A Mística Azul e Branca - O que é demais…
Já diz o Povo, na sua imensa Sabedoria, “que o que é demais enjoa”. Efectivamente ouvir e ler as Declarações do Presidente Portista com as suas piadas sobre Túneis numa de mandar “bocas” para o Benfica já enjoa e chateia…
Os Adeptos Azuis e Brancos acham muita piada e batem muitas palmas quando Pinto da Costa utiliza a sua fina ironia para trazer a público uma verdade que muitos querem tapar. È um facto que o Benfica nos últimos tempos não sabe o que é ganhar sem fazer Batota nas Contas e no Campo, mas daí a repetir isto constantemente vai um grande passo, e os tempos que correm exigem, a meu ver, outras intervenções e reflexões por parte do Dirigente Portista.
Gostava muito que Pinto da Costa viesse a público esclarecer os apoiantes do Dragão sobre a continuidade ou não de Jesualdo, e se já percebeu que apostar no Professor para a próxima temporada é um tremendo erro. Acho que já toda a gente sentiu que Jesualdo nunca teve o apoio dos Adeptos e que esta Temporada contam-se pelos dedos de uma só mão os que ainda apoiam JF, o que deixa a entender que uma aposta na sua continuidade será dar um passo para um abismo profundo onde os Adeptos protestarão contra qualquer decisão que o actual Treinador tome. Ir por este caminho será o mesmo que colocar muita pressão em cima da Equipa e da Equipa Técnica, e tal cenário no passado sempre deu mau resultado (se bem que a única excepção foi Mourinho que começou mal a Temporada e terminou a ganhar tudo).
Outro aspecto muito importante, no qual eu teria muito gosto em que o Presidente Azul e Branco abordasse publicamente, é o da Política de Contratações. Fica a pergunta: Será que o Futebol Clube do Porto aprendeu alguma coisa com os enormes erros que cometeu esta Temporada? Será que a Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto percebeu que apostar em “contentores” de Jogadores Sul-americanos altos, toscos, desajeitados, com pouca técnica, sem leitura de jogo, esforçados, que auferem de salários elevadíssimos e que marcam grandes golos de quando em vez é mais do que errado e que só dá prejuízo porque depois ninguém os quer contratar?
Confesso que também gostaria que Jorge Nuno dissesse da sua razão sobre o Projecto Dragon Force. Este Projecto foi criado há já algum tempo e consiste em apostar na Formação de Jovens Atletas Portistas, Projecto este que, como toda a gente sabe, é muito dispendioso e tem um nível de risco muito elevado, porque nunca é certo que um Jovem Jogador consiga lidar com a Pressão de equipar de Azul e Branco. E ainda por cima, nos últimos tempos tudo o que tem vindo da Formação Portista tem sido completamente destruído pelo Professor Jesualdo ou então é emprestado e vendido para reforçar os Adversários.
Por último, também gostaria que PC viesse a público explicar porque razão os Dirigentes da SAD Portista, onde ele se inclui, auferem de Salários tão elevados e se o Porto tem capacidade para distribuir tanta riqueza por tanta gente e durante quantos mais anos… È que o tal cenário das “Vacas Magras” pode muito bem ser uma realidade se não se assegurar o Futuro Financeiro do Clube Azul e Branco, dado que este não pode fazer as trafulhices que outros fazem nas suas Contas, nem conseguir patrocínios vitalícios e favores do Estado Português como é habito na Luz.
Como se pode verificar, não faltam temas para o Presidente dos Portistas abordar publicamente. Temas que são muito mais importantes do que o do Campeão que foi decidido por Decreto ou o Campeão dos Túneis como é o caso do Benfica desta temporada.
Texto de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol
3 comentários:
deixando o porto. metam ai os streams do sporting vs setubal sff. abraço
Porto, 09 Mai (Lusa) - O FC Porto foi hoje punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.
A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.
Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).
O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.
Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.
Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.
O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.
O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.
A União de Leiria era acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje que foi negado provimento ao recurso apresentado pelo FC Porto há duas semanas, relativamente aos castigos impostos ao clube campeão nacional no âmbito do processo Apito Final.
sem mais!.... calou-se .