Forlán leva "colchoneros" a Hamburgo


O Atlético de Madrid garantiu a presença na final da edição inaugural da UEFA Europa League, agendada para 12 de Maio, na Hamburg Arena, apesar da derrota frente ao Liverpool FC em Anfield, por 2-1, após prolongamento.

Depois de ter ganho em Espanha por 1-0, mercê de um golo de Diego Forlán, o Atlético viu o avançado uruguaio marcar aos 12 minutos do tempo extra o golo que o levará até à Alemanha, graças à regra dos tentos marcados fora, isto após Yossi Benayoun aumentar a vantagem dos “reds” pouco antes, ganha no fecho da primeira parte através de Alberto Aquilani. Vencedores da Taça dos Vencedores de Taças em 1962, os “colchoneros” voltam assim a disputar um jogo decisivo na Europa passados 24 anos, desta feita ante o surpreendente Fulham FC.

O Liverpool entrou a todo o gás e podia ter inaugurado o marcador logo aos 10 segundos. Dirk Kuyt lançou de cabeça Yossi Benayoun, mas David De Gea defendeu o remate cruzado do internacional israelita dentro da grande área. A pressão inicial do Liverpool resultou em três pontapés de canto ganhos com apenas um minuto e meio jogado, e o guarda-redes De Gea voltou a corresponder a preceito ao remate de Aquilani, aos 11 minutos. Com Simão Sabrosa titular na ala esquerda, o Atlético, sacudiu o assédio dos homens da casa e, aos 19 minutos, viu o guarda-redes espanhol do Liverpool, Pepe Reina, estar à altura do bom pontapé de Raúl García. Os anfitriões carregaram novamente e, pouco antes da meia-hora, após excelente troca de bola, o habitual médio Javier Mascherano, desta feita a actuar como lateral, cruzou da direita mas o desvio de Kuyt na pequena área saiu ligeiramente por cima da trave dos “colchoneros”.



Na resposta, Sergio Agüero, lançado por José Antonio Reyes, ainda passou por Reina mas o cruzamento perdeu-se, antes de os ingleses verem um golo anulado aos 32 minutos, por alegada posição irregular de Daniel Agger. O jovem guardião “rojiblanco”, de 19 anos, sacudiu com os punhos um livre directo apontado pelo capitão dos “reds”, Steven Gerrard, mas, a um minuto do intervalo, o Liverpool igualou a eliminatória. Benayoun cruzou atrasado da direita para o pontapé fulgurante de Aquilani, à entrada da área, que fez a bola entrar junto ao poste esquerdo de De Gea. Avisado do que acontecera no começo do encontro, o Atlético tentou tomar conta do meio-campo e Simão rematou por cima dois minutos depois do reatamento, antes de o extremo português assistir Paulo Assunção e o pontapé do antigo jogador do FC Porto ter o mesmo destino. De Gea mostrou-se atento nos pontapés de Kuyt (64) e Glenn Johnson (81), pelo que foi necessário jogar 30 minutos de prolongamento.

Aos cinco minutos do tempo extra, Benayoun surgiu sem marcação na esquerda após passe de Lucas Leiva e aumentou a vantagem, mas a resposta surgiu célere. O remate do recém-entrado José Manuel Jurado fez a bola passar perto do poste de Reina, antes de Reyes ganhar a Johnsson na direita e centrar para Forlán assinar o tento que apurou o Atlético.