Platini quer, Platini tem - Portugal perde nos penalties

 Injusto, decepcionante e uma vergonha para o futebol. A Espanha, sem fazer muito por isso, está agora na final do Euro 2012. Derrotou Portugal nas grandes penalidades (onde mais poderia ser) e segue para a final, final essa que nem sequer devia ter pensado estar, depois do que se tem passado à volta deles. Um roubo descomunal frente à Croácia permitiu à selecção espanhola ter seguido em frente. Hoje, no jogo contra Portugal e a contar para as meias-finais, esteve em acção não a parte do juíz mas sim a já habitual sorte da «roja», desta vez nas grandes penalidades e que derrubou Portugal.

Portugal não merecia, não merecia (!) tamanha infelicidade. Foi grande, enorme, SUPERIOR a uma selecção que tem mais cara de babysitter do que uma selecção profissional de futebol, tal é a extrema capacidade de praticarem um futebol capaz de adormecer por completo os espectadores. O que é certo é que ora por sorte, ora por uma "mãozinha" do árbitro, a Espanha está sempre lá. Pode até nem haver ovos mas eles conseguem sempre fazer omeletes. 

Michel Platini, presidente da UEFA e um confesso hater de Portugal e de tudo o que é lusitano, disse PUBLICAMENTE (mas este "senhor" não tem vergonha na cara?) que queria uma final constituída por Alemanha, outra que tal, e Espanha, esta já confirmada. Ora, quem pode...pode. Platini quer, Platini tem. Amanhã chega a "parte 2" dos desejos deste, bem...homem. Mas quem no seu perfeito juízo, sendo presidente de tão grande instituição, vem a público expressar o seu desejo numa prova destas? O futebol está podre, podre!

Portugal jogou, controlou...os nossos jogadores correram e correram, atacaram e defenderam. Fizeram uns incríveis 120 minutos e depois de tantos jogos foi impressionante a frescura física e a capacidade de luta e entrega da parte deles. Do outro lado, estava uma selecção caracterizada pelo seu futebol «tiki-taka». Uma selecção de mimados, com uma inacabável sorte e que tem a maior força do futebol europeu como aliado. Contrariar factos destes torna-se obviamente uma tarefa bastante difícil de executar, pois claro. Mas Portugal jogou dentro de campo e meteu respeito à Espanha. Para mim, assim como para milhões de portugueses e amantes de futebol, Portugal hoje ganhou. Não é a ausência de uma final já encomendada que nos vai deitar abaixo. Nós fizemos o nosso jogo e metemos os espanhóis (campeões da Europa e do Mundo, recorde-se) num bolso. Saímos (embora tristes) de cabeça levantada e com um balanço extremamente positivo da prova de que hoje nos despedimos.

OBRIGADO PORTUGAL!