Três grandes nas meias-finais da Carlsberg Cup



Futebol Clube do Porto, Benfica e Sporting garantiram a passagem às meias-finais da Taça da Liga, Carlsberg Cup, sendo acompanhados pela Académica de Coimbra na próxima fase da competição. Leões e dragões são os dois primeiros finalistas, tendo por isso a vantagem de poder jogar em casa.



O FC Porto venceu o Estoril por duas bolas a zero. Belluschi e Orlando Sá apontaram os golos da vitória dos portistas, que viram Rúben Micael estrear-se de dragão ao peito. Depois de uma primeira parte monótona, para o segundo tempo, Jesualdo Ferreira lançou Falcao e Álvaro Pereira para os lugares de Guarín e Nuno André Coelho, e o colombiano logo (48m) obrigou Leão a defesa difícil. O golo acabou por surgir de bola parada, com Belluschi (54m) a bater Leão na transformação de um livre directo superiormente cobrado pelo argentino. O segundo golo chegaria por intermédio de Orlando Sá, que depois de se livrar da marcação do defesa mais atrasado do Estoril teve apenas de passar pelo guarda-redes e empurrar para o fundo da baliza defendida pela formação da casa.



O Estádio dos Arcos recebeu o jogo da derradeira jornada do Grupo C da Taça da Liga entre Rio Ave e Benfica. Os encarnados chegaram a estar eliminados quando se verificou um empate, mas acabam por passar em primeiro. Primeira parte sem grande grande história para contar, a segunda começa logo com um grande golo de Carlos Martins, após assistência de Cardozo, que lhe endossou a bola da esquerda para a direita. Cinco minutos depois o empate do Rio Ave, de grande penalidade, a punir falta de David Luís sobre Tarantini. Nesta altura, o Benfica estava fora da competição, uma vez que a Académica também havia marcado e os encarnados não passariam como melhores segundos. No entanto, nova assistência de Cardozo, desta vez a desmarcar Di Maria, para outro bom golo. Destaque para a estreia de Kardec, que na mesma jogada chutou duas vezes ao poste.



Já na Trofa, um golo solitário de Liedson, aos 37 minutos, permitiu ao Sporting vencer o Trofense e carimbar o apuramento para as meias-finais da Carlsberg Cup, com percurso 100 por cento vitorioso no Grupo B. No epicentro da polémica que agitou a semana leonina, na sequência de incidente com Ricardo Sá Pinto, Liedson voltou... a resolver. Carlos Carvalhal não hesitou em confiar-lhe a titularidade e o “levezinho” respondeu como é habitual, isto é, a “facturar”.