República das bananas ao seu melhor nível... grande arbitragem no Benfica-Nacional!

Este fim de semana vi pouco futebol… felizmente!

Vi o Porto aos poucos… e vi as noticias dos restantes… ontem nos programas de comentários da TV fiquei estupefacto com a arbitragem do último jogo do SLB com o Nacional!

Já não me lembrava de ver algo assim… o jogo foi no Domingo e quer nos resumos, nas notícias, nos jornais de segunda... tudo calmo na república da banana. Sem polémicas, sem títulos de arbitragens... Nada! Não se terá passado nada, apenas uma vitória normal por um golo.

Benfica's fans wave flags and flares during the Portuguese Premier League soccer match against Porto at Luz stadium in Lisbon December 20, 2009.

... depois vê-se em análise um jogo com 4 expulsões negadas ao Benfica, um golo negado ao adversário, um penalti negado ao adversário... uma agressão bárbara como já não via desde o Binya... uma agressão do capitão encarnado... outra agressão do Javi...

Há que dizer uma coisa, fala-se muito do David Luís, mas neste cenário até se portou bem... foi só um penalti cometido!

Até dou de barato que possa ter sido penalti no lance do Coentrão... muito bem cavado. Aprende rápido o menino! Saviola, Di Maria, e Aimar também são grandes mestres, há que reconhecer!

Um jogo é como um filme... tem uma história... não me interessa se alguém foi beneficiado quando está a perder irremediavelmente no final do jogo... nem tão pouco beneficiado quando está a ganhar com resultado feito.

... interessa-me sim ver quem leva o primeiro "tiro de morte" dado pelo árbitro... é aí que se decide o jogo! um jogo não é um somatório de coisas: remates, ataques, erros, passes, pontapés, agressões...

Benfica's Javier Saviola is mobbed by mates while celebrating his goal against Porto during their Portuguese Premier League soccer match at Luz stadium in Lisbon December 20, 2009.


Já afirmei algumas vezes: consigo desculpar um árbitro que não marque uma falta duvidosa, que não assinale um cartão duvidoso... que não faça nada quando não vê ou tem dúvida, até posso engolir....

.... agora... que tome uma decisão quando não tem a certeza é ser criminoso. Nenhum juiz decide contra o réu sem provas, mesmo que haja a convicção que é culpado. é necessário que haja a certeza que ele é culpado.

Um árbitro não pode assinalar um fora de jogo se tem duvidas, não pode assinalar um penalti se tem duvidas... porque de outra forma está a inverter o ónus da prova. Está a decidir o rumo de um jogo, de uma competição, de uma carreira baseado em convicção mera e simples!

http://www.record.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_5ABFCB72-C892-4475-A79D-605925727C9D_img_destaque_pt_1.jpg

O lance do fora-de-jogo, na dúvida não se marca... o lance do penalti do Coentrão na dúvida não se marca... até mesmo no lance do penalti do David Luis... na dúvida: abstenham-se, não façam disparates!!!!!! (se bem que no lance do David não vejo onde possa haver dúvida!)

Agora qual é a dúvida em ver o Luisão pontapear o adversário no chão sem abola por perto!??? nenhuma!

Qual é a dúvida na entrada "à Binya" do Maxi!??? nenhuma... esta falta é perigosíssima! são estes os lances que acabam carreiras... é isto que eu pensava ter sido banido do futebol!

Qual é a dúvida na agressão do Javi e na resposta à agressão!??? nenhuma...

O pior de tudo foi o lance do Luisão... aí sim, deu para perceber que ninguém da equipa de arbitragem pode expulsar o capitão do Benfica! É assim que as coisas andam no nosso futebol... estendam-lhe as passadeiras vermelhas!

O lance do fora de jogo do Nacional, nem mesmo com a linha da área de penalti a ajudar!

A imprensa mantém-se pró-activa... são capas de parangonas a cada vitória, são ofuscantes possíveis contratações ou transferências para esconder os deslizes... são desrespeitos continuados aos restantes clubes que nunca vêm o seu mérito estampado nas capas. pelo contrário, é sempre no corte, na suposição, na especulação pejorativa...

...sempre a denegrir a imagem daqueles que produzem um espectáculo, um produto, que os media exploram para proveitos próprios, mas que não sabe respeitar!

São invasões aos programas televisivos em directo, são gestões meticulosas das capas dos jornais, são relatos de futebol completamente habilidosos na Sporttv, comentários ridículos e irreais nos fóruns, são quase censuras às noticias e imagens que resultam das polémicas dos jogos, são o ofuscar das polémicas próprias com túneis à mistura... mas para os adversário à fartazana... à vontade!!!

Ontem mesmo um sportinguista comentador, mais adepto que comentador, menos parte e menos conhecedor do "sistema" que os restantes... criticava a própria estação televisiva pela negação dos factos nos noticiários e nos resumos dos jogos apresentados!

são demasiados erros de arbitragem acumulados desde o início da época... é muito pior que em 2004! Seria um vergonha não serem campeões este ano com toda esta ajuda... mesmo o Porto diga-se está a ajudar nessa tarefa com demérito no seu futebol jogado...

... mas mesmo este péssimo Porto, com essas arbitragens estava certamente em primeiro lugar!

Há que distinguir duas coisas... o mérito e a justiça! Vencer com mérito porque joga bem... vencer com justiça porque não houve influência do arbitro! O Benfica joga bem... isso é ponto assente e toda a gente admite. O Porto joga pessimamente e não tem mérito para estar melhor classificado! Agora o Benfica está a pontuar em vários jogos sem justiça, peso o mérito apresentado. Este campeonato está a ser manchado na sua justiça, na verdade desportiva, como alguns propalam, mas depois também se inibem de comentar estas situações!

É fartar vilanagem! Está o circo montado... e bem montado, diga-se!

...se não é a blogosfera, onde é que parava a democracia deste país!?

Texto de Nuno Silva para o Negócios do Futebol