Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca
-
O que é demais…

Já diz o Povo, na sua imensa Sabedoria, “que o que é demais enjoa”. Efectivamente ouvir e ler as Declarações do Presidente Portista com as suas piadas sobre Túneis numa de mandar “bocas” para o Benfica já enjoa e chateia…

Os Adeptos Azuis e Brancos acham muita piada e batem muitas palmas quando Pinto da Costa utiliza a sua fina ironia para trazer a público uma verdade que muitos querem tapar. È um facto que o Benfica nos últimos tempos não sabe o que é ganhar sem fazer Batota nas Contas e no Campo, mas daí a repetir isto constantemente vai um grande passo, e os tempos que correm exigem, a meu ver, outras intervenções e reflexões por parte do Dirigente Portista.

http://www2.pictures.gi.zimbio.com/Atletico+Madrid+v+FC+Porto+UEFA+Champions+AV76OTqLbEWl.jpg

Gostava muito que Pinto da Costa viesse a público esclarecer os apoiantes do Dragão sobre a continuidade ou não de Jesualdo, e se já percebeu que apostar no Professor para a próxima temporada é um tremendo erro. Acho que já toda a gente sentiu que Jesualdo nunca teve o apoio dos Adeptos e que esta Temporada contam-se pelos dedos de uma só mão os que ainda apoiam JF, o que deixa a entender que uma aposta na sua continuidade será dar um passo para um abismo profundo onde os Adeptos protestarão contra qualquer decisão que o actual Treinador tome. Ir por este caminho será o mesmo que colocar muita pressão em cima da Equipa e da Equipa Técnica, e tal cenário no passado sempre deu mau resultado (se bem que a única excepção foi Mourinho que começou mal a Temporada e terminou a ganhar tudo).

Outro aspecto muito importante, no qual eu teria muito gosto em que o Presidente Azul e Branco abordasse publicamente, é o da Política de Contratações. Fica a pergunta: Será que o Futebol Clube do Porto aprendeu alguma coisa com os enormes erros que cometeu esta Temporada? Será que a Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto percebeu que apostar em “contentores” de Jogadores Sul-americanos altos, toscos, desajeitados, com pouca técnica, sem leitura de jogo, esforçados, que auferem de salários elevadíssimos e que marcam grandes golos de quando em vez é mais do que errado e que só dá prejuízo porque depois ninguém os quer contratar?

Confesso que também gostaria que Jorge Nuno dissesse da sua razão sobre o Projecto Dragon Force. Este Projecto foi criado há já algum tempo e consiste em apostar na Formação de Jovens Atletas Portistas, Projecto este que, como toda a gente sabe, é muito dispendioso e tem um nível de risco muito elevado, porque nunca é certo que um Jovem Jogador consiga lidar com a Pressão de equipar de Azul e Branco. E ainda por cima, nos últimos tempos tudo o que tem vindo da Formação Portista tem sido completamente destruído pelo Professor Jesualdo ou então é emprestado e vendido para reforçar os Adversários.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEichBChBfU4AzKg_KxojXJnwTMtRtF_EvOmsMKQe6wexaVGs_brxFHntUn4ync7LFGnH4o4l1kE5vo5D1rtr9hutWt3_tZXSBK6ZCNjUskeASbCsc_z0OwW_pfW-Z0eguQB5WtTH2Ve0JY/

Por último, também gostaria que PC viesse a público explicar porque razão os Dirigentes da SAD Portista, onde ele se inclui, auferem de Salários tão elevados e se o Porto tem capacidade para distribuir tanta riqueza por tanta gente e durante quantos mais anos… È que o tal cenário das “Vacas Magras” pode muito bem ser uma realidade se não se assegurar o Futuro Financeiro do Clube Azul e Branco, dado que este não pode fazer as trafulhices que outros fazem nas suas Contas, nem conseguir patrocínios vitalícios e favores do Estado Português como é habito na Luz.

Como se pode verificar, não faltam temas para o Presidente dos Portistas abordar publicamente. Temas que são muito mais importantes do que o do Campeão que foi decidido por Decreto ou o Campeão dos Túneis como é o caso do Benfica desta temporada.

Texto de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol