Galo "tomba-grandes": Sporting perde 2-0 em Barcelos

Logo na 1ª jornada do campeonato, o Gil Vicente conseguiu pôr o Benfica a começar mal o campeonato. Um empate a duas bolas no Estádio Cidade de Barcelos fez os «encarnados» perderem os seus primeiros pontos no campeonato. Já na altura apresentavam um futebol de elevada qualidade para uma equipa que luta pela manutenção na Liga ZON Sagres, e iam-se assumindo como uma equipa séria, que poderia "estorvar" os chamados "grandes" do nosso futebol. Algum tempo depois, foi a vez do FC Porto visitar o terreno dos homens de Barcelos. Os «dragões» perderam por uns expressivos 3-1. Agora, o Gil Vicente continua a "fazer das suas" e derrotou hoje o Sporting por 2-0.

Um golo de Rodrigo Galo, logo no início de jogo, e um penalty de Cláudio deram os 3 pontos ao Gil Vicente, e fizeram com que o Sporting voltasse às derrotas no campeonato. Para além do regresso às derrotas, é também de registar o facto de os «leões» já não ganharem "fora de portas" desde Novembro do ano passado.

À passagem do minuto 13, Rodrigo Galo inaugurou o marcador a favor do Gil Vicente e começou desde logo a incomodar o Sporting. Os «leões» foram inofensivos durante a primeira metade do primeiro tempo, e quando acordaram, já era tarde demais. Ínsua, de livre, e Schaars, com um remate de longe, foram as únicas oportunidades de golo que o Sporting conseguiu criar na primeira parte. Mérito também para o Gil Vicente, que soube gerir a (pouca) posse de bola que ia tendo, não dando ao Sporting muitas hipóteses para se aproximar da sua baliza.


Sá Pinto não gostava do que via e decidiu fazer alterações. Já na segunda parte, saíram Anderson Polga e Matías Fernandez para darem lugar a Jéffren e André Martins. O Sporting melhorou, mas a confiança dos jogadores sofreu um duro revés com o segundo golo do Gil Vicente. Assinalada uma grande penalidade a favor da equipa da casa, Cláudio foi chamado a converter, no entanto, Rui Patrício adivinhou o lado e defendeu o remate do defesa brasileiro. Na sequência da defesa do guardião leonina, João Pereira, no entender de Bruno Paixão, comete uma grande penalidade e mais uma vez, Cláudio foi o escolhido para tentar, à segunda, aumentar a vantagem. Rui Patrício adivinhou, mais uma vez, o lado, mas não conseguiu defender o segundo penalty, e portanto, o Gil Vicente tinha conseguido uma importante vantagem perante os «leões», que bastante se queixaram da arbitragem de Bruno Paixão.

Ao minuto 68, o holandês Schaars foi expulso por acumulação de amarelos e deixou o Sporting reduzido a dez jogadores. Se já estava pior para os lados dos «leões», pior ficaram com esta expulsão. O Gil Vicente, mais uma vez, foi gerindo bem a sua posse de bola, e num lance de ataque, quase aumentava a vantagem do jogo, não fosse o azar de Zé Luís, acabadinho de entrar para o lugar de Hugo Vieira, a mandar uma bola ao poste da baliza de Rui Patrício, depois de bom entendimento entre os «gilistas». Do lado do Sporting, um livre de Elias passou perto da baliza de Adriano, mas nada mais do que isso. O Sporting queixa-se ainda de uma grande penalidade, mas Bruno Paixão deixou "correr" o jogo.

Apesar da polémica arbitragem da equipa liderada por Bruno Paixão, a verdade é que os «leões» estiveram inofensivos durante quase todo o jogo, e não conseguiram criar muito perigo para a baliza do Gil Vicente. Esta é, portanto, uma vitória justa para os homens comandados por Paulo Alves, que deixa os «gilistas» em 8º lugar. Já o Sporting, perdeu a excelente oportunidade de recuperar e de se isolar no 4º lugar da Liga, uma vez que o Marítimo também perdeu pontos na deslocação a Setúbal, onde empatou a uma bola.

<< DHOZE: Teste Aqui os seus Conhecimentos de Futebol com um Bónus de 50% até 50€ <<