Trio "português" titular na vitória do Uruguai sobre a Suíça


O Uruguai, com Jorge Fucile, Maxi Pereira e Álvaro Pereira a jogar de início, venceu a Suíça por três golos contra apenas um dos helvéticos. Os sul-americanos provaram que estão num estado mais avançado de preparação do que os europeus, ao exercer um domínio claro no terreno de jogo que se exprimiu no resultado.



Começou melhor a selecção "celeste" com Luis Suárez- que com Forlán forma uma dupla que promete dar muitas dores de cabeça - a aproveitar uma das muitas falhas defensivas da Suíça na noite e a lançar o primeiro aviso aos da casa. Estes tomaram o alerta em conta e subiram no jogo, passando a deter o controlo da bola, sem, ainda assim, criar perigo. O Uruguai mostrou que também pode ser forte a fechar-se na defesa, mas as transições não estavam a sair bem à equipa de Tabarez. Aos 28 minutos, seria a Suíça a adiantar-se no encontro. Derdiyok foi carregado em falta e o árbitro não hesitou em apontar para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, Inler não falhou. A festa dos adeptos suíços não durou mais de 6 minutos já que aos 34, Forlán deu o melhor seguimento a um cruzamento do portista Álvaro Pereira e reestabeleceu a igualdade. A primeira parte chegou ao fim com o equilíbrio que o marcador personalizava.

Com as equipas ainda a voltarem ao ritmo de jogo, o Uruguai decidiu aproveitar para fazer mais um golo. Ao minuto 48, Suárez fez uma obra prima e rematou em "volley" na ressaca de um canto. Era a vez de o Uruguai estar definitivamente por cima no jogo, até porque Ottmar Hitzfeld aproveitou para lançar alguns estreantes em jogo. E os "novatos" suíços até deram conta do recado, ao gerar lances de perigo junto à baliza de Muslera, mas a eficácia defensiva do Uruguai era, efectivamente, assinalável. O terceiro golo chegaria com oportunidade, na sequência de nova falha na defesa helvética. Aproveitou Cavani para também ele deixar a sua marca no encontro com um golo fácil. Com quatro minutos para jogar, o resultado estava feito. Vitória "limpinha" do Uruguai.