Guerreiros do Minho: está aí a maior batalha

Image Hosted by ImageShack.us

Desde que começaram a ser conhecidos por tal, os "Guerreiros do Minho" têm hoje a mais árdua batalha, ao estilo de Waterloo para Napoleão - esperemos que com desfecho claramente diferente daquele que o imperador francês teve. Nas terras de outro grande guerreiro como foi William Wallace, o Braga procura a glória e tem todas as condições para o fazer. É certo que o Celtic tem a faceta de ser uma equipa totalmente diferente dentro do Celtic Park daquela que demonstra fora de portas.

click to zoom

Mas quem traz uma vantagem de três golos sem ter sofrido qualquer um em casa tem de ter aspirações a algo mais. Ainda para mais com o futebol apresentado, desde a mais que agradável surpresa que foi Elderson, passando pela habitual solidez da dupla Moisés-Rodríguez, até à confirmação de Matheus como elemento chave e arma secreta, à semelhança do que acontecia na última época. Domingos montou uma equipa que tem claramente todos os aspectos que são necessários para derrotar os "católicos" (depois do comportamento da comitiva do Celtic após o jogo e durante o mesmo tenho de discordar desta designação e atribuir-lhe meramente um valor histórico). Para vencer equipas que joguem de uma forma tão directa Paciência pensou de forma idêntica àquela com que José Mourinho abordou os oitavos-de-final em 2003/2004 frente ao Manchester United: uma equipa mentalmente muito forte e unida como elemento principal e o típico jogo português sem invenções, ou seja, a aposta em jogadores tecnicistas - basta recordar que, frente ao United, Carlos Alberto jogou a titular e foi um circo de nervos e cartões amarelos para os lados britânicos - e um miolo de meio-campo com solidez defensiva, daí a opção por Andrés Madrid sem sequer hesitar para actuar ao lado de Vandinho.

Domingos Paciência (foto ASF)

Em suma, o Braga até pode apanhar um choque em Celtic Park como referia um elemento do Celtic em (mais um) dos mind games, mas tenho a plena convicção que isso nunca será impeditivo à realização de uma grande exibição e que ao olhar para as equipas do playoff os olhares para o Braga serão de respeito por estar num lugar onde se pensaria que o Celtic estaria com naturalidade. Afinal, contrariamente ao que escreveu a imprensa escocesa sobre o sorteio da 3ª pré-eliminatória, o sorteio não foi "delicioso" para o Celtic...