Olhar sobre o FC Porto



A Mística Azul e Branca - Ciclo de Auto Destruição


No Universo Portista, e não só, há quem diga que o Ciclo de Jesualdo á frente do Futebol Clube do Porto terminou. Aqui há umas semanas atrás eu também afirmava o mesmo e encarava tal facto com a maior das naturalidades, porque o Dragão não pode ser sempre Campeão, a necessidade de se auto renovar é uma realidade, o actual Treinador do FC Porto nunca foi um Treinador á altura das ambições do Porto e a Política de Gestão do Clube e do Plantel precisa de ser revista. Tudo normal e natural e que não é estranho ás melhores equipas do Mundo como é o caso do nosso Futebol Clube do Porto, Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Chelsea, Inter, AC Milan, etc.

Festejos em tom encarnado (foto ASF)

Contudo a derrota na final da Taça dos Treinos ante o Benfica despertou em mim uma preocupação sem precedentes. Preocupação que não passa por ter visto o FC Porto a perder com o Benfica, pois este a mim não me diz nada e forte como está a sua vitória foi natural perante um Dragão muito doente. O que me incomoda é a forma como o TetraCampeão Nacional perdeu e tem vindo a perder as suas partidas. Mesmo quando o Porto ganha esta minha preocupação não se afasta e cada vez mais se agudiza…

O que eu vi neste Domingo passado, e tenho visto em campo desde que o Dragão goleou o Braga em casa, é uma equipa de cabeça perdida, muito nervosa, sem rumo e com um Treinador que é um enorme Cobarde sem capacidade de por a mão no leme e comandar a nau a Bom Porto. Ouço um Jesualdo que quando ganha diz maravilhas da equipa e que quando perde não consegue admitir que não teve capacidade de dar a volta aos acontecimentos e que o FC Porto jogou mal. Reconhecer quando estamos Mal é um acto de Coragem que só reforça a imagem de General das Tropas como é o caso dos Treinadores.


Mas pior do que um Treinador não ter mão na equipa é ter-se uma Direcção que nada faz e diz perante tudo o que se está a passar… Não se lê um Comunicado da SAD Portista a acalmar os Adeptos e Sócios do FC Porto, não se vê nem se ouve o Presidente Azul e Branco a assumir as responsabilidades pela péssima aposta na continuidade de Jesualdo, não se vê ninguém a reconhecer que esta Política de formar Jovens Atletas para reforçar as outras equipas e de se vender dois ou três grandes Jogadores e comprar 6 Sul Americanos é um fiasco total que tem asfixiado o nosso Clube aos poucos.

Em resumo; ninguém faz nada de nada e toda a gente, menos os Adeptos, assobiam para o lado como se tudo isto fosse normal. Toda a gente está confiante que as coisas vão ao sitio normalmente e que na próxima temporada os nossos Adversários vão cometer uma serie de erros que os colocarão no seu sitio devido… Não foi esta arrogância e peito feito que criou este Ciclo sem fim de Auto Destruição em que o nosso Dragão está actualmente?

Não façam nada e ainda vamos ver o Futebol Clube do Porto transformado numa espécie de Sporting ou Benfica que estão enfiados num buraco negro tal que para saírem dele vão ter de penar durante muitos anos e de precisar de muitas ajudas financeiras e não só.


Uma última palavra para a violência que se viveu no Elefante Branco do Algarve; por favor evitem responder a quem não nos merece o mínimo de respeito e consideração. Toda a gente sabe que a maioria dos Adeptos do Benfica são violentos e não sabem perder e muito menos ganhar, e se nós Portistas vamos a responder a este tipo de gente, estaremos a dar força e matéria para que se sintam importantes.

Reparem que o Presidente do Benfica não sabe ganhar sem mandar uma boca ao Futebol Clube do Porto… Reparem que a Comunicação Social só culpa os Adeptos Azuis e Brancos pelos actos de Violência que aconteceram nesta Final da Taça dos Treinos e reparem também que a nossa Comunicação Social só reprova o gesto do Capitão Bruno Alves e não o acto provocatório do Capitão Luisão para com os Adeptos Portistas.

Fica aqui o meu apelo para que não cedam a provocações e para que evitem trocar impressões com quem não nos merece o mínimo respeito. Respeitem a Instituição Benfica, mas desprezem e ignorem por completo os seus Adeptos violentos e a sua actual Direcção que os apoia.

Lembrem-se meus caros amigos: Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Texto de Pedro Silva,The Blue One, para o Negócios do Futebol