Sporting foi GRANDE, apesar da derrota "risonha"
Ricardo Sá Pinto assumiu o comando técnico do Sporting há bem pouco tempo, mas está claro de que o ex-jogador já deixou a sua "imagem de marca" no seu clube de coração. Levantar os índices psicológico-mentais foi a prioridade nº1 de Sá Pinto mal entrou nos «leões», e pelos vistos, está a dar resultado. Garra, querer e vontade de ganhar foram algumas das expressões citadas por Sá Pinto para incutir aos seus jogadores o que era jogar no Sporting. A equipa estava em baixo, e o técnico português conseguiu levantar os ânimos a todos e dar outro rumo aos «leões».
Apesar da vitória no Estádio de Alvalade, mais uma vez pela margem mínima, o Sporting foi a Inglaterra lutar pelo acesso aos quartos-de-final da Liga Europa, e poucas eram os que ainda acreditavam que os «leões» conseguissem o seu objectivo. Pois bem, a agora equipa treinada por Ricardo Sá Pinto foi a Inglaterra não só garantir tal feito histórico, mas também calar, ainda que de forma um pouco "sortuda", o Estádio Etihad.
Com Pereirinha no lugar do castigado João Pereira, o Sporting ao contrário do que se pensava começou a jogo a pressionar alto e a tentar chegar o mais rapidamente possível à baliza de Joe Hart, conservando também, como é óbvio, a posse de bola. Contudo, era o Manchester City quem dominava, mas faltou alguma sorte e sobretudo paciência para que os "citizens" pudessem chegar ao golo que lhes valesse o empate na eliminatória. E como quem não marca sofre, foi o Sporting a ir à frente e a inaugurar o marcador, por intermédio de Matías Fernandez. Livre descaído para a esquerda do ataque dos «leões», o médio chileno bateu muito bem na bola, fazendo com que a mesma ficasse fora do alcance de Joe Hart. O guardião ainda conseguiu tocar com a mão na bola, mas de nada valeu. Estava feito o primeiro golo do jogo e do Sporting e vividos momentos de euforia por parte dos cerca de 1000 adeptos do Sporting presentes no jogo em Inglaterra... E se o primeiro golo foi algo de muito importante e festejado pela estrutura leonina, fará o segundo. Ricky Van Wolfswinkel, depois de um belo passe em jeito do russo Izmailov, fez o 2-0 e "abateu" completamente o Manchester City, mesmo antes do apito para o intervalo.
Na segunda parte, os "citizens" ganharam confiança e conseguiram assim marcar o seu primeiro golo no jogo. Sergio Aguero (quem mais poderia ser?) marcou à passagem do minuto 60 e deixou uma réstia de esperança na massa adepta e claro, nos seus companheiros. A partir daí, foi o "sufoco" total. Balotelli igualou a partida de penalty e os ânimos começaram a aquecer. Ao minuto 82, Aguero voltou a fazer das suas e bateu mais uma vez Rui Patrício. Estava completada a reviravolta no resultado, mas mais uma vez...apenas no jogo. Com o Manchester City a precisar de apenas mais um golo para passar à próxima fase, e o Sporting a tentar segurar o resultado, passaram-se ali alguns 10/15 minutos onde os «leões» sofreram bastante. É realmente de louvar a capacidade de sofrimento e ânsia dos jogadores leoninos. No fim do jogo, houve um canto a favor do Manchester City, e Joe Hart, guardião dos "citizens" subiu à área contrária e quase dava a vitória à sua equipa, mas estava lá Rui Patrício, que mais uma vez, valeu ao Sporting.
O árbitro deu o apito final e o Sporting, para além da euforia, respirava fundo. Foram momentos de grande aperto e uma falha ali podia deitar tudo a perder. Esta vitória, fez ver aos dirigentes do Manchester City de que nada vale ter uma fortuna para contratar jogadores e oferecer contratos chorudos, quando não se tem a humildade, espírito de equipa e capacidade de sofrimento como tiveram hoje os homens de Ricardo Sá Pinto. O Sporting conquistou hoje um feito inédito, não só pela eliminação de uma das equipas mais poderosas do Mundo, mas também por ter conseguido chegar aos quartos-de-final da Liga Europa.
Com este resultado, o Sporting garante a presença nos quartos de final da Liga Europa, e está no bom caminho para poder chegar à final da competição, uma vez que para além de Manchester City e FC Porto, também o Manchester United foi eliminado da prova, o que deixa os «leões» como um dos principais candidatos à conquista da Liga Europa. Já o sorteio, será feito amanhã, e decidirá quem vai o Sporting ter pela frente na próxima fase da competição.
<< DHOZE: Teste Aqui os seus Conhecimentos de Futebol com um Bónus de 50% até 50€ <<