De olhos no futuro: Juan Manuel Iturbe

O "De olhos no Futuro" regressa com mais uma grande promessa que em breve se irá dar a mostrar no campeonato português. Juan Manuel Iturbe é a mais recente contratação do FC Porto e ao que tudo indica a sua estadia em solo lusitano não será muito longa. Isto porque o “menino” argentino tem realizado um excelente campeonato sul-americano sub-20 em Arequipa, no Peru. Aquele que é considerado por muitos como o novo Messi tem de facto bastantes semelhanças com a super-estrela do Barcelona e o seu talento não passa despercebido a ninguém.

Iturbe nasceu em Buenos Aires em 1993, mas foi no Paraguai, país dos seus pais, onde começou a praticar futebol. Juntou-se à academia do Cerro Porteño ainda muito jovem e em 2009, com apenas 16 anos, já se havia estreado no principal campeonato guarani.

Apesar de todo o seu valor, o jovem viu-se envolvido num grave problema depois de se mudar para o Quilmes da Argentina sem a devida autorização do Cerro Porteño. Os dirigentes do clube paraguaio instauraram um processo junto da FIFA que proibiu o jovem argentino de actuar em jogos oficiais pela sua nova equipa. Apesar de todas estas burocracias, o jovem foi evoluindo e demonstrando todo o seu potencial nos jogos amigáveis.

Certos de todo o seu valor, vários clubes europeus iniciaram o processo negocial com o Cerro Porteño (o passe do jovem ainda pertencia aos ciclones), no sentido de se anteciparem a toda a concorrência. Manchester United e Real Madrid surgiram como cabeças-de-cartaz neste lote de equipas, mas, segundo o pai do jovem atleta, o FC Porto conseguiu chegar a acordo com todas as partes envolvidas no negócio e Iturbe será mesmo dragão a partir de Junho, altura em que se tornará maior de idade.


O jovem encontra-se neste momento no Peru a representar a selecção sub-20 das Pampas e, mesmo alinhando com jogadores dois/três anos mais velhos, tem-se revelado uma das principais estrelas do torneio, levando já três golos na competição, dois deles simplesmente fenomenais. Bem ao jeito dos seus compatriotas Messi e Maradona, Iturbe culminou em golo dois slaloms fantásticos, que o colocaram nas bocas do mundo e nos quadros dos gigantes do futebol.

La Pulguita, como é reconhecido no seio da selecção celeste, tem exactamente a mesma altura de Messi, partilhando também o mesmo estilo de jogo. Actua preferencialmente nas costas dos avançados e consegue aliar técnica e velocidade como poucos no mundo. É de facto um jogador a ter em conta e que se aproveitará do nosso campeonato para dar o salto para a ribalta do desporto-rei.



Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol