Os canhões afundaram os sonhos bracarenses

Fàbregas ilumina noite dos "gunners"


Terminou em desgraça o início do sonho do Braga. Os "guerreiros do Minho" foram à luta com facas de sobremesa e foram comprimidos pelos gunners. 6-0! Goleada das antigas para receber os vice-campeões nacionais na Liga Milionária.

A começar a 13ª época seguida na principal competição de clubes da Europa contra o estreante português, o Arsenal abriu o activo logo aos nove minutos num penalty convertido pelo capitão Cesc Fàbregas. A desorientada equipa de Domingos Paciência sofreu mais dois tentos no espaço de quatro minutos da etapa inicial, da autoria de Andrey Arshavin e Marouane Chamakh, antes de Fàbregas bisar oito minutos após o reatamento. Carlos Vela saltou do banco de suplentes na segunda parte e bisou para a formação de Arsène Wenger, de visita ao terreno do FK Partizan na próxima ronda, enquanto o Braga terá de fazer bem melhor na recepção ao FC Shakhtar Donetsk. Com Sílvio a lateral-esquerdo no lugar de Elderson e Hugo Viana (estreia a titular) em vez de Leandro Salino, ambos ausentes devido a castigo, o médio internacional português tentou a sorte de longe, mas o domínio dos “gunners” ganhou expressão quando o guarda-redes Felipe derrubou Chamackh dentro da área e Fàbregas não perdoou o castigo máximo. Logo a seguir, Felipe negou o segundo a Jack Wilshere, antes de dois pontapés de Paulo César serem defendidos por Manuel Almunia e a tentativa de Luis Aguiar também não ter melhor sorte.

Apesar de ter conseguido sacudir a pressão, o Braga sofreu novo revés à passagem da meia-hora. Perante a passividade adversária, Fabregas avançou pelo meio e isolou o Arshavin na esquerda da área e o russo não teve dificuldades para bater o desamparado Felipe, quatro minutos antes de Chamackh combinar com Wilshere e aumentar a contagem. Antes do intervalo, em cabeceamento fraco de Matheus, a cruzamento de Viana, parou sem problemas nas mãos de Almunia. O festival dos ingleses continuou na segunda metade, nomeadamente aos 53 minutos, altura em que Fàbregas marcou o seu segundo tento da noite (12º na competição), de cabeça, após Chamakh ganhar a bola a Alberto Rodríguez e esta sobrar para o centro de Wilshere direito ao jogador espanhol. Apenas há seis minutos em campo, o avançado mexicano Carlos Vela aproveitou a apatia da defesa bracarense para assinar o quinto do Arsenal aos 69, três depois de um remate cruzado de Arshavin acertar no poste direito de Felipe, tendo bisado aos 84 minutos, após excelente passe de Fábregas.