Foi publicada a actualização do Ranking da FIFA em que o nosso país se encontra na melhor classificação desde Fevereiro de 2002, quando era 4º.
Os rankings poderão ser sempre discutíveis ao nível dos métodos de classificação, mas são pelo menos objectivos e a verdade é enquanto alguma imprensa tenta moldar as memórias colectivas neste e noutros temas, os números vêem desmentir algumas inverdades repetidas e repor alguma racionalidade, para quem esteja interessado em estar informado.
Apesar de a classificação que conta para o sorteio dos grupos ser a de Outubro, é bom verificar que estamos neste momento melhor classificadas que a Alemanha, França, Argentina, Inglaterra, Croácia, Grécia, Rússia, Rep.Checa, entre outras…
Ao nível da nossa evolução no ranking ao longo dos anos é bom que percebam que a melhor classificação de sempre é um 4º lugar datado de Março de 2001 e entre Nov 2001 a Fev 2002. E que a última vez que estivemos em 5º foi em Junho de 2002.
Em Outubro de 2004, 8º, melhor classificação após o Euro 04.
Em Junho 2006, 7º, melhor classificação durante o Mundial.
Junho 2007, 6º, melhor de sempre de Scolari.
Junho 2008, 11º, classificação após o Euro.
Em Janeiro de 2003 Scolari recebe a selecção em 11º lugar, baixa até 22º em Junho de 2004. Mantém-se entre 10º e 7º .
Carlos Queirós recebe a selecção em Junho de 2008, após o euro em 11º, às portas de Af. Sul coloca a selecção em 5º, depois de ter passado pelo 17º lugar a Julho de 2009.
Em Agosto de 1998 estávamos em 42º lugar, em Março de 2001 4º. Em Junho de 2002 5º lugar em pleno campeonato do Mundo, com o treinador Antº Oliveira.
A Espanha também volta a liderar o ranking, recuperando o lugar que o Brasil assumiu na vitória da Taça das Confederações.
Texto de Nuno da Silva para o Negócios do Futebol
4 comentários:
"é bom verificar que estamos neste momento melhor classificadas que a Alemanha, França, Argentina, Inglaterra, Croácia, Grécia, Rússia, Rep.Checa, entre outras…"
Alemanha, Argentina ou Inglaterra não jogaram play-offs. Se tivessem jogado, e ganho os dois jogos como nós, estavam á nossa frente.
eh eh o Carlos Queiroz é melhor que o Scolari
Alemanha, Argentina ou Inglaterra não jogaram play-offs. Se tivessem jogado, e ganho os dois jogos como nós, estavam á nossa frente.
----------------------------------
Pois, mas se bem me lembro sem contar com o último europeu temos chegado ou tão longe ou ainda mais que essas selecções, portanto é óbvio que o numero de vitórias influencia, mas não é por isso que se deve desvalorizar.
boa resposta do anonimo das 11.41 :)