Portugal perde e complica contas para o Euro 2012

Portugal volta a marcar passo

Portugal saiu derrotado da Noruega e continua sem vencer no Grupo H da fase de qualificação para o EURO 2012. Em Oslo, um golo de Erik Huseklepp, aos 22 minutos, fez a diferença.

Agostinho Oliveira, no comando da selecção das "quinas", optou por efectuar algumas alterações em relação à equipa que empatou com Chipre, em Guimarães. Sílvio e Miguel Veloso entraram para as laterais e, no meio-campo, Tiago alinhou no lugar de Danny. Do lado da Noruega, o seleccionador Egil Olsen começou por deixar no banco Mohammed Abdellaoue, autor do golo da vitória de sexta-feira sobre a Islândia. A Noruega entrou no jogo a pressionar, mas a primeira ocasião de golo pertenceu a Portugal, aos cinco minutos. Um excelente passe de Tiago permitiu a Raul Meireles aparecer isolado na área contrária, mas o agora médio do Liverpool FC, com tempo para fazer melhor, rematou por cima. A selecção da casa respondeu de imediato, na sequência de um lançamento de linha lateral que causou muitos problemas à defesa lusa.


Portugal voltou a criar perigo aos 15 minutos, com Quaresma a trabalhar bem e a rematar ligeiramente ao lado. O golo, contudo, acabou por surgir para a Noruega, pouco depois. Aos 22 minutos, Eduardo demorou demasiado tempo a aliviar uma bola atrasada por Sílvio e atirou-a contra John Carew, levando o esférico a chegar aos pés de Erik Huseklepp que, com a baliza deserta, inaugurou o marcador. Portugal reagiu e, por duas vezes, ficou perto de restabelecer o empate, primeiro num perigoso remate de longe de Manuel Fernandes, à passagem do minuto 27 e, depois, num pontapé livre cobrado por Hugo Almeida, que sofreu um desvio num defesa e quase enganou o guardião norueguês, Jon Knudsen. O resultado, porém, não sofreu alterações até ao intervalo.

E, logo a abrir o segundo tempo, foi a Noruega a estar muito perto de aumentar a vantagem, novamente por Huseklepp, num remate cruzado que levou a bola a passar a centímetros do poste da baliza de Eduardo. O perigo voltou a rondar a área portuguesa aos 52 minutos, com Abdellaoue , que havia entrado para o lugar do lesionado Carew, a atirar ao lado, em boa posição. Portugal conseguiu, por fim, acercar-se da área contrária a partir da hora de jogo, mas os lances de perigo escasseavam. Nani rematou à figura de Knudsen, aos 65 minutos, e Meireles esteve perto de marcar dois minutos mais tarde, valendo aos noruegueses a intervenção de Bjørn Helge Riise.

Agostinho Oliveira apostou tudo no ataque nos instantes finais da partida, fazendo entrar Liedson, mas Portugal continuou sem encontrar soluções para conseguir sair de Oslo com pelo menos um ponto. A Noruega segue, desta forma, isolada na frente do Grupo H, com duas vitórias em dois jogos, enquanto Portugal soma apenas um ponto. O próximo encontro da selecção lusa será frente à Dinamarca, a 8 de Outubro, no Estádio do Dragão.