Anfitriães do Mundial empatam com a Namíbia

Bafana Bafana held to draw

Vai de mal a pior a preparação da África do Sul para o Mundial que irá decorrer no seu país. Os bafana-bafana não foram para além de um empate contra a mais que modesta Namíbia. O resultado final foi 1-1. A jogar perante 50 000 pessoas afectas à sua selecção, os comandados de Carlos Alberto Parreira foram perdulários, num jogo que permitiu ao técnico brasileiro fazer muitas experiências, especialmente no sector defensivo.

Aos 8 minutos, um erro de Sangweni quase dava a vantagem aos visitantes, mas o remate de Bester saiu fraco, para defesa de Khune. Respondeu a África do Sul com o seu capitão, Teko Modise, a fazer uma arrancada que terminou com um remate bem defendido por Mbaha. A Namíbia tinhaa estratégia bem definida: jogar no erro do adversário e, quando o mesmo surgisse, lançar a corrida de Bester, o homem mais avançado. Aos 29 minutos, um remate de Modise parou, de novo, nas mãos de Mbaha, tendo este sido realmente perigoso. A Namíbia viria mesmo a ver-se em vantagem no jogo, ao minuto 41, por intermédio, inevitavelmente, de Bester.

Na segunda parte, a África do Sul teve de jogar com o prestígio. As introduções introduzidas por Parreira surtiram algum efeito e os sul-africanos cresceram. Letsholonyane apareceu sozinho, aos 61 minutos, antes de servir Segolela, mas o companheiro foi incapaz de bater o guarda-redes da Namíbia, quando não tinha mais ninguém para ultrapassar. À entrada para os derradeiros vinte minutos, a África do Sul chegaria ao empate. Mphela concretizaria uma boa jogada de Moon e Lestolonyane. Até final ambas as equipas procuraram a vitória, sem efeitos práticos. O mau momento dos africanos continua e o perigo de não fazer boa figura no Mundial é agora mais rela que nunca.