Olhar sobre o FC Porto

Mística Azul e Branca - Portugal dos Pequeninos


É impossível ficar indiferente á esperteza saloia que parece ter tomado conta do futebol Português. Tal fenómeno, muito típico dos Tugas, já esteve presente quando o actual Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional foi eleito graças á sua fabulosa promessa do alargamento.

Logo aí se percebeu que Mário Figueiredo tinha criado uma aberração da qual nunca se iria livrar sem ter de recorrer á tremenda falta de bom senso que é uma característica de quem nos Governa e que parece ter contagiado os Homens do Futebol.

 Eu não estou contra nem a favor do dito alargamento. Aliás tenho para mim que este alargamento poderá acabar de vez com a palhaçada que é a Taça da Liga, mas por outro lado ainda não consegui perceber o que se retira de positivo desta medida uma vez que no actual panorama financeiro os Clubes Grandes continuarão a ser grandes e os Pequenos sempre pequenos. Vistas bem as coisas o fosse entre Pequenos e Grandes até poderá alargar.

Contudo o problema está na forma ridícula - para não utilizar outro adjectivo mais adequado a tamanha proeza - como os Clubes decidiram para se efectuar este alargamento, ou seja, no final da temporada 2011/12 que terminará em meados de Maio os dois primeiros classificados da Liga Orangina sobem de divisão e da Liga principal ninguém desce. È caso para se dizer que saiu a sorte grande ao Gil Vicente e companhia limitada. Ou dito de outra forma, esta é a famosa justiça e grito de revolta dos pequenos de que António Fiúza tanto falou desde que viu o seu Gil ser achincalhado no caso Mateus.


Pior mesmo só as declarações de Mário Figueiredo a tentar defender a sua “criação” criticando a posição dos Grandes que se manifestaram contra este tipo de alargamento. Mas isto vindo de alguém que foi o principal responsável pelo caso Kléber (que terminou mal lá para os lados das bandas de Carlos Pereira e amigos diga-se de passagem) não é para admirar.

Eu já estou a imaginar o que dirão os Adeptos e demais Comentadores Desportivos se porventura chegarmos á última Jornada do nosso Campeonato e por uma feliz coincidência existirem jogos decisivos das equipas que estão a lutar pelo Título de Campeão Nacional/Lugares Europeus contra estas equipas que não descem de divisão.

Afinal o Portugal dos Pequeninos é tão mau e insensato como o Portugal dos Graúdos. È sinal de que a esperteza saloia não escolhe tamanho e condição.

E assim vai o nosso querido Futebol.

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol