Fulham destrói sonho do Hamburgo


O Fulham FC apurou-se para a sua primeira final europeia, com o triunfo por 2-1 na segunda mão das meias-finais da UEFA Europa League, frente ao Hamburgo, a revelar-se decisivo após o nulo registado na Alemanha, há uma semana.

O Fulham, que nunca tinha chegado tão longe numa competição de clubes da UEFA, entrou melhor na partida disputada em Craven Cottage e esteve perto de ganhar vantagem logo aos três minutos. Bobby Zamora combinou bem com Zoltán Gera e surgiu em excelente posição para facturar, mas o guarda-redes do Hamburgo, Frank Rost, ofereceu o corpo à bola e salvou a sua equipa. Apesar desse susto inicial, os visitantes foram assentando o seu jogo e dominando na posse de bola. Essa tendência acabou mesmo por render frutos à formação agora orientada por Ricardo Moniz, decorria o minuto 22. Danny Murphy derrubou o brasileiro Zé Roberto em zona frontal e a cerca de 30 metros da baliza inglesa, com Mladen Petrić a cobrar de forma soberba o correspondente livre directo, sem hipóteses de defesa para Mark Schwarzer. O Fulham tentou reagir, mas a melhor ocasião até ao intervalo voltou a pertencer ao Hamburgo, com Jonathan Pitroipa a não errar por muito o alvo aos 39 minutos.



Obrigado a marcar dois golos para seguir em frente para a sua primeira final europeia, o Fulham regressou dos balneários bem mais pressionante, com Zamora sempre no epicentro dos lances de ataque dos "cottagers". Contudo, os problemas físicos que o poderoso ponta-de-lança inglês apresentou nos dias que antecederam este encontro acabaram por obrigá-lo a ser substituído por Clint Dempsey aos 58 minutos. Aquilo que o Fulham perdeu em poderio físico ganhou-o em velocidade, com essa alteração a beneficiar o espectáculo. Damien Duff rematou ao lado na sequência de um livre estudado aos 63 minutos, isto numa altura em que o Hamburgo subia cada vez menos à área contrária. O aviso não surtiu efeito no conjunto alemão, que sofreu o tento do empate seis minutos volvidos. Danny Murphy serviu Simon Davies e este, depois de receber a bola e tirar do caminho Dennis Aogo, bateu com classe Rost. O excelente golo do médio galês, por sinal o seu primeiro na prova, originou uma ponta final emocionante.

Moralizados, os anfitriões não abrandaram o ritmo e foram premiados aos 76 minutos, quando um pontapé de canto fez a bola cair na direcção de Gera, que rodou e atirou a contar, lançando a loucura nas bancadas. Sem capacidade para reagir, o Hamburgo não conseguiu evitar um adeus doloroso à possibilidade de disputar a final no seu próprio estádio. Assim, será o Fulham a marcar presença no jogo decisivo, a 12 de Maio.