Princípios específicos e o centro do jogo

Olá a todos. Estive ausente por algum tempo, mas nos próximos dias prometo relevar artigos interessantes aos leitores. Como todos sabem, ou deviam saber, sou responsável pela escrita "táctica" no Negócios do Futebol, e espero que gostem do meu trabalho.

Este artigo visa estudar os princípios específicos no centro do jogo e fora do mesmo, e posso mesmo salientar que serve de introdução para uma série de artigos relacionados com o tema: Princípios específicos e o centro do jogo. Os princípios específicos são oito. Quatro são defensivos e quatro são ofensivos, e são principios que regem o comportamento dos jogadores nas variadas situações de jogo: Penetração, Contenção, Cobertura Defensiva, Cobertura Ofensiva, Mobilidade, Equilíbrio, Concentração e Espaço.


Tanto os princípios específicos e até mesmo os gerais são trabalhados pelos jogadores dentro e fora do centro do jogo. Ambos os princípios são cumpridos, ou deviam ser, por todos os jogadores no campo e não só os que entram directamente nas situações do jogo. Mas, como?

Através dos Princípios específicos fora do centro do jogo:
  • Os jogadores que não participam directamente nas acções do jogo devem procurar desorganizar a equipa adversária de forma insistente:
  • Em processo ofensivo: efectuando deslocamentos rápidos e imprevisíveis, em largura e profundidade, aumentando o espaço que o adversário tem de fechar, além de explorar novos espaços por onde a bola possa correr;
  • Em processo defensivo: efectuando deslocamentos que cortem linhas de passe e que obriguem o adversário a preocupar-se com a baliza e não só com o ataque;
  • Em ambos os processos: procurar criar situações de vantagem numérica.
  • Manter a estabilidade e organização da equipa, através da ocupação racional dos espaços em função dos adversários que desempenham papeis mais preponderantes defensivos e ofensivos, evitando a todo custo o estiramento da equipa;

  • Seja pelo deslocamento do jogador ao centro do jogo ou vice-versa, o futebolista deve estar sempre pronto para intervir no centro de jogo.


Independentemente das circunstâncias que determinam a intervenção dum jogador no centro do jogo, esse deve sempre transmitir confiança e segurança aos companheiros, cumprir insistentemente os princípios específicos e procure criar superioridade numérica em termos espaciais e temporais.