Rolando embala campeões para a conquista da Supertaça


O FC Porto iniciou a nova época tal como tinha terminado a anterior: a vencer. E tem a agradecer a Rolando, herói improvável, que com dois golos permitiu o triunfo por 2-1 sobre o V. Guimarães na Supertaça portuguesa.

A primeira parte resumiu-se basicamente aos golos. Primeiro o FC Porto, logo aos três minutos. Rolando apareceu isolado na área mas permitiu uma boa defesa a Nilson. A jogada prosseguiu na direita, onde Hulk, com um cruzamento "de letra", assistiu o defesa-central para o cabeceamento vitorioso. Os "azuis-e-brancos" dominavam a partida sem dificuldades, e apesar de não disporem de oportunidades flagrantes, também não eram importunados na sua retaguarda por um V. Guimarães voluntarioso mas que falhava no último passe. Ainda assim, contra a corrente do jogo, os vimarenenses chegaram ao empate. Canto na esquerda e Toscano, ao primeiro poste, saltou mais alto que todos para bater Helton. A resposta portista não se fez esperar, e novamente por Rolando. Na marcação de um livre, Hulk cruzou para a área, onde um desvio involuntário de João Paulo colocou a bola no caminho do No14, que só teve que encostar, fazendo o 2-1.

Rolando inspira FC Porto em Aveiro

Na segunda parte, realce para dois lances. Aos 61 minutos, lance confuso na área vitoriana, com a bola a sobrar para Kleber, mas o remate do brasileiro foi cortado "in-extremis" por El Adoua. Aos 76 minutos, o V. Guimarães esteve perto do empate, com um mau atraso de Rolando a possibilitar a Maranhão picar a bola por cima de Helton. No entanto, Maicon evitou o pior e cedeu canto. Até final não houve mais motivos de interesse, com o FC Porto a gerir a vantagem para conquistar o primeiro troféu de 2011/2012. Os comandados de Vítor Pereira vencem assim a sua 18ª Supertaça, a terceira consecutiva. in UEFA.com