Fundo do BES para o Sporting caducou


O Espírito Santo Activos Financeiros, SA (ESAF) renunciou a autorização da CMVM, dada no dia 13 de Janeiro de 2011, para a constitução do Sporting Portugal Fund. O Sporting e a entidade gestora do fundo tinham um prazo de 90 dias para o activar (até 13 de Abril), mas a suspensão do investimento aconteceu a 8 de Fevereiro de 2011. Assim, o fundo de jogadores no valor de 15 milhões de euros, criado pela direcção do Sporting então liderada por José Eduardo Bettencourt, não pode ser activado novamente.

Durante a campanha eleitoral, apenas Bruno de Carvalho chamou à atenção para o facto de este ter expirado, tendo sido prontamente contradito pelos restantes. A dois dias das eleições, Godinho Lopes afirmou num debate televisivo: "O fundo está em banho-maria". Tendo em conta que o actual presidente reuniu com a banca - um dos seus apoiantes é José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento - e que a renúncia à autorização do fundo partiu da ESAF, será que Godinho Lopes não sabia que o fundo não podia ser utilizado? Além do mais, no mesmo debate, Bruno de Carvalho disse que o fundo estava caducado, o que lhe valeu ataques cerrados de Pedro Baltazar... e Godinho Lopes.

A renúncia à autorização da CMVM ter-se-á devido a razões administrativas, pelo facto de José Eduardo Bettencourt se ter demitido. O ex-presidente comunicou a demissão à CMVM a 16 de Janeiro, três dias depois de o fundo ter sido autorizado e a ESAF entendeu que não havia condições para o fundo ficar aberto.