Momentos de jogo



"Os princípios de jogo e os sub princípios de jogo são comportamentos e padrões de comportamento que o treinador quer que sejam revelados pelos seus jogadores e pela sua equipa nos diferentes momentos do jogo.

Esses comportamentos e padrões de comportamento quando articulados e entre si evidenciam um padrão de comportamento ainda maior, ou seja, uma identidade de equipa ao qual denominamos de organização funcional. "

Guilherme Oliveira, 2003

Desmontando um universo do Modelo de jogo, temos os momentos de jogo, São as transições defensiva e ofensiva, e os momentos ofensivos e defensivos. Vejamos:



Na transição ofensiva ou defesa-ataque:


No momento que recuperamos a posse de bola, o objectivo principal é aproveitar a desorganização adversária e tentar avançar rapidamente ao golo. Caso não seja possível, passa a ser objectivo retirar a bola da zona de pressão. Estas são as duas soluções que a equipa pode tomar quando recupera a bola. Dependendo do posicionamento adversário e da própria equipa, a equipa vai escolher entre seguir com a bola ou se a vai manter.

Quanto ao momento ofensivo ou organização ofensiva:

Com a posse de bola, o objectivo é marcar golos. Assim, torna-se importante criar muitas situações para o fazer. É importante usar bem o espaço e o tempo em relação à equipa e ao adversário, ou seja, o grupo deve ter um bom jogo posicional e boa técnica no passe, adquirindo então velocidade na circulação da bola. Como se processa este momento? A partir de quatro fases: construção, preparação da criação, criação de situações e finalização.



Mais um momento é transição defensiva ou transição ataque-defesa:

A partir do momento em que a equipa perde a posse de bola, o objectivo é organizar-se defensivamente e rapidamente, fazendo assim o campo curto e impedindo o adversário de criar situações ou possibilidades de golo. É fundamental, para dar tempo à transição, condicionar imediatamente a acção do portador da bola do adversário. Frequentemente recorre-se à falta para matar tentativas de contra-ataque do adversário.

Temos ainda um último momento de jogo. Organização defensiva ou momento defensivo:

Quando a equipa está sem a posse de bola, o objectivo principal é evitar golos ou situações que possam dar em golo contra a equipa. Tal e qual como na organização ofensiva, é fulcral usar o espaço e o tempo em relação aos companheiros e adversários. Sem esquecer, a equipa deve ter um bom posicionamento defensivo, formando um bloco compacto com linhas muito juntas. Muitas vezes, a equipa serve-se duma zona de pressing alta, de forma a recuperar a bola mais perto da baliza adversária.

Estes são, resumidamente, os 4 momentos de jogo. Momentos ofensivo e defensivo, e transições defensiva e ofensiva. Não é algo muito difícil de perceber. Olhando para um jogo de futebol, distingue-se facilmente os vários momentos.

Texto de Valter Correia, autor do blogue Teoria do Futebol, para o Negócios do Futebol