Os jogadores do Porto um a um


Hélton (6) : Noite tranquila para o internacional brasileiro que viu na maioria das vezes os (poucos) remates vitorianos saírem deslocados, não tendo por isso de mostrar se está ou não na mesma forma em que se apresentou no último ano. Ainda assim, nota para dois lances, um primeiro no qual se desentendeu com Rolando e que possibilitou a Maranhão um chapéu que saiu com uma cartola muito alta; e um segundo com boa defesa a remate de Pedro Mendes.

Sapunaru (5) : A regularidade do costume. O romeno não arrisca demasiado, assim como não compromete defensivamente, razão pela qual apagou Faouzi do campo por tempo indeterminado. Talvez por isso mesmo, Manuel Machado tenha posteriormente colocado Targino naquele lado, um jogador diferente e que já provocou algumas dificuldades a "Sapu". Quase sempre o lateral respondeu bem.

Rolando (8) : Não havendo Falcao, esperava-se que o matador da Supertaça estivesse no tridente ofensivo, mas não. Os bons ventos azuis-e-brancos vieram mais de trás, com origem em Cabo Verde e direção bem definida: as redes de Nilson. Rolando foi o intérprete dessa força. O internacional português apontou os dois golos da vitória portista, ambos na sequência de lances de bola parada. É certo que se pode apontar os erros infantis do Guimarães na abordagem a esses tipos de lances, mas há que dar mérito ao central pela boa movimentação. Defensivamente ia oferecendo o empate numa bandeja a Maranhão, mas o companheiro de zona, Maicon, acabou por solucionar o problema.

Maicon (6) : Apresentando uma simplicidade de movimentos que no ano passado não eram tão evidentes, Maicon transformou-se num herói improvável deste jogo, ao livrar um golo que parecia certo de Maranhão. O brasileiro passou o tempo restante marcando eficazmente Marcelo Toscano e fazendo valer o seu poderio físico.

Fucile (5) : O uruguaio está a dar mostras de estar a regressar a exibições como há alguns meses não se via. Encostado à esquerda, o lateral não se inibiu de avançar várias vezes no terreno, muitas vezes sem o apoio do extremo, e tentar servir os colegas na grande área, nem sempre com a melhor direção. Na defesa não teve trabalho especial. Talvez por isso mesmo tenha sido uma seta tão ofensiva.

Souza (5) : Percebe-se claramente a intenção de Vítor Pereira em criar o seu próprio "Polvo", com tentáculos que cheguem mais à frente e, não sendo uma grande arma, Souza parece ser o que melhor faz isso na posição 6 no plantel portista. O jovem brasileiro está a roubar o lugar a Fernando, que deverá mesmo sair antes do fecho do mercado. Ainda assim tem algumas dificuldades em soltar rapidamente a bola.

João Moutinho (6) : Discreto, mas com a regularidade usual. Apareceu um pouco em todo o lado, como é seu apanágio, interpretando muito bem os momentos do jogo, com a cultura tática que se lhe reconhece. Tentou várias vezes desmarcar colegas com passes para as costas da defesa vimaranense.

Rúben Micael (6) : A confirmação do bom momento que evidenciou na pré-temporada, mas desta feita com nuances diferentes daquelas a que vinha sendo colocado a jogar. Continua a perfumar a bola com um toque invejável, mas foi na "raça" que mais se destacou ontem.

Varela (5) : Ter Fucile por perto ajudou muito. Ainda assim, parece só conseguir surgir a espaços, o que pode ser compreensível atendendo à fase da temporada em que nos encontramos. Contudo, o tempo aperta e James Rodríguez vai-se apresentando em grande forma do outro lado do Atlântico...

Hulk (7) : Delicioso pormenor no primeiro golo do Porto, ao realizar um cruzamento de letra que deixou Rolando com o hercúleo trabalho de...encostar. O brasileiro não foi tão regular na explosão como é costume, mas isso foi apenas devido à acesa marcação de que foi alvo. Nas jogadas individuais conseguiu, por três ocasiões, gizar lances de grande categoria.

Kléber (5) : O único reforço do "onze" portista, e um dos melhores jogadores da pré-temporada, demonstrou ainda ter muito para conhecer dos colegas. É que se a falta de entrega é algo que não se lhe pode apontar, a atrapalhação já não é bem assim. O atacante quer fazer muito, embora nem sempre o faça bem. Após a entrada de Falcao ficou prejudicado pois teve de ser encostado à esquerda, posição reconhecidamente...estranha.

Guarín (5) : Regresso do colombiano há equipa e, no tempo que esteve em campo, apesar de precisar de absorver ainda muito sumo do que é o Porto 2011/2012, percebe-se que as férias não o fizeram esquecer toda aquela qualidade que demonstrou no ano passado. Aliou técnica à força e à visão de jogo para mostrar bons pormenores.

Falcao (4) : À semelhança do compatriota, "El Tigre" teve, ao mesmo tempo que Guarín, o regresso com a camisola do Porto. Não obstante, Falcao esteve mais apagado do que o 6 dos "dragões". A bola também poucas vezes chegou bem redonda à zona de ação de Falcao e o máximo que se viu de R9 foi um remate frouxo e cobertura de bola.

Belluschi (4) : Acrescentou qualidade de passe ao meio-campo dos campeões nacionais, numa altura em que o Guimarães ameaçava um "pressing" final. Desafio superado.