dele.

Os três golos apontados ao Rapid enviaram Falcao para o trono dos marcadores da Liga Europa e para a liderança dos goleadores portistas na temporada, com o colombiano (17) a passar Hulk (16) na tabela interna dos azuis e brancos. São também agora 52 as vezes que o ponta-de-lança fez a festa da boa pontaria ao serviço dos dragões, uma meia centena conquistada em quase época e meia de trabalho na casa azul e branca e, naturalmente, um certificado renovado da poderosa atracção do avançado pelas balizas adversárias. Falcao vai dando a volta ao mundo em imagens que circulam pelo planeta do futebol e que espalham a fama e a competência do goleador do FC Porto. Ele sabe muito bem que é assim, até pela condição de residente no espaço virtual da Internet, onde alimenta uma espécie de caudal mais ou menos informativo, vertendo para a rede social do Twitter desabafos, comentários, curiosidades, aspectos mais pessoais de uma vida que, podem crer, é tão terrena como a do comum anónimo, preenchida por alegrias e tristezas, embora, no plano profissional, necessariamente mais exposto, a acumulação de felicidade seja o que se vê: enorme.

No final do jogo com os austríacos, saído do primeiro hat trick da carreira ao serviço dos portistas, Radamel Falcao foi responder às questões dos jornalistas e apresentava os sintomas próprios de quem está e tem razões para se sentir muito feliz. E levou no discurso uma simplicidade, que lhe é característica e não abandona, nem quando as exibições e os golos o destacam acima de todos...

As exibições e os golos que também o projectam à dimensão planetária e o vinculam, com frequência, a alegada ou séria cobiça dos emblemas tidos como mais poderosos na imagem, nas equipas e... no dinheiro. Mas o colombiano faz por reagir a tudo isso com uma certa indiferença, fica contente porque falam bem dele e rapidamente aponta à única realidade palpável: tem uma ligação contratual ao FC Porto e já ganhou uma ligação espiritual ao dragão. O suficiente para justificar o comentário que fez a palavras de Rúben Micael, também em Viena, onde o madeirense afirmou que, a jogar tanto e a marcar tantos golos, um dia destes Falcao levanta voo e aterra numa montra maior. «Tenho mais dois anos e meio de contrato, estou muito feliz no clube, creio que o FC Porto potenciou-me muito e jogar com estes companheiros de equipa permite que as individualidades cresçam», procurou ser sincero, sem perder consciência dos factos ou das eventuais consequências da regularidade apresentada a azul e branco. Mas se anda por aí quem pense levar o avançado do dragão, o goleador exibe firmeza numa intenção. «Quando cheguei ao FC Porto disse que vinha para marcar uma era e que tinha estabelecido uma ligação de muitos anos para ganhar títulos», sublinhou Falcao, mostrando como pensa ainda valorizar-se mais carregando no peito o emblema portista.