Geração Benfica


SAD vs Clube

Há uns anos atrás apareceu esse "fenómeno" de salvação dos Clubes... as SAD! A minha ignorancia não me permite perceber o que o meu clube ganhou com isso! O que eu vejo agora é que o Benfica, como quase todos os outros, estão refens dos "Relatórios e Contas", CMVM, Comunicados, etc.

O que interessa hoje são os "Capitais Próprios", os "Cashflows", o "Passivo", o "Activo", os "Accionistas", etc. e há cada vez menos espaço para os sócios. Sim, aqueles que um dia construiram o Clube e toda a sua história e permitiram que um dia o advento das SAD sequer pudesse acontecer.



As Assembleias Gerais de accionistas sucedem-se, e as grandes e relevantes notícias são os RC trimestrais, semestrais, anuais, consolidados, enfim...

Lembro-me de ir acompanhar o meu pai duas e três vezes por ano a AG's do Clube onde, em sede própria e "em familia", se discutia o Clube com pluralidade, democracia e paixão. Também aí se discutiam as receitas do Clube, o incremento ou controlo dos custos, as modalidades e
respectivos orçamentos... enfim, não era preciso ser um técnico de gestão ou contabilidade para perceber o Clube e o que os dirigentes andavam a fazer.

Hoje em dia tudo mudou! E como mudou! AG's de sócios? Nem vê-las... só se for preciso para safar alguma decisão fundamental para a SAD. Hoje em dia tudo gira em torno da SAD, uma empresa que tem a mola real do Clube - o futebol - e em breve terá também o seu maior activo: O Estádio.

Não deixa de ser relevante ver que o Presidente do Clube tem 5,66% da SAD, o Espírito Santo tem 12,22%, José Guilherme tem o mesmo que o Presidente (5,60%) e Joaquim Oliveira (via Sportinvest) tem 4% e a Somague, que construiu o Estádio tem 3,8%.



Ou seja, na órbita do Presidente estão os 50,06% do Clube, então mandatado pelos sócios, e ainda os 25% que gravitam por entidadas ou pessoas da sua relação privilegiada.

Dou o exemplo do SLBenfica por ser o mais demonstrativo em termos de contas e transparência, mas poderia falar também da forma como o Sporting está totalmente refém do BES ou o FCP dos bancos e da gestão "escondida e oculta" dos seus dirigentes.

Este tema surge porque neste momento, enquanto sócio do SLBenfica sinto que só conto para ir colocar o voto na urna para lá manter este Presidente, pois ele é que decide quem pode ou não ser opção, ele é que decide quando, ele é que toma todas as decisões no futebol e na SAD, ele é que tem a estrutura accionista estruturada na defesa dos interesses... que não são seguramente do Clube ou da própria SAD.

O alerta sobre as SAD é uma realidade! Ainda para mais quando caminhamos para uma total descaracterização dos clubes, que vão tornando os sócios como simples clientes que pagam para ir à bola, pagam as quotas, compram o merchandizing e alimentam a imprensa na busca incessante de informação.

O resto? Bom, o resto fica para o Presidente decidir sózinho ou, quando não puder, em AGs de accionistas exclusivamente - portanto vedadas ao normal sócio que não seja possuidor de acções - marcadas a seu bel-prazer como esta última que será na noite de uma ante-vespera de Natal.



Fui educado a não pactuar e calar-me perante actos de cobardia e defesa de interesses ocultos, procurando atirar areia para os olhos dos mais desatentos. Foi por isso que sempre critiquei os "esquemas" e a "gestão oculta" de clubes como o FCPorto que gravitam desde há muito, não em torno dos sócios portistas, mas sim em torno de uma figura, um presidente... o FCPinto da Costa.

Não sei se por coincidência ou objectivo pessoal, assistimos ao Sporting BES de Portugal e ao Sport Vieira e Benfica, mais a Sul.

A pergunta que se coloca é: Onde isto vai parar? E os sócios, alguma vez voltarão a recuperar os Clubes que alimentam a sua paixão, ou passarão a ser apenas um número que entra na coluna das receitas de bilheteira, quotização e merchandizing... numa máquina que vai já muito além do futebol e se assenta cada vez mais num "negócio" que, como todos, quanto mais aliciante... menos claro se torna.

Eu não me sinto nada confortável com a realidade a que chegou o que um dia foi meu Clube. E tu?