Benzema e Gourcuff dão asas à França


A França alcançou a terceira vitória consecutiva na fase de qualificação para o UEFA EURO 2012, depois de golos de Karim Benzema e Yoann Gourcuff terem garantido o triunfo frente a um Luxemburgo reduzido a dez jogadores.

Depois do moralizador triunfo contra a Roménia, no sábado, a selecção de Laurent Blanc consolidou a posição no topo do Grupo D, após um jogo tranquilo ante o último classificado do agrupamento. E os três pontos nunca pareceram estar em causa a partir do momento em que Benzema marcou a meio da primeira parte e, depois de o Luxemburgo ter ficado sem o capitão René Peters, Gourcuff selou o triunfo quando estavam decorridos 76 minutos. A jogar em Metz, a apenas 50 quilómetros do Luxemburgo, a selecção de Luc Holtz até podia sentir que estava em casa, mas rapidamente foi remetida à sua defesa. Gaël Clichy e Adou Diaby foram os primeiros a falhar o alvo, antes de Jonathan Joubert ter de se aplicar para defender o remate de Phillipe Mexès. Do canto que se seguiu, o guarda-redes do F91 Dudelange teve mesmo de ir buscar a bola ao fundo da baliza, com Benzema a controlar a bola de forma brilhante ao segundo poste antes de rematar de pé esquerdo para o 1-0.

Joubert, que até já jogou no Metz, mostrou que se sentia em casa neste regresso a Lorraine, com o guardião, de 31 anos, a segurar os remates de Diaby, antes do intervalo, e a sair muito bem aos pés de Guillaume Hoarau, quando o avançado gaulês se isolou no início da segunda parte. Tudo ficou mais fácil para os Les Bleus aos 54 minutos, altura em que Peters viu o segundo cartão amarelo, mas Joubert foi mantendo a diferença em apenas um golo, com destaque para uma defesa a remate de Gourcuff. Depois de ter empatado com a Bielorrússia no último jogo, o Luxemburgo ainda ameaçou o empate à entrada do último quarto-de-hora, mas o pontapé de bicicleta de Guy Blaise saiu à figura de Hugo Lloris. E qualquer esperança luxemburguesa em conseguir uma surpresa desvaneceu-se pouco depois, quando Gourcuff assinou o seu segundo golo pela selecção francesa no espaço de três dias. O médio do Olympique Lyonnais aproveitou um livre de Dimitri Payet e, com um remate de longe, fez o 2-0 final.