Panorama Geral



Benfica
: E o que já era esperado desde o último estágio da selecção nacional confirmou-se, Coentrão foi-se embora. Trinta milhões pela transferência de Coentrão, vinte milhões para o Benfica e dez milhões para a L’Oréal. Certamente Fábio Coentrão não terá problemas numa coisa, na língua, afinal nas últimas épocas tem treinado o espanhol como nunca. Mas não sei se ele não vai estranhar jogar numa equipa em que ele não é o único português. O Benfica que já parava de apresentar jogadores é que assim os roupeiros não vão dar conta do trabalho. Falando em fazer malas, estas viagens à Suíça sem o Roberto a “brilhar” não têm metade da piada. Em terras helvéticas a equipa encarnada realizou o primeiro jogo e venceu por oito golos de diferença, ficando a ideia que o Nice é que fez bem em cancelar o encontro. Quem ficou contente foi o Júlio César, apesar do frango que deu, ficou com o contacto da selecção de Friburgo, assim se sair do Benfica já tem para onde ir… Um jogo em que Cardozo marcou um poker, e nenhum deles foi de grande penalidade. Bela aposta, ah?


Porto: Enquanto Falcao não chega, se é que voltará, Walter estava-se a esforçar para tentar ganhar terreno, até já tinha reduzido o número de refeições por dia para oito, mas depois chegou o Kléber e lá se foi a dieta. Se num em artigo passado afirmei que o Chelsea deveria abrir uma casa no balneário do Porto, reafirmo a mesmo coisa para o Porto mas no balneário do Nacional da Madeira e do Marítimo. O que é feito do Léo Lima? Tiago Ferreira, jovem central que está com o plantel principal na Alemanha, vai sendo comparado a Puyol, mas para mim a posição e o cabelo não chegam, até o ver a levantar uma Liga dos Campeões ou a fazer um carrinho do meio do campo não ficou convencido. Por fim, Rolando afirmou sobre a sua possível saída para Chelsea que “Villas-Boas tem o meu número”, a questão não se o André Villas-Boas tem o número de Rolando, é se o Rolando tem o número de faxe do Dragão.


Sporting: O número de jogadores sul-americanos tem aumentado nas últimas semanas, por isso, Paulinho já começou a ter as primeiras aulas de castelhano, se não terá dificuldades em perceber o que se diz no balneário. Maniche confirmou a sua saída de Alvalade, uma boa noticia para a o pessoal que trabalha na cozinha de Alcochete, já podem descansar. Simon Vukcevic é outro dos que deverá deixar o Sporting nos próximos dias, saída que o montenegrino está a dever faz agora dois anos, depois o João Moutinho é que tinha falta de vontade. Marco Caneira é outro que também está de saída, e deverá dedicar ao resto da carreira aquilo que devia ter dedicado a carreira toda: assuntos municipais. Luís Aguiar, novo reforço do clube leonino, afirmou não vir para o Sporting por ser amigo do Domingos, essa não me parece que alguma vez fosse a questão, até porque quem segue a carreira do uruguaio sabe que ele não é muito dado a amizades. Ele que vá mas é fazer apostas online.


Menção Honrosa: Carlos Freitas, de Alvalade, a Braga, passando pela Grécia, onde aproveitou para renovar o guarda-roupa, e o regresso a Alvalade. Além de algum olho para contratar jogadores, principalmente se eles estiverem no eixo, América do Sul – Holanda, tem um invulgar jeito para escolher roupa ainda pior que o Roberto Leal. Mas Carlos Freitas tem um grande mérito na sua carreira, aturou Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Paulo Sérgio e José Couceiro sem sinais aparentes de demência, quer dizer isso se acharmos a sua escolha de óculos normal.

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol