Uruguai e México seguem em frente


O Uruguai bateu o México por 1-0, em Rustenburg, graças a um golo de Luis Suárez, avançado do Ajax ACF, perto do final da primeira parte, mas as duas selecções seguem em frente para os oitavos-de-final.

Apesar de um empate garantir automaticamente o apuramento às duas selecções, os primeiros minutos do encontro mostraram que Uruguai e México iriam lutar pela vitória, procurando, talvez, evitar um possível confronto com a Argentina nos oitavos-de-final. A primeira real situação de golo pertenceu ao Uruguai, com Suárez, isolado, a atirar ao lado, mas o México respondeu através de Andrés Guardado que, de muito longe, acertou na trave da baliza à guarda de Fernando Muslera. O jogo prosseguiu numa toada de parada e resposta, e acabou por ser o Uruguai a inaugurar o marcador, aos 44 minutos, por intermédio de Suarez, de cabeça, após cruzamento de Edinson Cavani. As duas selecções recolheram aos balneários ainda em posição de acesso aos oitavos-de-final, embora com os mexicanos ameaçados, fruto do resultado que, na altura, se verificava na partida entre África do Sul e França.

Apesar disso, foi o Uruguai quem esteve perto de ampliar a vantagem, logo no arranque do segundo tempo. Aos poucos, o México assumiu o controlo da partida sem que, ainda assim, conseguisse concretizar nenhuma das várias oportunidades criadas para restabelecer a igualdade, a melhor das quais desperdiçada por Francisco Rodríguez, num cabeceamento sem oposição, já dentro da pequena área adversária. Contudo, a África do Sul não foi além de um triunfo por 2-1 sobre a França, pelo que a derrota pela margem mínima foi suficiente para permitir à selecção mexicana segurar o segundo lugar no Grupo A, enquanto o Uruguai garantiu o primeiro posto sem qualquer golo sofrido nos três encontros disputados.