O Anderlecht qualificou-se em grande estilo para os oitavos-de-final e para um duelo com o anfitrião da final da prova, o Hamburger , após uma goleada, em casa, por 4-0 sobre o Athletic Club, que valeu um surpreendente triunfo na eliminatória por um total de 5-1.
O cenário já estava complicado para o Athletic, depois do empate (1-1) registado em Bilbau, mas ficou ainda pior após um tento madrugador do jovem Romelu Lukaku. Um autogolo de Mikel San José e golos na segunda parte de Roland Juhász e Jonathan Legear reforçaram a supremacia do conjunto belga.
Lukaku, de apenas 16 anos, que se apresta para, na próxima semana, se estrear na selecção da Bélgica, num jogo particular com a Croácia, mostrou ser demasiado forte para a defesa no Bilbau. Um poderoso remate por entre as pernas do guarda-redes Gorka Iraizoz, quando estavam decorridos apenas quatro minutos, foi o culminar de um fantástico lance colectivo iniciado no meio-campo dos belgas e que contou com uma intervenção decisiva de Mbark Boussoufa, que assistiu Lukaku.
O jovem foi também determinante no lance do segundo golo, ao trocar as voltas ao lateral-esquerdo Xabier Castillo antes de cruzar rasteiro para o poste mais próximo, onde surgiu San José a desviar para o fundo das próprias redes, deixando Iraizoz sem reacção.
Antes do intervalo, San José tentou redimir-se do erro, cabeceando ligeiramente por cima, mas a verdade é que o Athletic ameaçou o guarda-redes Silvio Proto. A resistência dos bascos quebrou definitivamente pouco depois do intervalo – assegurando que o conjunto ibérico continuaria sem vencer após o Natal nas competições europeias desde 1977 –, quando Juhász se aplicou a fundo para chegar ao livre de Legear do lado esquerdo e emendar à boca da baliza. Somente uma boa defesa de Iraizoz impediu Boussoufa de dilatar a vantagem do Anderlecht, após um superior passe de Lucas Biglia.
Entretanto, Lukaku fora substituído para ser alvo de uma ovação de pé e foi do banco que viu Legear encerrar a contagem, com um fantástico remate desferido a 25 metros da baliza, após Boussoufa ter cobrado um livre indirecto na sua direcção.
2 comentários:
fogo 16 anos?o Porto que ponha os olhos nele
já é tarde já existem olhos mais ricos sobre ele...