Porto às costas de Otamendi

Sp. Braga x FC Porto

O FC Porto derrotou o Braga (0-2) num jogo que se esperava bem mais complicado para os "dragões". Os líderes da Liga ZON-Sagres esmagaram a equipa de Domingos Paciência, que raramente foi um perigo, mantendo a vantagem pontual de onze pontos que lhe permite descansar tranquilamente na liderança. Otamendi acabou por ser a grande figura do encontro ao apontar os dois golos da vitória, o primeiro, inclusive, de belo efeito.

No Porto, Fucile estava de regresso à esquerda, por troca com Sereno. O encontro começou com as duas equipas a estudarem-se mutuamente e, por isso, algo dividido. Mas não durou muito tempo essa fase. Até porque Domingos não estruturou a sua equipa para ela discutir o jogo, mas sim para defender e partir rápido para o ataque. O Porto fazia um jogo de paciência, com mudanças de flanco por passes curtos, mas o Braga apresentava uma boa organização defensiva e não se partia. Em cima do intervalo, os portistas apenas tinham um remate de Belluschi e um "petardo" de Hulk à barra. Mas o presente chegaria, penalizando também o jogo demasiado cauteloso do Braga. Já em cima do apito para o descanso, Otamendi aproveita uma bola "perdida" e, com muita calma, colocou a bola em arco no canto superior esquerdo da baliza de Artur, indefensável.

Sp. Braga x FC Porto

Domingos fez o que pôde para contrariar o golo sofrido, mas a estratégia da equipa apenas tinha visado um objectivo: defender, e os homens minhotos não estavam vocacionados para mais. De tal forma que, no segundo tempo, apenas de livre é que os "arsenalistas" incomodaram realmente Helton. Aí, o guarda-redes brasileiro respondeu com uma grande defesa. Mas nessa altura, o Porto já marcara outro golo. Otamendi, o herói da noite, aproveitou um livre de Hulk que bateu na barreira e atirou cruzado para o fundo das redes do Braga. Resultado inteiramente justo para o FC Porto que, agora, irá ver descansado o clássico da próxima jornada na televisão.