Alan dá vitória ao Braga no último minuto (0-1)


O Sporting de Braga continuou esta noite a série vitoriosa a contar para o campeonato nacional, arrecadando a sua sexta vitória consecutiva na liga e mantendo-se isolado no comando da mesma. Num jogo que se provou mais difícil de resolver do que outros anteriores, Domingos Paciência e os minhotos conseguiram trazer a vitória de Olhão com um golo do suspeito da jornada anterior, Alan, que inaugurou o marcador a favor do Braga eram decorridos 93 minutos de jogo.



A partida começou bem disputada, com o Olhanense, à semelhança do que se tinha passado na jornada anterior frente ao Sporting, a mostrar que estava em campo para discutir o resultado, e com o objectivo de alcançar uma vitória em casa. Ainda assim, a primeira oportunidade flagrante foi mesmo para o lado dos visitantes, tendo o Sporting de Braga chegado até à barra da baliza de Ventura. Alguns minutos depois foi a vez da equipa sob o comando de Jorge Costa atingir o ferro da baliza de Eduardo, num potente remate de livre. Ao longo do resto da primeira parte os visitados foram-se afirmando, demonstrando um bom futebol e produzindo algumas boas oportunidades de finalização, ainda que o Braga não estivesse a demonstrar grande fraqueza. Até que, ainda antes do intervalo, num lance de desatenção dos defesas do Olhanense, Alan aproveita um mau passe para se isolar na cara de Ventura; o ex-portista chega mesmo a picar a bola por cima do guarda-redes, que acabaria por esbarrar contra o atacante, e uma vez que a bola não chegou a entrar na baliza, foi assinalado a inevitável grande penalidade, com expulsão de Ventura. Contudo, na cobrança, Meyong foi incapaz de empurrar para o fundo da baliza, e a igualdade manteve-se até ao apito que assinalava o intervalo.



Reduzida a 10 unidades, a equipa de Olhão acabou por encontrar mais dificuldades, e o rendimento dos primeiros 45 minutos esbateu-se em comparação com uma afirmação dos actuais líderes do campeonato, que prosseguiram com as investidas. Com mais posse de bola, mais ataques e maior número de remates, o Braga pressionava numa tentativa de prolongar a série vitoriosa que lhe valia a liderança isolada. Do outro lado, um Olhanense que ainda que forçado a defendar com concentração redobrada, não deixou de mostrar o que mesmo em inferioridade numérica pretendia alcançar no fim dos 90 minutos. Depois de um resultado ingrato em Alvalade, Jorge Costa pretendia comandar a equipa até uma tão ansiada vitória. O relógio avançava e com isso a intensidade bracarense aumentou, até que ao fim de muitas tentativas, num cruzamento em que a defensiva de Olhão se esqueceu de dois atacantes, Alan recebe a bola e remata forte para o fundo das redes, já depois de decorridos 3 dos 4 minutos de compensação dados por Jorge Sousa. O encontro terminava, e o Braga dá assim continuidade à liderança da Liga Sagres, depois de seis vitórias consecutivas para a competição.