Crouch afunda Milan em San Siro


O Tottenham conseguiu esta terça-feira um importante triunfo no terreno do AC Milan, que poderá ser determinante no desfecho deste embate dos oitavos-de-final da UEFA Champions League. Esta vitória contrariou os votos de Zlatan Ibrahimović, que tinha esperança que a maior experiência dos milaneses fizesse a diferença frente a um conjunto estreante na competição.

O treinador do Milan, Massimiliano Allegri optou por fazer alinhar Robinho ao lado de Ibrahimović, em detrimento de Alexandre Pato, enquanto o defesa Thiago Silva voltou a jogar no centro do meio-campo, onde tem brilhado recentemente. No entanto, os "rossoneri" contam com baixas de vulto no seu conjunto, uma vez que Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini e Kevin-Prince Boateng se encontram lesionados. Outra baixa por lesão era o galês Gareth Bale que, em Outubro, apontara um "hat-trick" frente ao Inter de Milão. O técnico Harry Redknapp teve, assim, de fazer algumas alterações e uma delas foi a estreia na UEFA Champions League do antigo médio do Everton FC, Steven Pienaar.

O encontro começou com um Tottenham mais perigoso, tendo dominado a primeira meia-hora sem grandes problemas, embora também não tenha causado grande perigo. Ainda assim, coube-lhe a melhor ocasião quando, aos 12 minutos, Rafael van der Vaart surgiu solto no lado esquerdo, mas o remate fraco não causou grande perigo a Christian Abbiati. No entanto, aos 18 minutos, o guarda-redes do Milan foi obrigado a deixar o terreno de maca, com uma lesão na cabeça, após ter chocado com um avançado do Tottenham, tendo sido rendido por Marco Amelia, que já fizera três jogos na fase de grupos pelos "rossoneri". Até ao intervalo, menção para uma boa arrancada de Aaron Lennon, aos 41 minutos, pelo lado direito, embora o cruzamento não tenha trazido consequências para a defesa milanesa, e ainda para um bom remate de meia-distância de Van der Vaart, ao qual Amelia correspondeu com uma excelente defesa para canto na sua primeira intervenção digna de registo.



A segunda parte começou praticamente com nova ocasião de Van der Vaart. Desta feita, o holandês tentou um chapéu de longa distância, mas a bola passou ligeiramente ao lado, naquele que teria sido um grande golo. Só então, aos 50 minutos, se sucedeu a primeira ocasião de perigo do Milan – que entretanto já tinha Pato em campo -, com o defesa Mario Yépes a cabecear para uma soberba defesa de Heurelho Gomes para canto. Dez minutos volvidos, os protagonistas foram precisamente os mesmos, mas, desta feita, a defesa do brasileiro ao cabeceamento do colombiano foi tão espectacular quanto instintiva. Estava confirmada a diferente atitude do Milan relativamente ao primeiro tempo, no qual fora subjugado pelo Tottenham. Tanto assim foi que os londrinos só voltaram a importunar Amelia aos 70 minutos, quando Peter Crouch cabeceou para uma defesa fácil de Amelia. Contudo, a pressão do Milan não se traduziu em golos. E o Tottenham aproveitou um rapidíssimo contra-ataque do mais veloz jogador em campo para se adiantar no marcador. Aaron Lennon escapou-se ao adversário directo ainda no meio-campo dos ingleses e correu até à área contrária, onde atraiu Yépes ao seu encalço, antes de oferecer o golo de bandeja a Crouch, que só teve de encostar a bola ao fundo das redes.

Até final, a defesa do Tottenham aguentou a pressão do Milan - mesmo que Ibrahimović tenha visto um golo anulado no último lance do encontro, por um empurrão a Michael Dawson -, e agora tem uma hipótese dourada de assegurar, perante o seu público, a passagem aos quartos-de-final. in UEFA.com