Sporting vence e dá passo gigante rumo a Bucareste

 O Sporting recebeu e venceu esta noite o Athletic Bilbao, e deu um grande passo para alcançar a tão desejada final da Liga Europa. Os «leões de Lisboa» até estiveram a perder, mas o apoio do público e a determinação dos comandados de Sá Pinto fizeram com que pudessem sair deste jogo em vantagem na eliminatória, que será disputada de novo já na próxima semana, em Espanha.

Com André Martins no lugar do lesionado de última hora Matías Fernandez, o Sporting foi carregando o adversário, que mais não fazia do que tentar ganhar duelos a meio campo, duelos esses que, dada a raça e empenho dos "homens da casa", raramente se ganharam, logo, poucas foram as vezes em que os espanhóis chegaram com algum perigo à área leonina. Com Insúa a Wolfswinkel, o Sporting criou as melhores oportunidades da primeira parte, no entanto, faltou sorte e eficácia na altura da finalização.

O resultado foi empatado para os balneários, e talvez tenha sido esse factor que levou a que as duas formações entrassem no segundo tempo com outro tipo de mentalidade, nomeadamente o Sporting. Houve mais jogadas e também mais golos, que até começaram por tramar o Sporting. Num canto batido da esquerda do ataque basco, Aurtenetxe aproveitou a falha da defesa leonina para inaugurar o marcador. Pouco depois, o Athletic teve mais uma excelente oportunidade para dilatar a vantagem, mas uma bola no poste acabou por negar o golo aos espanhóis.

O Sporting apesar de ter acusado um pouco o golo do adversário, conseguiu recompor-se e por intermédio de Emiliano Insúa restabeleceu a igualdade. Após corte mal efectuado por parte da defesa espanhol a cruzamento de Capel na esquerda, o lateral argentino apareceu na grande área a cabecear para o fundo das redes, fazendo por isso o resultado voltar ao empate. Não satisfeitos, os «leões» carregavam aos poucos no «acelerador» e conseguiram mesmo chegar ao golo que lhe valeu a vantagem na eliminatória. Bom lance da equipa leonina, a terminar com um grande remate de Diego Capel, sem hipótese para o guardião adversário.

Na outra meia-final da Liga Europa, o Atlético de Madrid bateu em casa o Valência (4-2) e segue para a segunda-mão em vantagem. O segundo jogo referente a esta fase está marcado já para a próxima semana, como já referido em cima.