O problema das laterais
Muito se tem falado acerca das fragilidades da equipa do Sporting. Na minha opinião e na de muitos sportinguistas, o problema não se encontra no meio-campo ou no ataque, mas sim na defesa.
No centro desse sector, Polga apresenta-se num mau momento de forma, tendo sido Carriço, em diversas ocasiões, a salvar os leões de sofrer mais golos.
Concordo que Paulo Bento tenha dado confiança ao brasileiro, mas penso que não o devia ter feito mais do que três partidas. Se este não se encontra bem, porque não colocar Tonel no onze? Uns são filhos e outros enteados?
Porém, as laterais requerem uma maior análise por parte de todos.
No sistema de jogo que utilizamos, os defesas laterais são uma peça fundamental para dar dinâmica ao losango, algo que não tem acontecido, já que, no nosso plantel, não existem jogadores com capacidade para desempenhar essa função.
No lado direito, Pedro Silva e Abel não conseguem realizar uma exibição conseguida e vêm alternando um com o outro de jogo para jogo, a não ser que se encontrem lesionados, como acontece agora com Pedro Silva.
Ambos os jogadores atacam muito, mas mal. Pior que isso é que depois não recuperam e provocam enormes descompensações atrás, facto que tem sido aproveitado pelos adversários. Creio que o nosso melhor lateral direito é Pereirinha, um extremo de raiz…
Quanto ao lado esquerdo da defesa, as coisas não diferem muito. O técnico leonino apostou em André Marques (a fim de tentar arranjar um jogador de futuro para o lugar) mas, como se viu, não resultou. Bem pelo contrário! O português acusou muito a camisola e a pressão e cometia erros infantis que levavam os adeptos à loucura, isto para não falar dos golos sofridos que daí resultaram.
Agora lesionou-se e deu lugar a Caneira.
Contudo, o experiente defesa cumpre defensivamente mas não ataca, deixando Vukcevic sozinho contra o mundo naquele corredor. Por outro lado, Caneira é um central adaptado à esquerda e isso nota-se perfeitamente em campo, já que, para além daquilo que foi referido, não tem velocidade para acompanhar um arranque de um adversário.
A última opção para esse posto é Leandro Grimi. O argentino parece a melhor solução, só que esteve bastante tempo parado e não possui, ainda, o ritmo competitivo exigido. Portanto, mais uma vez digo que, para já, o melhor jogador para cumprir essa função é mais um adaptado: Miguel Veloso.
E o mercado já fechou. O Sporting bem que poderia ter contratado dois laterais por pouco dinheiro: Duda custou, apenas, um milhão ao Málaga e penso que iria cobrir essa lacuna perfeitamente; para o lado direito, poderíamos ter ido buscar João Pereira, que também não seria muito caro e dá tudo o que tem em campo, atacando e defendendo bem.
Não nos sabemos colocar no mercado, daí que não reforçámos o sector mais necessitado do plantel.
Por isso, agora não se podem queixar. Mas uma coisa é certa: este grande problema que temos ainda vai ser muito falado, criticado e vai-nos custar pontos importantes…
Texto de "Levezinho" para o Negócios do Futebol.
3 comentários:
É verdade! E onde se vai notar bem é contra o FCP... para mim um empate no dragão já não é nada mau...
Concordo com o anónimo acima. So espero que o Hulk jogue como jogou em Braga, pois se lhe dá para jogar no seu melhor, vai ser uma auto-estrada quer por Veloso quer por Abel, este ultimo sobretudo. E já para não falar que perdemos muito no meio campo com Veloso a defesa esquerdo...
Post que resume bem os problemas do nosso Sporting. Gosto muito deste blog e acho que fizeram uma excelente parceria com o levezinho da esquadra leonina.