Raul Meireles a surpreender em Inglaterra

Raul Meireles Raul Meireles celebrates after Maxi Rodriguez of Liverpool scored the winning goal during the Barclays Premier League match between Bolton Wanderers and Liverpool at the Reebok Stadium on October 31, 2010 in Bolton, England.

O título desta crónica não dispensa qualquer palavra efectivamente. Raul Meireles está a surpreender...mas só em Inglaterra. Por cá, já há muito sabíamos que o ex-Porto era bem capaz de fazer as enormidades que está a alcançar. De resto, saliente-se que a crise chegou ao Liverpool, levou um treinador, veio outro e Meireles vai coleccionando na vitrina lá em casa prémios atrás de prémios de Melhor Jogador do Mês para os adeptos dos reds - vai bem lançado para mais um.

Para quem pensava que Gerrard era o esteio daquela equipa, o internacional português veio rapidamente provar que apenas é metade do inglês no número da camisola. Mais, é perfeitamente passível de observação afirmar que Meireles é bem mais do que o médio da selecção inglesa. Senão veja-se: Raul Meireles desempenha as funções de trinco, construtor de jogo e até médio ofensivo, sem que a qualidade seja afectada, leva um número elevado de golos e assistências e, em pouco mais de meia época, conquistou os adeptos do Liverpool, ao ponto de, numa época que, a dada altura, teve contornos vergonhosos, ser o único a ser elogiado. O único sublinhe-se.


A conclusão é muito simples, se o Liverpool retirar algo desta temporada, deve-o, em muito, ao jogador que veio buscar à Invicta, na altura, por uns dispendiosos 13 milhões de euros - que hoje são uma pechincha, atendendo ao que foi pago por jogadores como Babel, N'Gog ou mesmo Poulsen, "D. Sebastiães" em formato futebolístico. Aliás, este foi mesmo daqueles negócios que satisfez as duas partes: o Liverpool porque recebeu um jogador como já não tem há muito; o Porto porque não sentiu a sua falta no meio-campo e encaixou 13 milhões de euros.

Um outro pormenor relativamente à importância de Meireles é de destacar. Se antes da saída de Torres o seu papel na equipa já vinha crescendo, agora atingiu níveis muito mais elevados. O reconhecimento que o "4" de nota 10 está a ter é justíssimo devido à entrega, combinada com a inteligência que coloca em campo e que, quer no Porto, na Selecção e agora no Liverpool sempre espalhou. Raul Meireles está a surpreender... mas apenas em Inglaterra.