Leandro Damião a entrar; Fernando e Álvaro Pereira de saída


O mercado continua em ebulição no Dragão. Depois de Falcao e Rúben Micael terem abandonado a Invicta rumo a Madrid (o madeirense irá fazer escala em Saragoça durante pelo menos uma temporada) é a vez de Álvaro Pereira e Fernando renderem alguns milhões à conta bancária do Futebol Clube do Porto.

Álvaro Pereira já vinha forçando desde algum tempo a saída do clube portuense, não figurando na lista de convocados para o jogo com o Barcelona, a contar para a Supertaça Europeia. O Chelsea de André Villas-Boas está em Portugal para negociar a ida do lateral uruguaio para Londres. Pinto da Costa tentará forçar Roman Abramovich a pagar a totalidade da cláusula, fixada em 30 milhões de euros, mas os próximos dias darão conta do desfecho. Com Emídio Rafael lesionado e Alex Sandro a adaptar-se ao estilo de jogo português, será Fucile suficente para cobrir o lado esquerdo da defesa? Como será a ala esquerda dos dragões sem a profundidade de Álvaro Pereira?

Já Fernando tem sido mais complicado de colocar. As propostas que têm chegado aos dragões são insuficientes, mas a relutância do trinco brasileiro em continuar no Porto poderá levar a que o jogador saia do clube por uma verba a rondar os 15 milhões de euros. Ainda que Roma e Juventus já tenham descartado contratar o brasileiro, a hipótese de o jogador rumar a Itália ainda se mantém, ainda que PSG e Lyon sejam também hipóteses. Souza tem-se afirmado neste início de temporada como opção de Vítor Pereira para o lugar de trinco, mas parece ser a único habituado a desempenhar essa função. Passará a estratégia do Porto em possíveis recuos de Moutinho/Guarin, ou os dragões ainda irão contratar um novo médio defensivo para fazer concorrência a Souza?

A saída de Falcao deixou o FC Porto órfão de um matador de área, já que Kléber (ainda bastante verde, ainda que com bastante potencial) e Walter não suficientes para os dragões para ocupar a vaga de ponta-de-lança durante uma temporada inteira. Nesse sentido, o nome de Leandro Damião, a nova coqueluche do Brasileirão, tem sido veiculada como a hipótese mais forte para substituir o colombiano que rumou a Madrid. A imprensa avançou que os campeões nacionais gastariam 19 milhões no avançado brasileiro do Internacional de Porto Alegre, que começa a dar os primeiros passos na selecção canarinha. Um investimento de 19 milhões de euros seria o maior a nível nacional, mas poderia ser rapidamente compensado, dado a qualidade de Leandro Damião, para além da receita proveniente de uma provável venda futura. A política de transferências do Porto (apostando em jovens promessas do futebol brasileiro) trará vantagens financeira a médio prazo, se tudo correr de feição. Mas o rendimento desportivo dos jogadores a curto prazo poderá ser posto em causa, tendo em conta a adaptação dos jogadores ao panorama europeu?