Villas-Boas Notas


O apelido era desconhecido, mas uma inconfidência das pessoas pertencentes ao registo civil permitiu-nos aceder a mais um dos muitos apelidos que Villas-Boas tem, dada a sua ascendência aristocrata. O treinador portista conseguiu juntar, então, mais um nome - que esperemos que não seja de família - à sua colecção de apelidos. O trabalho de investigação realizado culminou na segunda-feira, com a prova final: a especialidade de Villas-Boas para os mind games.

É certo que, até então, Mourinho era "doutor" nesta área, mas com o EX-treinador portista, esta vertente ganhou uma outra dimensão. Villas-Boas realizou mind games com os adeptos da própria equipa. Senão veja-se, aproximou a equipa dos adeptos, numa altura em que as coisas até iam tremendo um pouco, dizendo aos adeptos que estava na sua "cadeira de sonho". "Maravilha, a pôr a equipa a jogar assim e portista, fica mesmo cá muitos anos", pensavam todos os dragões e dragõezinhos. E afinal...tudo se esfumou em coisa de dias, ou talvez já fosse de meses. Afinal Villas-Boas devia estar a falar de 53 mil cadeiras de sonho que queria ver ocupadas todas as semanas para que a equipa não se sentisse desapoiada. Havia que criar algum laço forte.

Mind Game puro. Aliás, tenho pena das comparações entre Mourinho e Villas-Boas no que toca a saída do FC Porto. O "Special One", recuemos algum tempo na nossa às vezes tão curta memória, teve várias sondagens de "tubarões" da Europa quando venceu a Taça UEFA - Chelsea inclusive, se a minha também curta memória não me falha, ironia do destino -, mas entendeu que, não sendo portista, ou não se assumindo como tal, deveria ficar mais um ano, dado que o Porto ainda lhe poderia dar algo e ele algo ao Porto.


http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Comp_Matches/01/56/02/30/1560230_w2.jpg

O que nos leva para uma temática tão lírica, mas, neste caso , não menos objectiva. Valerá mais uma paixão fugaz ou um amor mais duradouro? Vamos pôr os pratos na balança. AVB deixa o Porto quando a equipa praticava um futebol vistoso, com quatro troféus e intervenções empolgantes com "juras" de amor eterno (Como dizem os verdadeiros sábios, "quem mais jura...", pois é). Mourinho deixou um discurso realista, ambicioso como o do "Astérix" Villas-Boas, e 7 títulos, a que se juntam duas presenças na Supertaça Europeia.

Quando me perguntam se prefiro uma paixão fugaz, com tudo o que de excitante ela tem, ou um amor duradouro, eu respondo com a maior das certezas: um amor duradouro.