De Olhos no Futuro: Stevan Jovetić


A rubrica “De Olhos no Futuro” debruça-se agora sobre Stevan Jovetić, um dos muitos produtos da disciplinada escola de leste, que ultimamente tem dado cartas na Fiorentina e na selecção de Montenegro.

Formado nas escolas do Partizan, Jovetić começou desde cedo a brilhar na equipa principal do emblema sérvio, tendo despertado a atenção de alguns colossos europeus – nomeadamente do Real Madrid e Manchester United – devido às suas excelentes exibições. Durante alguns meses, a equipa de Belgrado foi resistindo às licitações pelo jogador, contudo, em Maio de 2008, os dirigentes sérvios foram incapazes de rejeitar uma verba a rondar os 8 milhões de euros apresentada pela Fiorentina, que colocou o pequeno craque na rota de Itália.

O dinheiro envolvido nesta contratação parecia uma loucura – Jovetić só tinha 18 anos –, porém o jovem atleta viria a provar o contrário e volvido um mês marcaria o seu primeiro golo pela formação viola, numa partida frente à Atalanta. Portador de uma excelente qualidade técnica, boa visão de jogo, remate fácil e uma boa compleição física, o jovem avançado viria a conseguir impor-se na formação de Florença, terminando a sua primeira temporada em solo transalpino com 34 partidas.



Na presente temporada, no apuramento para a Liga dos Campeões, o jovem jogador foi o carrasco do Sporting ao marcar o golo que garantiu o apuramento da sua formação para a prova milionária. Para além dos leões, Liverpool e Bayern Munique também provaram o veneno deste jogador que, apesar da eliminação dos viola pelos alemães, deixou uma boa réplica antes de se despedir dos grandes palcos europeus.

Com apenas 20 primaveras cumpridas, o jovem montenegrino terá de aprumar a sua velocidade, que muitas vezes é ofuscada pelo seu magnífico drible e pela sua grande capacidade de cobertura da bola. Tratando-se a velocidade de uma característica cada vez mais essencial nos grandes jogadores mundiais, resta a Jovetić investir no seu aperfeiçoamento a curto/médio prazo e, quiçá, estejamos perante um candidato à Bola de Ouro dos próximos anos.

De Rumo ao Estrelato para Negócios do Futebol